Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis / Mercado Imobiliário

Investimento em imóveis: o que eu preciso saber?

Entre os brasileiros, a forma de investimento mais comum é a compra de imóveis. Esse comportamento é notado tanto em pessoas que possuem um pequeno patrimônio quanto em grandes investidores. Ou seja, todos têm o mesmo sonho: ter um ativo no mercado imobiliário.

De fato, comprar um imóvel é uma boa maneira de aplicar o seu dinheiro. No entanto, como acontece em todo tipo de investimento, é preciso ter alguns cuidados antes de fechar um negócio. Se você deseja injetar capital no setor de imóveis sem surpresas desagradáveis, este artigo vai te ajudar.

Vamos a algumas dicas valiosas!

Veja a localização do imóvel

Antes de decidir pela compra de um imóvel, verifique a região onde ele está localizado. Provavelmente, você pagará um valor mais baixo por uma habitação mais afastada do centro da cidade. Porém, será preciso fazer uma avaliação precisa sobre essa alternativa. Para isso, é fundamental visitar a região para ver de perto as reais condições da localidade.

Fazer isso é importante porque você terá a oportunidade de conversar com os moradores do local, visitar os órgãos públicos que administram o logradouro e tirar suas próprias impressões. Quer saber o que levar em consideração nessa inspeção?

Você poderá questionar sobre a presença do poder público no local ao conversar com os vizinhos do imóvel. Confira se o lugar conta com coleta de lixo, abastecimento de água, tratamento de esgoto e limpeza das ruas.

Outro item primordial a ser avaliado é: quando chega a época das chuvas, o local costuma ter enchentes? Parece exagero perguntar isso, mas até lugares asfaltados e sem rios por perto lidam com esse problema.

Em seguida, visite os órgãos públicos que administram a região, tente descobrir se há algum projeto de investimento em obras para o local. Além disso, converse sobre o ritmo de crescimento da localidade e qual é o perfil de pessoas que moram lá.

Se o funcionário público indicar que a região está em expansão e que há planos municipais para a realização de obras de melhoria, talvez você esteja diante de um “azarão” imobiliário — ou seja, de um bairro que vai valorizar ao longo do tempo.

Por outro lado, caso você decida comprar um imóvel em um local mais nobre, o investimento será maior. No entanto, a certeza de que você adquirirá um patrimônio bem localizado, em um local com uma boa infraestrutura e muito valorizado dispensa preocupações.

Invista em terrenos

Algumas pessoas “torcem o nariz” ao pensar na possibilidade de comprar um terreno sem área construída. No entanto, esse ponto de vista pode ofuscar um bom negócio. Diante do crescimento de muitas cidades brasileiras, investidores experientes decidem comprar terrenos no entorno dessas metrópoles.

Após alguns anos, quando a região se desenvolve, eles conseguem vendê-los por um valor muito maior do que o da compra. Outro aspecto interessante a ser considerado para a aquisição de um terreno é o apelo comercial ou residencial da região.

Caso você note nas proximidades a construção de prédios, condomínios, resorts e escritórios empresariais, por exemplo, isso pode ser um sinal de que os lotes vazios da área em breve serão comprados.

Nessas regiões com alguma vocação específica e em expansão vale a pena investir em terrenos alagados, com brejos ou desníveis. Embora não tenham valor aos olhos de uma pessoa comum, eles são adquiridos por empresas que possuem recursos para construir nesses locais.

Por outro lado, essa dica não se aplica aos terrenos localizados em regiões que não se enquadram no perfil descrito no parágrafo anterior. Pelo contrário: normalmente, em outras localidades, os lotes com características desfavoráveis são desvalorizados.

Após a escolha do terreno, vale a pena seguir as mesmas orientações dadas no tópico sobre os imóveis antes de fechar o negócio.

Construa para alugar

O aluguel sempre será um bom investimento em imóveis. Afinal, novas famílias serão formadas todos os dias, jovens decidem morar sozinhos, estudantes e profissionais desejam morar perto da faculdade ou do trabalho e todas essas pessoas sempre estarão à procura de uma residência para alugar.

Normalmente, a busca por casas para alugar é bem grande — tanto nos grandes centros como nas cidades pequenas. Assim, investidores decidem construir um ou mais imóveis para ter uma renda extra com a locação deles.

Caso você queira entrar nesse ramo, um ponto importante a ser considerado é a lei da oferta e procura na região onde pretende construir, o perfil dos moradores e o estilo de habitação encontrado ali. Com essas informações, será mais fácil edificar um imóvel que atrairá a atenção das pessoas.

Para conseguir capital para construir mais de uma habitação, alguns decidem comprar um terreno com espaço para levantar um pequeno prédio com vários apartamentos. Ao finalizar as primeiras residências, estas ficam disponíveis para a locação — com o dinheiro gerado pelos aluguéis, é possível terminar a obra nos apartamentos restantes.

Além do ramo residencial, existem outros que podem ser uma boa opção para construir e alugar, como salas comerciais, flats, galpões, lojas, casas de veraneio e pousadas.

Analise os imóveis usados

Apesar de pouco lembrados, os imóveis usados são uma excelente alternativa de investimento em imóveis. Entretanto, com um pouco de paciência e cautela é possível encontrar, nas imobiliárias ou nos classificados, residências bem localizadas, conservadas e esquecidas pelos compradores.

Esse fato pode ajudar você a fazer um bom negócio, pois o valor pago na compra de um imóvel usado que está à venda por muito tempo pode ser menor do que o necessário para adquirir um terreno e construir uma habitação nova.

Mesmo que seja preciso fazer algumas reformas na residência, talvez a localização dela faça tudo valer a pena. Afinal, o valor cobrado no aluguel em um lugar mais valorizado logo cobrirá as despesas com os reparos.

Sendo assim, seguindo nossas dicas você conseguirá investir bem o seu dinheiro. Lembre-se: a compra de um imóvel é um patrimônio para a vida toda. Ganhar dinheiro com ele pode ser um bônus que você usufruirá com alegria.

Gostou de conhecer melhor como fazer o investimento em imóveis? O que acha de entender melhor sobre esse assunto com a ajuda de especialistas do ramo imobiliário? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo.