Menu
Dicas de Bairros / Dicas de Imóveis

Conheça as vantagens e desvantagens de morar próximo ao comércio

Conforto, qualidade de vida e menos tempo no trânsito são alguns dos fatores que fazem com que as pessoas procurem locais mais convenientes para morarem. Os lugares próximos aos centros comerciais são alguns dos mais escolhidos para alcançar todas essas vantagens!

A comodidade e o conforto de morar próximo a esses centros pode ser uma ferramenta poderosa na hora de escolher seu imóvel. Agora, você conhece as vantagens e desvantagens desse tipo de escolha?

Com esse conteúdo, será possível perceber:

-? Vantagens e desvantagens de estar próximo ao comércio
-? Áreas da sua vida que podem ser afetadas por essa escolha
-? Como tomar melhores decisões sobre o rumo de seus investimentos

Comodidade – Como estar próximo aos centros comerciais melhora a qualidade de vida

A vida nos grandes centros urbanos se transformou em uma verdadeira corrida. Mil coisas a serem feitas em apenas 24 horas. Além da distância entre essas tarefas, que às vezes impede que elas sejam feitas nesse curto período.

Contudo, morar próximo a um centro comercial pode te proporcionar essa comodidade. Tarefas rotineiras como supermercado, compra de materiais para casa, ou materiais escolares, podem ser feitos de forma rápida e prática.

Também, a ampla gama de produtos oferecidos em centros comerciais é outro diferencial. Qualquer tipo de necessidade pode ser facilmente resolvida.

Localização – Uma boa escolha garante maior proveito do tempo e valoriza o imóvel

A mobilidade afeta diretamente a rotina. Por vezes, ela se torna um dos maiores problemas relacionados à qualidade de vida nas grandes cidades. O aumento do estresse e a perda de tempo útil são algumas das consequências dessa mobilidade ineficiente.

 Uma boa escolha pode te poupar de todos esses desafios! Como, por exemplo, escolher um imóvel próximo ao local de trabalho. Esse tipo de opção te oferece alternativas reais para resolver alguns dos desafios do dia a dia, como:

# Perder menos tempo no trânsito
# Ganhar tempo para realizar outras tarefas
# Melhora a circulação das outras pessoas na cidade

Além disso, com o ganho de tempo fora do trânsito, pode-se aproveitar melhor os centros comerciais próximos de casa. Afinal, de nada adianta um centro comercial que está sempre fechado, certo?

Também, a valorização do imóvel é uma das principais vantagens de se morar perto de um centro comercial. Com a facilidade de alcançar serviços e comércios essenciais, o imóvel agrega valor, o que reverte em altos ganhos na hora de vender ou alugar.

Assim, morar perto de serviços como padarias, barbeiros, salões de beleza, bancos, shoppings, escolas, e até perto do trabalho podem agregar grandes vantagens ao longo prazo.

Segurança – Movimento é uma alternativa para maior tranquilidade na volta para casa

Outra vantagem a ser listada na hora de comprar um imóvel perto de centros comerciais é a movimentação. Esse movimento é essencial na hora de trazer conforto e segurança para a família na chegada e na saída do imóvel.

Isso porque com os centros comerciais, está embutida uma melhor iluminação nas calçadas. Além do maior número de pessoas, que aumentam a circulação do local e o transformam em um ambiente vigiado.

Esse fluxo é fundamental para inibir assaltos e coagir atitudes suspeitas. Outro ponto a ser levado em conta é o horário comercial. Geralmente, quem mora próximo de comércios e serviços pode dormir tranquilo à noite. Afinal, somente na manhã seguinte terá barulho vindo das lojas.

Desvantagens – Saiba quais pontos podem prejudicar o valor de seu imóvel e fique atento na hora de escolher

Assim como morar perto de um centro comercial pode parecer incrível, essa escolha também carrega sua parcela de desvantagens. Um dos principais motivos é, justamente, a grande movimentação. 

Geralmente, essa movimentação é aproveitada por empresários para abertura de bares, casas de show e boates. Esse tipo de serviço, apesar de suas vantagens, pode trazer barulho exagerado durante horários de descanso.

Caso o bar receba grande movimento, isso por vezes pode bloquear ou atrapalhar o fluxo de pessoas na calçada e o de automóveis nas ruas. Também, esse tipo de estabelecimento possui alto tempo de permanência por parte do público, o que acarreta menos lugares na rua para estacionar, caso não haja estacionamento específico.

Mesmo sendo, por vezes, uma escolha pessoal, muitos costumam escolher locais não tão próximos de centros comerciais. O argumento é que os locais com serviços muito próximos podem atrapalhar a tranquilidade no imóvel.

Porém, os shoppings – centros comerciais mais famosos e tradicionais da cidade – justamente por terem entretenimento, ar-condicionado, lazer, restaurantes e comércio de produtos e serviços com segurança, tendem a valorizar os imóveis a sua volta.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta