Ícone do site Blog AoCubo

Carreira de corretor de imóveis: o que eu preciso saber?

O mercado imobiliário oferece as condições perfeitas para quem está procurando uma profissão desafiadora e, ao mesmo tempo, está repleto de oportunidades de sucesso.

Se você se interessou por essa possibilidade, é hora de se informar sobre a carreira de corretor de imóveis.

O perfil do corretor de imóveis de sucesso

O corretor de imóveis de sucesso é aquele profissional que consegue reunir o gosto pelos negócios com a habilidade para lidar com as pessoas. Afinal, além dos aspectos financeiros que uma transação imobiliária envolve, existem as questões relacionadas às preferências e às necessidades das pessoas que também precisam ser consideradas.

Por exemplo, quem está procurando por um apartamento para comprar, na maioria das vezes, presta bastante atenção no preço e nas condições de pagamento do imóvel. Porém, é claro que a pessoa não deixa de dar atenção para as necessidades e para as preferências dela — e esses aspectos devem ser identificados pelo corretor.

Além disso, é importante que o profissional da corretagem seja uma pessoa organizada. Também é necessário que ele saiba manter uma apresentação adequada para as situações de negócio, inclusive no que diz respeito à vestimenta e ao comportamento, que deve ser educado e discreto.

Por fim, vale dizer que o bom corretor lida com desenvoltura com as tecnologias disponíveis e está sempre disposto a se aprimorar continuamente. Levando em conta que o mercado imobiliário é bastante dinâmico, essa é uma premissa básica e quem não a segue corre o risco de perder a eficiência necessária para o bom exercício da profissão.

Formação para a carreira de corretor de imóveis

Até os anos 1970, qualquer pessoa, mesmo sem formação, podia se tornar corretora de imóveis. Essa situação mudou em 1978, quando entrou em vigor a Lei Federal nº 6.530, que regulamenta a profissão de corretor no Brasil.

A partir de então, o curso Técnico de Transações Imobiliárias (TTI) tornou-se obrigatório para quem pratica a corretagem. Também é obrigatório que o corretor tenha o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) de um dos estados da União ou no Distrito Federal.

O curso TTI oferece formação de nível médio em Gestão de Negócios. Todavia, também existem os cursos em nível superior de tecnólogo em Gestão Imobiliária ou em Negócios Imobiliários.

Além dos saberes técnicos oferecidos pelo TTI, a graduação acadêmica tecnológica também oferece conhecimentos importantes sobre Psicologia, História e Sociologia, entre outras áreas, que são muito úteis para o desenvolvimento profissional e pessoal do corretor.

Vale dizer que também existem vários cursos de curta duração que levam ao domínio de técnicas importantes para o exercício da profissão.

De fato, além do curso TTI, nenhum dos outros citados são exigidos para ingressar na carreira de corretor de imóveis. Contudo, quanto mais qualificado for o profissional, maiores serão as chances de ele obter sucesso no mercado imobiliário.

Por exemplo, o corretor que conhece uma ou mais línguas além da portuguesa aumenta a capacidade de atendimento, inclusive no que concerne aos interesses de estrangeiros no Brasil.

Conhecimento de mercado

De fato, o estudo é indispensável para quem deseja se tornar corretor de imóveis. Porém, existem as informações que dizem respeito ao mercado imobiliário que não podem ser obtidas em sala de aula e que exigem muita pesquisa para que sejam plenamente dominadas.

Por exemplo, um curso de corretagem pode ensinar como o profissional deve calcular o custo por metro quadrado de um imóvel. Porém, para saber quanto custa o metro quadrado de um apartamento em um determinado prédio, é necessário conhecer o mercado local.

Nesse ponto, vale ressaltar que os preços de imóveis mudam bastante e essa variação pode acontecer de uma região para outra, de um bairro para outro ou até entre imóveis na mesma rua ou no mesmo prédio. Para entender essas variações, o corretor precisa pesquisar muito, o que pode ser feito pela internet e nas ruas.

Mas os preços não são as únicas informações importantes. Qualidade de materiais de acabamento, aspectos construtivos e de decoração, entre outros, também são relevantes e devem ser conhecidos.

Algumas características de imóveis que podem parecer insignificantes para determinadas pessoas podem ser extremamente importantes para outras. Portanto, todas devem ser valorizadas.

Por exemplo, existem pessoas que preferem a incidência do sol da manhã na maior parte dos cômodos. Se o corretor não dominar essa informação, ele pode perder a oportunidade de apresentá-la como uma argumentação que seria relevante para uma decisão de compra.

A fidelização dos clientes

Para alcançar sucesso no mercado imobiliário, é preciso ter em mente dois pontos fundamentais. O primeiro diz respeito ao objeto das transações imobiliárias, que deve ser conhecido em todos os aspectos, da maneira mais detalhada possível. O segundo se refere ao cliente.

Afinal, toda negociação só é possível se existir um cliente. Por isso, esse personagem precisa ser atendido com o máximo de atenção, o que é essencial, inclusive, para fidelizá-lo.

Veja a seguir seis dicas importantes para fidelizar a clientela.

1. Concentre-se no atendimento

Qualquer pessoa gosta de obter o máximo de atenção quando está sendo atendida e, com o seu cliente, não é diferente. Por isso, quando estiver atendendo alguém, concentre-se totalmente nessa tarefa.

Essa concentração será útil, inclusive, para que você consiga captar as preferências do cliente e para direcioná-lo para os imóveis certos.

2. Dispense o preconceito

Não são raros os casos de pessoas milionárias que não aparentam as fortunas que têm. Também não são incomuns os casos de corretores que desdenharam pessoas de aparência simples e que perderam excelentes negociações por causa dessa atitude.

Além disso, não precisamos mencionar que todas as pessoas merecem ser tratadas com respeito, certo? Portanto, atenda a todos os seus clientes com a mesma dedicação.

3. Use as tecnologias disponíveis

Tablets, notebooks e smartphones são ferramentas muito úteis ao corretor. Com elas, é possível utilizar os inúmeros aplicativos e softwares que facilitam o exercício da profissão e o tornam mais organizado.

Ao mesmo tempo, esses equipamentos permitem adotar ações de marketing que são indispensáveis, inclusive por meio das redes sociais.

4. Monitore a satisfação do cliente

O corretor deve se manter informado sobre o nível de satisfação que o cliente tem com relação ao atendimento recebido. Portanto, procure saber se você está no caminho certo e se os imóveis apresentados correspondem às expectativas que o cliente possui.

5. Registre tudo

Mantenha um registro bastante detalhado sobre os seus clientes e sobre o atendimento dado a eles. As informações registradas serão úteis para a sua organização e também para o pós-venda, que é a nossa próxima dica.

6. Dedique-se ao pós-venda

O cliente que recebe a atenção do corretor mesmo depois do fechamento de um negócio se sente valorizado. Assim, ele tende a solicitar novo atendimento, quando necessário, e também se torna disposto a indicar o corretor para outras pessoas.

Portanto, não deixe de ligar alguns dias depois de a compra ter sido concretizada, perguntando se tudo está no agrado do cliente. Se ele apresentar alguma reclamação ouça e, na medida do possível, procure resolver a situação.

Ainda, em datas especiais, como aniversários e festas de final de ano, vale a pena enviar mensagens de felicitações.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a carreira de corretor de imóveis ou se deseja dar a sua opinião sobre o assunto, deixe abaixo o seu comentário. Queremos muito saber o que você está pensando e teremos grande satisfação em poder ajudar!