Menu
Notícias / Tecnologia e Inovação

8 podcasts de arquitetura para quem busca inspiração

Você adora aprender sobre assuntos relacionados à arquitetura, urbanismo, decoração, design de interiores e outros relacionados? Então precisa escutar os podcasts de arquitetura que selecionamos para você. Agora não tem mais desculpas para não aprender mais sobre esse assunto! Afinal, só é preciso ouvir sobre enquanto faz outras atividades. Veja as nossas sugestões a seguir!

O que são podcasts de arquitetura?

Podcasts de arquitetura são programas de rádio que possuem um conteúdo sob demanda para as pessoas ouvirem através da internet. 

Neste caso, os assuntos abordados nos programas são sobre arquitetura, urbanismo, decoração, design de interiores e relacionados.

O mais bacana do podcast é a possibilidade de ouvir os áudios no celular, tablet ou computador, em qualquer horário que desejar. 

Vantagens do podcast

Os podcasts estão em alta e fazendo muito sucesso nos últimos anos. Por isso, eles possuem diversas vantagens para quem consome esse tipo de conteúdo. 

Os maiores benefícios do podcast são as conversas descontraídas que informam e, ao mesmo tempo, entretêm o ouvinte.  

A praticidade do podcast também é indiscutível, já que pode ser ouvido em qualquer lugar do mundo, basta estar conectado com a internet. 

Os áudios podem ser escutados em diferentes formatos, no smartphone ou no computador, o que facilita no dia a dia enquanto realiza alguma tarefa ou quando estiver viajando, por exemplo. 

Podcast de arquitetura: os melhores!

Agora que você sabe o que são podcasts de arquitetura e quais as vantagens de consumir esse formato de conteúdo, então está na hora de descobrir as melhores sugestões de programas de áudio. Confira:

  1. Arquicast

O Arquicast é um podcast de arquitetura e urbanismo que são disponibilizados gratuitamente a cada 15 dias para os ouvintes. 

O comando desse podcast é formado pelos 3 arquitetos e professores universitários: Adilson Amaral, Aline Cruz e Raphael Rodrigues.

O objetivo do projeto é aumentar a discussão sobre arquitetura e urbanismo fora das salas de aula, aumentando a conscientização sobre sua influência em nosso cotidiano.

O Arquicast já possui mais de 100 episódios, alguns com participações de convidados especialistas nos assuntos abordados. 

Ouça no Spotify.

  1. À Moda da Casa

O podcast À Moda da Casa é ideal para quem procura conteúdos que abordem o bem-estar dentro da nossa casa. 

Nos conteúdos desse podcast, os assuntos abordados serão sobre a personalização e a decoração dos cantinhos que representem a nossa personalidade. 

Além disso, também é possível aprender sobre as principais tendências para deixar o nosso lar ainda mais incrível.

Quem ama o universo da arquitetura, decoração e bem-estar, então não pode perder essa dica para ouvir os conteúdos já! 

Ouça no Spotify.

  1.  Espaço em obra 

O podcast Espaço em obra é comandado pelo Guilherme Wisnik, Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, crítico de arte e arquitetura, autor de livros como Lucio Costa (2001), membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e foi curador-geral da 10a. Bienal de Arquitetura de São Paulo ( 2013).

Um nome de peso que comanda esse podcast que aborda temas relevantes, como a atual arquitetura, bienais de arquitetura, espaços públicos e outros. 

É possível ouvir os áudios no site do Jornal da USP, basta escolher o tema, clicar no link e ouvir o professor. 

Ouça clicando aqui.  

  1. Caos planejado

O podcast Caos Planejado é uma publicação digital sobre urbanismo, com foco nas cidades brasileiras.

Os episódios desse podcast abordam temas como planejamento e gestão urbana, moradia e mobilidade. 

Os temas são bem profundos e, por isso, podem ser mais interessantes para estudantes e pesquisadores de arquitetura e urbanismo, mas nada impede de ouví-lo para ganhar conhecimento. 

Ouça clicando aqui!

  1. Arquipapo

O podcast Arquipapo é comandado por 3 especialistas na arquitetura: Gabriel Celligoi, arquiteto formado pela Universidade Federal do Paraná, Kazu Maoski, arquiteto formado pela Universidade Federal do Paraná, Renata Diniz, arquiteta formada pela Universidade Federal do Paraná.

Desde 2016, o Arquipapo disponibiliza conteúdos diversificados sobre arquitetura, como projetos, concursos, dissertação, cidades, paisagem, viagens, ícones construídos, mestres da arquitetura, entre muitos outros. 

Já são mais de 120 podcasts criados pelo trio de especialistas, que já falaram sobre Industrialização na Construção, Iluminação Inteligente, Projetos Inusitados e muito mais. 

Ouça clicando aqui!

  1. ARQ2P

O podcast ARQ2P é apresentado por Danilo Keila, Elis Cristina, Samuel Cabrera e Satoshi, que acreditam que as pessoas precisam falar mais sobre arquitetura. 

Esse podcast é comandado por arquitetos que gostam de falar e querem que seus conteúdos sejam escutados por profissionais da área e pessoas que não são arquitetos, mas que amam o assunto. 

Por isso, a linguagem é totalmente descontraída e fácil para que o conteúdo seja acessível a todos, sem muitos termos técnicos ou temas monótonos. 

Além de ouvir os conteúdos, os ouvintes podem participar com comentários, sugestões, críticas e elogios para a ARQ2P se torne ainda mais colaborativo. 

Ouça clicando aqui.

  1. Podcast do Arquiteto

O Podcast do Arquiteto é apresentado por Rafael Fischer, um arquiteto e mestre em engenharia. 

Rafael percebeu que precisava aprender ainda mais sobre a sua profissão de arquiteto e resolveu pesquisar esses conhecimentos por conta própria.

Além de ganhar conhecimento, o arquiteto compartilha os conteúdos no seu podcast que fala sobre dicas, profissionais renomados, hábitos, criatividade, mobilidade e muito mais.

Esse tipo de podcast é perfeito para quem está estudando arquitetura e deseja se aprofundar mais nos temas, já que podem ter as mesmas dúvidas que o arquiteto Rafael. 

Ouça no Spotify.

  1. Arquitetura em Tudo

O podcast Arquitetura em Tudo é realizado pela Ana Lore Burliga Miranda, uma arquiteta e urbanista que é apaixonada pela sua profissão. 

Seus áudios do podcast abordam diversos temas, como Arquitetura e a Memória Afetiva, LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados na Arquitetura, Corpo e Mente em Casa em tempos de Pandemia, Qualidade na Obra – Instalações e Revestimentos, Construção a Seco, Investimento em Imóveis e muito mais. 

Vale a pena ouvir esses conteúdos diversificados e interessantes sobre arquitetura!

Ouça clicando aqui! 

Esses são os podcasts de arquitetura que recomendamos para vocês! Esperamos que te ajudem a ganhar mais conhecimento e mais inspirações! Continue ligado no nosso blog e redes sociais!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta