Ícone do site Blog AoCubo

Horta caseira: conheça modelos e saiba como cuidar

Horta Caseira Foto por, https://lar-natural.com.br/horta-caseira-o-que-saber-antes-de-comecar-sua/

Horta Caseira Foto por, https://lar-natural.com.br/horta-caseira-o-que-saber-antes-de-comecar-sua/

Uma horta caseira é tudo de bom. Além de deixar o espaço mais alegre e com vida, de quebra, você passa a ter suas hortaliças e temperos fresquinhos e livre de agrotóxicos.  Se o espaço não for suficiente, uma boa alternativa é criar uma horta vertical, que além de prática ainda complementa a decoração.

Em sacadas de apartamentos, por exemplo, uma das paredes podem servir para embutir vasos sobre prateleiras em madeira. Outra opção é instalar um painel de madeira e dispor os vasos sobre ela, conforme sua preferência ou espécies vegetais.  

Contudo, é necessário alguns cuidados: é imprescindível verificar se a fixação da estrutura é adequada; se o ambiente tem insolação e ventilação suficientes; se a altura onde será posicionada é a ideal para quem cuidará da horta, além disso deve-se investir em um bom material para embutir as plantas.

Modelos de hortas

Em meio às vantagens e opções citadas, vale destacar alguns cuidados que se deve tomar com uma horta caseira. É importante, por exemplo, verificar a necessidade de irrigação e adubagem com frequência, pois cada espécie necessita de um tratamento diferente. Além disso, se a casa possui muita insolação durante o dia todo, é possível ter uma horta completa com temperos, ervas, hortaliças e leguminosas. Mas se não existe muita luz, a opção é plantar algumas ervas e temperos em varandas ou janelas.