Menu
Dicas de Compra

Conheça as dificuldades na hora de comprar um imóvel

comprar-um-imovel

As dificuldades na hora de comprar um imóvel 

Você decidiu comprar um apartamento, mas percebeu que precisa superar algumas dificuldades como escolher o imóvel, enfrentar os processos contratuais existentes no mercado imobiliário e, ainda, superar os efeitos negativos da burocracia nas negociações. 

Então, confira o conteúdo para conhecer todos estes problemas, e as soluções cabíveis, que facilitarão a negociação do seu imóvel dos sonhos. 

Porque é difícil comprar um imóvel? 

Vamos responder a essa pergunta de uma maneira bem simples: a dificuldade em comprar um imóvel está no excesso de expectativas sobre o bem que deseja adquirir e na ausência de conhecimento sobre o processo de compra de imóveis. 

A verdade é que a falta de informação e de planejamento trazem transtornos nas negociações imobiliárias, mas podem ser evitadas se você seguir os passos que serão apresentados neste artigo.

1 – Encontrar o imóvel certo e a importância de pesquisar sobre financiamento

Fonte: Pexels

O primeiro passo para superar a dificuldade de comprar um imóvel é descrever as características da propriedade que deseja. Por exemplo: quantidade e tamanho dos cômodos, número de vagas de garagens, luminosidade, espaço de convivência, entre outros. Enfim, tudo o que deseja ter no seu novo lar, pois assim, é possível ganhar tempo buscando informações sobre o imóvel descrito. 

O segundo passo é obter todas as informações necessárias sobre financiamento de imóveis. Você vai precisar organizar toda a documentação necessária e compreender um pouco sobre as taxas de financiamento, uma delas é a taxa Selic que impacta diretamente no preço do imóvel. 

Ao descrever as características do imóvel que quer comprar, e conhecendo todas as possibilidades de financiamento, você reduz as dificuldades de fazer um bom negócio. 

2 – Avaliar a localização 

Outro ponto importante muitas vezes ignorado na hora de comprar um imóvel, é investir um tempo para conhecer o local e a propriedade.

Muitas pessoas não compreendem o quanto esse cuidado diminui os riscos de realizar maus negócios. 

Por acreditarem que vai demorar muito, se esquecem de considerar que aquele empreendimento será o seu novo lar. 

O ideal é conferir se aquela casa ou apartamento está bem localizado, corresponde aos seus critérios de avaliação e atende às suas necessidades. 

Segue abaixo alguns pontos que geralmente não podem passar despercebidos. Nesta avaliação o imóvel precisa: 

  • Estar próximo ao comércio geral e de conveniências; 
  • Estar mais perto do seu trabalho; 
  • Ter escolas e universidades na região; 
  • Facilidade de acesso ao transporte; 
  • Ser um local seguro; 
  • Ter boa vizinhança; 
  • Conter área de lazer. 

3 – Área do imóvel 

Após verificar os arredores da casa ou do apartamento, verifique se a área do imóvel também corresponde às suas expectativas. É comum que, durante as negociações, os compradores percam o foco no seu objetivo e comprem algo, que de algum modo, vai dar dor de cabeça depois. 

Por isso, fique atento tanto às características do imóvel, quanto ao tamanho dos cômodos, se a quantidade de vagas de garagem faz sentido para você, qual é a orientação solar, como está o acabamento do imóvel e o estado da infraestrutura do empreendimento. 

Veja se há necessidade de fazer alguns ajustes e quanto isso custará. Comprar um imóvel é difícil porque exige planejamento, dedicação e tempo de pesquisa.

Falta de informação dificulta comprar um imóvel 

Outro motivo que dificulta a compra de um imóvel é o comprador não saber como se prevenir da falta de informações disponíveis nas transações imobiliárias. 

Por esse motivo manter um bom relacionamento com os corretores e estar atento aos três pontos listados abaixo, pode evitar transtornos e processos judiciários, pós compra. 

1 – Comunicação com o proprietário 

Conversar direto com o proprietário do imóvel, pode facilitar a negociação de uma contra-proposta. Apesar dele ter confiado a negociação do imóvel a uma imobiliária, se houver algum impasse para fechar o negócio, é interessante conversar ele. 

Uma sugestão nesse caso é marcar uma reunião com o dono do imóvel e o corretor para serem ajustados os interesses de todas as partes envolvidas no processo de comprar e venda.

2 – Documentação em ordem 

É comum uma transação imobiliária ser prejudicada devido aos problemas com documentações do imóvel, a presença de herdeiros, dívidas ou irregularidades junto à prefeitura. 

Assim, use o tempo que for necessário para verificar quais são as verdadeiras condições da propriedade e da sua documentação. 

3 – Alinhamento de interesses 

Muitas vezes na tentativa de vender o imóvel, o corretor oferece ao cliente exclusividade na avaliação da proposta. 

A questão é que isso pode acontecer com mais compradores, aumentando consideravelmente o trabalho do proprietário, ou do vendedor, para analisar as propostas de compra. 

Esse é um problema que só pode ser resolvido se houver um forte código de ética que priorize de maneira honesta os interesses do cliente. 

Neste caso, observe se os interesses de todas as partes envolvidas no processo estão alinhadas, se perceber muita pressa ou duvidar de algum procedimento, interrompa a negociação imediatamente. 

Como evitar os efeitos negativos da burocracia nas negociações 

Sobre a burocracia, é importante lembrar que é impossível se livrar de todos os processos burocráticos. Isso porque ela tem a função de proteger as partes nas negociações. 

Mas você pode se livrar dos efeitos mais negativos da burocracia. São eles: 

  • Desperdício de tempo; 
  • Prejuízo financeiro. 

Para isso, você pode contar com um profissional habilitado, um despachante imobiliário ou com um correspondente bancário que o auxiliará em todo o processo de compra. 

Apesar de ser o caminho mais simples, não dispense uma pesquisa sobre referências dos profissionais, além de fazer uma cotação de preços.

Quando se pensa em comprar um imóvel, é necessário seguir todos os pontos citados acima, e se você conseguir uma carta de crédito, facilitará muito o seu processo de compra. 

Esses são alguns passos importantes que podem facilitar o seu processo de compra de um imóvel. Com esses passos você já sabe quais são as principais dificuldades que vai encontrar na hora da compra e como solucioná-las.

Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.

Fonte: Live – Apto

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta