E as boas notícias sobre o mercado imobiliário não param! De acordo com informações do Radar Abrainc-Fipe (um instituto de pesquisas econômicas), as condições do mercado imobiliário melhoraram nos primeiros 3 meses deste ano e atingiram o melhor patamar desde maio de 2015. Ou seja, um grande crescimento no setor.
Na pesquisa, foi descoberto que a nota média do área entre os meses de julho e setembro foi de 5 em uma escala de vai que 0 a 10. A última vez que tal marca tinha sido alcançada foi apenas em 2015, antes da crise econômica que o Brasil está passando. Os números parecem baixos, mas representam uma retomada no crescimento do setor.
O motivo do crescimento do mercado imobiliário
De acordo com os dados, essa alta da área está totalmente ligada aos avanços nos indicadores de crédito imobiliário e ambiente setorial. O resultado positivo dos segmentos foi fruto das condições de oferta de crédito e expansão significativa dos lançamentos residenciais.
+Investidor tem mais uma opção de título imobiliário
A Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) disse ao portal R7 que, em uma análise mais ampla, é possível “evidenciar sinais de recuperação em quase todas as dimensões monitoradas” pelo indicador.
Além disso, a performance do terceiro trimestre foi positiva nos indicadores macro, crédito imobiliário e ambiente setorial. Porém, por um lado, a procura por novos empreendimentos ainda é baixa.
As incorporadoras estão sentindo os bons efeitos da economia
Vale lembrar também que incorporadoras como a Cyrela já está sentindo os efeitos da recuperação do país. A gigante do ramo da construção acumulou incríveis R$ 800 milhões em vendas no período de outubro a novembro de 2018. Ellie Horn, fundador do grupo Cyrela, informou que fazia bastante tempo que a companhia não tinha resultados dessa magnitude e que é muito bom ter clientes assinando contratos.
+Lançamentos de imóveis no País crescem 30,1% no 3º trimestre
Em entrevista para o Diário Comércio Indústria & Serviço (DCI), o presidente da Comissão Imobiliária da CBIC, Celso Petrucci, informou que o mercado imobiliário deve ter um desempenho positivo também no fim deste ano.
“Tudo indica que devemos ter um quarto trimestre forte em lançamentos e vendas”
+‘Nada vai segurar o boom imobiliário’, diz fundador do grupo Cyrela
A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas ) e a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) desenvolveram e divulgam os indicadores Abrainc/Fipe para o mercado imobiliário. Atualizados mensalmente, os indicadores apresentam dados de lançamentos, vendas, entregas, oferta final e distratos para o mercado primário de imóveis residenciais e comerciais.