Comprar um imóvel não é tarefa fácil. O trabalho que se tem vai desde escolher a localização até pensar nos mínimos detalhes da reforma, o que te leva ao grande ponto de toda compra de imóvel, o planejamento.
Pensar nesses pontos antes mesmo de comprar o imóvel pode te aliviar de grandes dores de cabeça. Assim, confira 5 passos importantes na hora de você planejar a compra de seu imóvel.
- Avalie seu Orçamento – O primeiro passo sempre começa com a economia
Como já dito no título, o primeiro passo para se comprar qualquer imóvel é avaliar seu orçamento. Para isso, comece criando listas de tudo que você faz e qual o impacto financeiro que essas atividades, compras ou dívidas causam na sua vida.
Essa lista pode começar, por exemplo, com suas contas fundamentais. Todos precisam de água, luz, gás e internet hoje em dia. Mas será que não é possível controlar os gastos com o resto dos itens da lista, como mercado, passeios no final de semana e afins?
O grande ponto é que você não precisa ficar louco contabilizando todo e qualquer gasto que você tem no seu dia a dia. Basta apenas perceber os itens da lista em que você está gastando a mais do que o necessário.
“Sempre que puder, corte despesas desnecessárias e poupe o máximo de dinheiro possível. Pequenas ações podem fazer uma grande diferença no futuro”
Assim, tenha força de vontade e não ceda as tentações. Não compre aquela jaqueta da moda, ou coma naquele restaurante caro, se você realmente não tiver a necessidade.
- Acerte suas dívidas – Remova os obstáculos antes de começar
Todos sabem que hoje, para se comprar um imóvel, é necessário pensar na possibilidade de um empréstimo. Caso você tenha capital o bastante para quitar seu apartamento ou casa à vista, não precisa se preocupar com isso.
Contudo, para aqueles que não tem esse capital, o empréstimo é uma possibilidade real. Portanto, ter dívidas acumuladas pode te impedir de consegui-lo e, por consequência, não permitir que você compre o imóvel.
O saldo devedor deve ser quitado o mais rápido possível. Isso porque quanto mais tempo essa dívida se acumula, maior será o juros em cima dela. Com isso, essas despesas, se somadas com as de um imóvel, podem te tirar do jogo antes mesmo dele começar.
Pense que o imóvel comprado carrega com ele a promessa de um investimento e um patrimônio para suas futuras gerações. Mas que também traz inúmeras parcelas de pagamentos constantes e por longos períodos de tempo. Pense muito bem nisso.
Nosso conselho é: Tente retirar seu nome dos inadimplentes o quanto antes. Se suas dívidas são muito altas, negocie com seus credores por um possível parcelamento.
- Avalie suas Necessidades – Pensar no seu momento de vida é fundamental na hora de planejar
Até agora falamos de dinheiro. Outro passo no seu planejamento para comprar o imóvel ideal é cotar as suas necessidades ao adquiri-lo. Fatores como família, perspectiva profissional, segurança e infraestrutura do imóvel são a chave para o sucesso de seu planejamento.
Isso porque, como já foi dito antes, é um investimento de longo prazo. E as parcelas de sua aplicação devem render frutos em todas essas áreas, para sua plena satisfação ao adquirir seu patrimônio.
Ter o número de cômodos ideais para o lazer e a boa vivência de sua família pode te fazer conquistar uma qualidade de vida muito boa. Caso você conquiste essa qualidade aliada a uma segurança profissional no seu setor de atuação, essa qualidade dobra.
Isso porque, além de você poder ter conforto e aproveitar a família quando chega em casa do trabalho, também não se preocupará em ter que vender o imóvel por uma futura transferência ou demissão.
A segurança de estar em um bairro com muitos comércios e um baixo índice de violência, além de um imóvel com infraestrutura para todos os gostos, pode completar o pacote e te fazer permanecer por uma vida.
- Custo X Benefício – A pesquisa sempre será um dos passos para um planejamento ideal, não a subestime
Desde o tempo da escola, somos ensinados a pesquisar, seja antes de um trabalho em grupo ou de uma prova. No seu planejamento para comprar o imóvel é a mesma coisa. Pesquisar pode te dar uma boa visibilidade do mercado.
Essa visibilidade, por sua vez, pode te abrir um leque de opções na hora de escolher o imóvel ideal. De quebra, você poderá analisar o custo com relação ao benefício, e decidir o que é o melhor para você.
Esse passo agrega o primeiro item de nossa lista (avaliar o orçamento) com o terceiro item (perceber suas necessidades). O que, consequentemente, te deixará mais satisfeito ainda na hora de adquirir o imóvel de seus sonhos.
O valor percebido do imóvel que você está de olho pode mudar de acordo com a pesquisa que você fizer. Por exemplo, seu pensamento mudará se você encontrar um imóvel semelhante ao que você está de olho – em quase todas as características – mas que tem um valor monetário maior ou menor do que o primeiro que você viu.
- Construtora e Documentação – Veja quem está construindo seu lar para que não existam surpresas no futuro
Algumas construtoras possuem imóveis conceito e planejam a experiência que existe dentro do seu investimento antes de ofertar o produto. Ao passo que outras construtoras aplicam estratégias baseadas quase que inteiramente no custo.
Procure saber, também, se a construtora está com toda a documentação em ordem para a construção do imóvel. Imóveis com obras paradas por falta de regulamentação contratual podem atrasar a entrega do imóvel e do seu sonho.
Assim, procure sempre:
# Procurar informações sobre a construtora na internet e em órgãos oficiais
# Veja o portfólio da empresa e confira o estado dos outros imóveis
# Converse com outras pessoas que já compraram outro imóvel da mesma construtora
Por fim, sempre tenha um planejamento que englobe todas as áreas. Desde a financeira, propriedades do imóvel, documentação até regulamentação e necessidades suas e de sua família. Lembre-se, quanto mais informação e planejamento, mais próximo você estará de conquistar o imóvel de seu sonho.