Menu
Dicas de Bairros / Dicas de Compra / Notícias

Barra Funda: saiba como é morar nesse bairro de SP

Sem dúvida, um dos bairros mais conhecidos da Zona Oeste de São Paulo é a Barra Funda. Por ser um queridinho da região, existem diversos apartamentos e casas à venda nesse bairro, já que a demanda de clientes é alta. Pensando nisso, nós da imobiliária digital AoCubo decidimos contar tudo sobre esse bairro incrível, que pode ser o seu próximo endereço residencial. Saiba mais! 

Sobre

Vamos começar explicando a história da Barra Funda, que nasceu de um loteamento da fazenda Iguape.

Foram os imigrantes italianos que fizeram a divisão do bairro e começaram a povoar essa região. 

O objetivo era a construção de uma ferrovia nesse local, já que teria trabalho e poderia modernizar a área naquela época. 

Por isso, por muitos anos, esse bairro era reduto de operários e trabalhadores na região, principalmente por conta das estradas de ferro que faziam o escoamento da produção do café na cidade. 

Depois de um período de crescimento da Barra Funda, a área acabou entrando em uma crise em 1929. 

Por conta disso, muitas empresas foram fechadas e os casarões de famílias ricas foram abandonados pelos seus donos ricos que saíram para morar em outros locais.

Mas com o passar dos anos, a Barra Funda foi crescendo e se desenvolvendo, dando lugar a casas, estabelecimentos e prédios que se instalavam nas redondezas.

O nome Barra Funda vem de uma história no passado que dizia que a barra do rio Tietê na região era muito funda.

O que oferece?

Agora vamos falar dos tempos atuais sobre a Barra Funda e o que ela tem a oferecer aos seus atuais e futuros moradores. Confira! 

Localização

O bairro da Barra Funda está super bem localizado em São Paulo, já que possui uma ótima infraestrutura que oferece todos os tipos de comércios e serviços aos moradores. 

Além disso, o bairro possui uma pequena extensão de 5,6 km² e está bem localizado entre pontos estratégicos da cidade. 

Afinal, o morador da Barra Funda consegue facilmente acessar a avenida Pacaembu, avenida Paulista, Marginal Tietê, avenida Marquês de São Vicente, entre outras vias que oferecem fácil acesso a outros bairros de São Paulo. 

Mobilidade

A mobilidade da Barra Funda também é um ótimo atrativo para quem deseja morar com acesso a diversos meios de transporte. 

Esse bairro possui um terminal intermodal que conta com rodoviária, linhas de transportes metropolitanos, acesso aos trens da CPTM e a estação Barra Funda do Metrô.

A rodoviária da Barra Funda oferece 34 empresas de ônibus que operam 139 linhas para mais de 570 cidades brasileiras.

Já o transporte público dos trens da CPTM leva os passageiros para diversos locais, como Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Botujuru, Francisco Morato, Baltazar Fidélis, Franco da Rocha e Caieiras.

Além disso, a estação do Metrô permite conexão fácil com as linhas Azul e Amarela. 

População

No censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o bairro da Barra Funda possuía a marca de 14.383 moradores. É possível que esse número esteja maior nos dias atuais. 

Por conta dos números baixos de moradores, em comparação a outros bairros em SP, como Freguesia do Ó (142.327). 

Educação

Existem diversas escolas e universidades no bairro da Barra Funda, oferecendo mais facilidade para quem mora no bairro e precisa estudar.

Podemos destacar as principais escolas que atendem crianças e adolescentes, como Escola Pitiguari, berçário e educação infantil, e o Colégio Hebraico Renascença.

Esse bairro possui faculdades e universidades, como Uninove, Fundação VUNESP, Universidade São Marcos e outras.

Se preferir estudar próximo do bairro, é possível ir para a Escola Estadual Pedro II e nos centros educacionais de ensino superior, como o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP), a Faculdade Oswaldo Cruz, o Senac Francisco Matarazzo e a escola técnica Senai.

Barra Funda também é próxima da Fatec Sebrae (localizada nos Campos Elíseos), a PUC (Campus Perdizes) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie (localizada na Consolação).

Gastronomia

Esse bairro possui diversos restaurantes e bares que atraem os moradores que adoram a boa gastronomia

Existem diversos restaurantes indicados para quem deseja comer algo especial no almoço, no jantar ou no final de semana com a família

Os mais conhecidos são: Pasta Nostra Ristorante, Nello’s Cantina e Pizzeria, Bacalhau, Vinho e Cia, Komah Restaurante e A Baianeira.

Também é possível curtir um bar em um happy hour depois do trabalho com os amigos. Os locais mais indicados são: São Paulo Tap House, Chopp Time Choperia, Cruzeiros Bar, Deep Bar, Dali Daqui Bar e outros. 

Lazer

Os moradores da Barra Funda podem aproveitar as incríveis opções de lazer do bairro, como o Parque Água Branca que possui árvores, playgrounds, quadras para prática esportiva e uma extensa área para quem gosta de fazer caminhada e corrida.

A região tem o Parque de Trampolins, um local repleto de camas elásticas e atividades para adultos e crianças.

Além de muitos atrativos culturais, como Teatro São Pedro, Espaço das Américas e o Memorial da América Latina.

Dicas para comprar apartamento na Barra Funda

Se você chegou até aqui e a sua vontade em morar nesse bairro da Zona Oeste de SP só cresceu, então precisa seguir alguns conselhos para realizar a compra de um imóvel por lá. Confira:

  1. Visite o bairro da Barra Funda em diferentes horários e dias da semana para entender como ele funciona no cotidiano. 
  2. Converse com os moradores para saber quais as vantagens e desvantagens em morar nessa região. 
  3. Verifique os arredores do bairro e as assistências que ele oferece, como trânsito, infraestrutura e comércio.
  4. Pesquise muito bem sobre a região para entender melhor a Barra Funda. 
  5. Veja os imóveis disponíveis no site de imóveis da AoCubo para ver os tipos de apartamentos, preços e outros detalhes sobre moradia nessa área.

Quanto custa um apartamento na Barra Funda?

Pesquise no nosso site os valores de apartamentos na Barra Funda, já que varia conforme tamanho, número de quartos, quantidade de banheiros, entre outras características dos imóveis. 

Gostou da Barra Funda? Ficou com vontade de morar nesse bairro paulistano? Compartilhe com outras pessoas que adorariam morar lá!

2 Comentários

  • Dicas Renda Extra
    8 de outubro de 2021 em 17:34

    Sou a Valéria da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    Responder
    • loopimoveis
      1 de novembro de 2021 em 14:47

      Que bom que gostou! Continue acompanhando o nosso blog para receber mais conteúdos como este. Um cordial abraço. Equipe AoCubo.

      Responder

Deixe uma resposta