Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis

Passo a Passo – Aprenda como comprar o imóvel dos seus sonhos!

É verdade que, escondido bem lá no fundo, todos querem ter o seu lugar dos sonhos. Seja ele um lindo apartamento de cobertura nos maiores centros urbanos. Seja uma linda casa em um terreno cercado de muita vegetação e aquele cheirinho de terra arada.

Agora, sabe como comprar o imóvel dos seus sonhos? Se a resposta for não, então é bem provável que você, caro leitor, esteja na postagem certa!

Esse texto foi feito especialmente para a aquisição de seu imóvel dos sonhos. Mas, principalmente, para mostrar os primeiros passos de como começar a busca e a aquisição do seu cantinho. Preparado?

Nesse post será possível:

– Aprender um passo a passo de como adquirir o imóvel dos sonhos
– Saber como se preparar para que as chances de achar esse imóvel aumentem
– Quais as medidas que vão garantir um ótimo começo nessa jornada

Momento ideal – Veja se comprar um imóvel realmente é a opção certa

A primeira medida que vai garantir um ótimo começo a sua jornada é verificar o momento para comprar o imóvel dos seus sonhos. Afinal, muitas pessoas têm receios na hora de adquirir imóveis, e alguns desses medos são justificados.

Comparar o aluguel e a compra é fundamental. Coloque na ponta do lápis quais os custos referentes à compra de um apartamento e perceba se realmente a condição é vantajosa.

Pensar nas consequências também é uma ótima maneira de exercitar se aquele é o momento ideal para a compra. Está comprando o imóvel em conjunto com alguém? Ou está pensando em comprar por uma grande mudança na vida, como casamento e filhos?

Outros tipos de perguntas frequentes e que podem te dar um bom direcionamento são:
# Vou permanecer na mesma cidade após a compra do imóvel?
# O imóvel dos meus sonhos cabe no meu orçamento?
# Não aguento mais pagar aluguel, mas será que comprar é realmente a solução?
# O imóvel dos meus sonhos realmente se encaixa com minhas perspectivas futuras?

Primeiro Passo – Procure saber quais são suas necessidades para não passar dos limites!

Agora que o ponto principal do inicio de qualquer jornada pela compra de um imóvel já foi visto, é o momento de começar o passo a passo. Essa é uma lista simples, mas que servirá o comprador com dicas valiosas.

O primeiro passo para comprar um imóvel, depois de decidir realmente que você deve e pode comprá-lo, é começar pelas suas necessidades. O que você e sua família precisam para viver bem? O que realmente é uma necessidade para que a vida diária seja completa e gratificante?

Depois de listadas, essas necessidades serão a base que dará o direcionamento para a procura do imóvel dos seus sonhos. Elas servirão para atestar que o imóvel que você está comprando realmente é o que você precisa. Portanto, pense muito bem nessas necessidades e não exagere quando procurar pelo imóvel.

Segundo Passo – Procure ajuda profissional e permaneça com suas finanças sempre em dia!

Outros pontos importantes e que compõem o segundo passo da lista dizem respeito aos profissionais do mercado imobiliário e suas finanças. Partindo do primeiro ponto, procurar assistência especializada é outra coisa fundamental a se fazer para localizar o imóvel de seus sonhos.

Detentores de informações privilegiadas, os corretores e imobiliárias dispõem de uma vasta lista de contatos. Mais importante, são especializados em encontrar imóveis que atendam exatamente aquilo que foi pensado no primeiro passo: suas necessidades!

Estar em uma boa relação e receber recomendações desses profissionais podem fazer com que a aquisição do imóvel dos sonhos venha muito mais fácil. O segundo ponto importante desse passo – que também ajudará não só você, como o corretor – é estar com as finanças em dia.

Mas, o que isso significa? Significa saber qual é seu poder financeiro e como você pode reduzir seus passivos (despesas) para que os ativos (ganhos) te deixem cada vez mais perto do imóvel de seus sonhos.

Se apenas organizar sua vida financeira não for o bastante, outra dica é buscar conhecimento. Além de sempre ser útil nos momentos mais inesperados, ele também serve para que seus planos sejam mais bem embasados.

Portanto, estude os programas de financiamento e empréstimo disponíveis. Leia sobre as taxas principais do mercado e se apodere desse conhecimento. Assim, no futuro, será possível entender perfeitamente como estar capacitado financeiramente para adquirir o imóvel dos seus sonhos.

# Dica do Ao Cubo: Mantenha mensalmente uma tabela ou arquivo com seus principais gastos e ganhos e faça um percentual de quanto você pode ou deve economizar para estar mais perto do imóvel dos seus sonhos.

Terceiro Passo – Procure os imóveis e faça ofertas bem informadas aos vendedores

Essa é a parte mais divertida de todo o processo, com certeza! A procura pelo imóvel dos sonhos e a expectativa ao clicar em cada um dos anúncios é eletrizante. Esse, aliás, é o terceiro passo para comprar seu imóvel.

Procure com sabedoria. Segmente sua busca por regiões e explore qual o potencial daquela área. Essa segmentação pode ser feita também por campo de interesse, por exemplo, qual região possui o metrô quadrado de melhor valor (lado financeiro), ou qual região possui maior quantidade de serviços (lado da mobilidade e comodidade).

Decidiu o imóvel? Ótimo! Contudo, entra nesse momento outro ponto que é importantíssimo na hora de negociar: as ofertas. Procure no histórico de ofertas da região, qual geralmente é o valor do metrô quadrado dos imóveis que já foram vendidos ali.

As ofertas que já fecharam negociação podem te prover um valioso painel de preços, para decidir se o preço do imóvel está muito alto ou baixo. Portanto, faça sempre ofertas inteligentes e bem informadas aos vendedores.

Gostou das dicas e do passo a passo para comprar seu imóvel dos sonhos? Acompanhe outros conteúdos feitos exclusivamente para você atingir seus objetivos no Blog do Ao Cubo!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta