Menu
Dicas de Bairros / Dicas de Imóveis

Morar perto do Metrô – Conheça as vantagens e desvantagens de ficar próximo ao transporte

Já se imaginou saindo da sua casa, o sol brilhando no céu e dentro de poucos instantes chegar a uma estação de metrô? Essa é uma comodidade que a maioria das pessoas gostaria de ter. Afinal, são mais de 7 milhões de usuários que necessitam utilizar esse tipo de transporte diariamente.

Agora, na hora de comprar um imóvel próximo ao transporte público, já pensou nas vantagens e desvantagens dessa escolha? Foi pensando na resposta dessa pergunta que a Loop montou essa postagem!

Preparado para saber mais sobre morar perto do metrô? Nesse post você também poderá:

– Ter outra visão sobre imóveis próximos ao metrô
– Criar um pensamento crítico mais apurado para escolha de seus imóveis
– Saber se o imóvel que você está pesquisando será a escolha certa para você

Comodidade e Rapidez a apenas alguns passos de casa

O primeiro ponto positivo – e uma das vantagens dos imóveis próximos ao metrô – é a comodidade. Essa comodidade pode ser analisada de diversas formas. O primeiro é relacionado à curta distância, que pode ser facilmente superada com uma simples caminhada.

Não precisar de transportes públicos auxiliares – como ônibus e outros tipos de conduções – para chegar à estação de metrô é outro ponto de análise. Afinal, o custo desses transportes auxiliares pode dar uma dor de cabeça no final do mês. O que pode facilmente ser evitado morando próximo ao metrô.

A rapidez é outra vantagem que não pode ser deixada de lado. Ser pontual para os compromissos é um ponto muito importante no mundo moderno. E a possibilidade de chegar mais cedo em encontros e reuniões pode ser um fator chave para algumas profissões.

Também, a agilidade que se ganha ao morar próximo ao metrô pode ser encarada como um salto na qualidade de vida.

Qualidade de Vida – Como morar perto do metrô pode fazer o seu dia ter mais horas!

O salto na qualidade de vida pode ser encarado de diversas formas. Somente pelo fato de poder caminhar até a estação já faz com que haja um aumento da atividade física. O que, por sua vez, ao longo dos anos pode fazer determinada diferença contra o sedentarismo.

Porém, o principal motivo do aumento da qualidade de vida, com a mudança para imóveis próximos ao metrô, é a economia de tempo. Fazer o dia render e ter mais horas para fazer o que é mais importante na vida é, sem dúvidas, um fator chave de decisão.

Quem não deseja passar mais horas com os filhos? Ter tempo para reunir a família para um maravilhoso jantar? Ou até mesmo sair com as pessoas que mais gosta para aproveitar um pouco da noite paulistana?

A resposta para todas essas perguntas pode ser encontrada em um imóvel próximo ao metrô. Segue abaixo um breve exemplo da economia de tempo e do aumento da qualidade de vida através disso:

Vamos supor que antes de morar em um imóvel próximo ao metrô, Arnaldo – novo proprietário desse imóvel – tinha que pegar uma lotação para o metrô que levava aproximadamente 20 minutos.

Com um trajeto de ida e de volta, seria possível economizar até mais de 40 minutos por dia. Somados os 22 dias trabalhados dentro de um mês inteiro, Arnaldo ganhou 880 minutos, o que equivaleria a aproximadamente 14 horas.

Com esses 40 minutos a mais por dia, Arnaldo começou a praticar esportes. Levar os filhos em um parque próximo para brincarem, e até se programar para sair com a esposa. Tudo com os 40 minutos que, antes, seriam gastos no transporte.

Nem tudo são flores – Conheça algumas das reclamações mais comuns de quem vive próximo ao metrô

Como já diziam os antigos: nem tudo são flores. O ditado ainda hoje tem muita serventia, isso porque ele se aplica não só a esse post, como também a outras situações. A reclamação campeã de quem mora próximo ao metrô tem relação com o barulho.

O barulho dos trens é um dos principais motivos de insatisfação com os imóveis. Claro, dependendo da altura do apartamento, ou mesmo da distância até a estação, esse barulho é irrelevante.

Porém, ele ainda sim é a principal fonte de reclamações. Também, outros fatores podem ser encarados como desvantagens para uns, e vantagens para outros. Confira alguns deles:

# Comércio nas proximidades: O comércio próximo ao metrô é uma das causas de satisfação, ou insatisfação dos moradores. Ao mesmo tempo em que ele provê fácil acesso a bens de consumo e serviços, ele também causa um aumento no número do fluxo de pessoas, além do congestionamento das ruas e calçadas.

# Movimento Constante: O movimento constante causado pelo comércio – e também pelo investimento em infraestrutura que o metrô traz com ele – pode ser encarado de diversos modos.

Alguns moradores encaram como um ponto positivo, uma vez que o movimento constante garante o trafego de pedestres e o aumento de olhares atentos a quaisquer perigos, inibindo assaltos. Outros já encaram como desvantagem, com o argumento que o número de assaltos perto das estações é maior, justamente pelo trafego intenso.

Assim, é possível dizer que os pontos bons e ruins de morar próximo às estações de metrô se equilibram. Além, claro, que tudo depende do modo como às coisas são encaradas. Outro ponto importante é a valorização dos imóveis próximos ao transporte.

A diferença dos valores do metrô quadrado na linha verde do metrô, por exemplo, podem ser exorbitantes. Imóveis próximos às estações são de 20 a 32% mais valorizados que os imóveis que estão a mais de 1.000 metros da estação.

E então, curtiu a postagem e quer saber mais sobre imóveis de qualidade, além de conferir os temas mais dinâmicos e interessantes do mercado imobiliário? Vá para blog Ao Cubo!

4 Comentários

  • Cursos Online
    24 de junho de 2021 em 15:21

    Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

    Responder
    • loopimoveis
      1 de novembro de 2021 em 14:38

      Que bom que gostou do artigo, Marina! Fique de olho aqui no nosso blog, estamos sempre postando conteúdos legais como este. Um cordial abraço. Equipe AoCubo.

      Responder
  • Token
    24 de outubro de 2021 em 00:04

    Poxa até que fims outras informações que estava
    encontrando não tinha nada a ver com o assunto.
    Infelizmente são poucos os sites no qual encontrei o que
    procurava e bem escrito a informação correta. Obrigado e
    compartilhado nas minhas redes sociais com alguns colegas.

    Responder
    • loopimoveis
      1 de novembro de 2021 em 14:35

      Que bom que gostou do conteúdo! Ficamos extremamente contentes em saber que essa leitura foi benéfica para você. Um cordial abraço. Equipe AoCubo.

      Responder

Deixe uma resposta