Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis

Mitos e verdades sobre compra de imóveis

Você está pensando em adquirir um imóvel para chamar de seu, porém, ainda possui muitas dúvidas sobre a compra de imóveis

Então saiba que não é o único. Assim como você, milhares de pessoas também se veem nesse dilema por não ter certeza se este é um bom investimento ou qual a melhor forma para obter a casa dos sonhos.

Nesse post, você terá a chance de esclarecer tudo sobre o assunto e sanar de vez todas as dúvidas que ainda te impedem de realizar o sonho da casa própria.

Isso mesmo! Por isso, continue lendo esse post e confira alguns mitos e verdades que reunimos sobre a compra de imóveis.

A compra de imóveis prontos são sempre melhores que os imóveis na planta – MITO 

Esse é um dos mitos mais comuns sobre o assunto. A vantagem dos imóveis prontos é que eles já estão disponíveis para quem tem certa urgência, mas, em contrapartida são mais caros. 

Os imóveis na planta, por sua vez, são mais indicados para quem tem planos a médio e longo prazo. Afinal, a pessoa terá que esperar alguns anos para ter as chaves nas mãos.

Esse tipo de alternativa tende a valorizar 30% a mais do que outras. E o mais interessante é que você consegue financiar o valor todo, incluindo a entrada! 

Já no caso dos imóveis prontos, pelo menos uma parte do dinheiro terá que ser dada na assinatura do contrato.

Imóveis com soluções sustentáveis podem ser adquiridos por um bom custo-benefício – VERDADE

Até alguns anos atrás, pensar em imóveis sustentáveis era sinônimo de gastar muito dinheiro. Contudo, agora a realidade outra, já é possível encontrar opções com um bom custo-benefício.

A compra de imóveis sustentáveis tem que ser pensada como um investimento. Isso porque, a médio e longo prazo a economia gerada é gigantesca. Por exemplo, os painéis solares podem gerar até 95% de redução nas despesas com energia elétrica. 

Sistemas de reutilização da água chuva ou até mesmo soluções energéticas também podem beneficiar o seu bolso e muito no futuro.

Logo, vale a pena colocar na ponta do lápis e comparar a economia que você terá pelo resto do tempo que estiver no imóvel, em comparação com o investimento realizado para sua aquisição.

Todos os contatos de compra são praticamente iguais – MITO

Os contratos de imóveis podem variar sim conforme o tipo de bem que você está adquirindo. Isso porque eles são elaborados conforme as negociações.

No entanto, existem alguns elementos que são obrigatórios nesse tipo de documento. E você precisa saber quais são essas informações para não acabar caindo em enrascadas e até golpes.

Encontrar o imóvel dos sonhos é trabalhoso – VERDADE

Encontrar o imóvel ideal é sim trabalhoso, mas não impossível. A grande complexidade está em dois fatores: o estado do imóvel e a documentação. 

Se o imóvel não tiver com toda a documentação em dia, incluindo pagamento de impostos, mais difícil se torna a compra. Principalmente se você quiser financiá-lo. 

E o estado também pode ser um problema. Além da possibilidade de você ter dores de cabeça no futuro por conta de problemas escondidos, muitas instituições financeiras não liberam financiamentos dependendo do estado apresentado pelo imóvel.

De modo geral, imóveis na planta e lançamentos costumam ser mais fáceis de comprar e financiar. Isso porque no ato da entrega, o imóvel está recém construído, logo a estrutura não será um problema. 

E a documentação nesses casos geralmente não configura um problema. Principalmente em relação aos imóveis na planta, uma vez que ela já vem completa.

Imóveis na planta são a opção mais confiável – MITO

Não necessariamente. Assim como a compra de um imóvel já construído, os imóveis na planta também oferecem riscos. 

Isso porque, se você não pesquisar a fundo o histórico da construtora, corre o risco de acabar com um imóvel mal feito ou até mesmo não ter ele entregue. 

Muitas pessoas já foram vítimas de empresas que venderam apartamentos e casas em condomínio e nunca entregaram os imóveis. Outro problema comum são os atrasos na entrega do imóvel. 

Para evitar esse tipo de situação é fundamental verificar o histórico da construtora e ter certeza que ela é realmente confiável. E nesse assunto um corretor de imóveis pode ser de grande ajuda. 

Isso porque esse profissional conhece mais afundo quem são as empresas confiáveis do mercado, e também sabe que tipo de questão avaliar antes da decisão em relação a compra de imóveis.

Só é possível entrar com a solicitação de crédito quando você já tem um imóvel em vista – MITO

Muita gente acha que para fazer a compra de imóveis de forma financiada, é necessário já ter um bem em vista. Entretanto, isso é um mito. 

Na verdade, você pode sem problema nenhum já dar entrada em uma solicitação de crédito na instituição financeira, mesmo sem ter nada em vista. Se estiver tudo certo ela vai liberar uma carta de crédito. 

Esse documento tem validade de três meses o que é um bom tempo para localizar um imóvel dentro do valor liberado, e assim, finalizar o financiamento.

Imóveis perto de torres de transmissão tendem a ser perigosos e menos valorizados – VERDADE

Sim, dependendo da distância da residência para a torre, ela pode oferecer perigo. Isso porque as ondas eletromagnéticas emitidas por ela são prejudiciais à saúde. Sem contar no risco de queda se o equipamento não for bem instalado. 

Porém, se a estrutura obedecer às distâncias mínimas determinadas pela equipe de engenharia responsável, não haverá esse tipo de preocupação, uma vez que esses profissionais fazem um estudo de viabilidade e segurança para inserir a torre em um local seguro.

Conclusão 

Adquirir um imóvel é um passo muito grande e importante na vida de várias pessoas. Por isso, antes de tomar esse tipo de decisão é importante que você busque o máximo de conhecimento sobre o assunto. 

Somente assim você terá mais segurança e tranquilidade, evitando o surgimento de dores de cabeça no futuro e garantindo que o seu sonho se torne realidade. 

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta