Menu
Dicas de Bairros

Perdizes: saiba os motivos para escolher esse bairro nobre para morar

PERDIZES

Ótima localização e excelente  infraestrutura fazem de Perdizes um dos mais bairros mais valorizados de São Paulo.

No quesito diversão e saúde, o bairro Perdizes (SP) também garante a oferta. Só pra se ter ideia,  um dos endereços do renomado Hospital Albert Einstein está lá.

Além disso, com o clima universitário instalado no local, devido à proximidade da PUC, Perdizes concentra também uma quantidade generosa de bares e outros tipos de diversão.

Que tal conferir um raio-X do bairro para entender os principais motivos para escolher morar nesta área nobre de São Paulo?

Onde fica Perdizes?

Perdizes fica na região Oeste de São Paulo, em uma área de ladeiras bem peculiares e famosas.

Ruas como a Cayovaá, Caiubi, Bartira, Vanderlei, Campeva e muitas outras colocam a prova o fôlego de muita gente.

Mas se muitos consideram esse um ponto desafiador do bairro, uma quantidade muito maior de pessoas acredita que essas características são um dos maiores charmes de Perdizes, que tem prédios e residências aconchegantes, bares e estabelecimentos comerciais em ruas muito arborizadas e agradáveis.

História 

Localizado nas proximidades da Sesmaria Pacaembu, o local sediava diversas chácaras e sítios no século 19.

Na ocasião do loteamento da região, por volta de 1850, o bairro recebeu o nome atual porque o vendedor Joaquim Alves tinha uma criação de aves e muitos denominaram o local como o campo das perdizes.

Como essa era a principal referência à localidade onde hoje fica o bairro, o nome permaneceu, apesar do grande progresso que se fez posteriormente à época das áreas rurais.

Como chegar em Perdizes?

A localização do bairro realmente é privilegiada. Se as intensas ladeiras desafiam o condicionamento físico de quem gosta de andar a pé, não decepciona aqueles que precisam de meios de transporte, como muitas linhas de ônibus e o metrô.

Com fácil acesso para as avenidas Paulista, Consolação, Pacaembu, vias que levam ao centro e até à Marginal Tietê, como chegar Perdizes de metrô também é muito tranquilo.

É possível acessar o bairro pela estação de metrô Sumaré e Clínicas, ambas na linha Verde.

Mas também é possível acessar chegar ao bairro pela estação Consolação, também na linha verde, onde é possível fazer ligação com linha Azul nas estações Paraíso e Ana Rosa.

→→→ Apartamento em São Paulo, Perdizes – 5 vagas – 4 dormitórios

ver imóveis em perdizes

O que fazer em Perdizes?

Da época em que era o campo das perdizes, o bairro cresceu muito e o que não falta é infraestrutura no local.

Restaurantes, bares, pizzarias, supermercados, farmácias, hotel e academias em Perdizes são abundantes. Isso sem contar a presença imponente da PUC (Pontíficia Universidade Católica).

Para saber como chegar na PUC Perdizes, é muito fácil. O complexo educacional está instalado em uma área que abrange 3 ruas: Ministro Godoi, Monte Alegre e Cardoso de Almeida.

Também por essa aura universitária, opções de lazer não faltam no bairro. Estão lá o shopping Bourbon, que abriga o Teatro Bradesco, e o Tuca, teatro que pertence à PUC-SP.

Quem estiver disposto a percorrer uma distância curta, também vai encontrar o Sesc Pompeia nas proximidades.

Já o Shopping Bourbon tem mais de 200 lojas, praça de alimentação e o Espaço Itaú de Cinema, com 10 salas com tecnologia IMAX.

E quem é fã de Carnaval conta com os ensaios das escolas de samba Tom Maior, Águia de Ouro e Camisa Verde e Branco, que também estão a pouca distância de Perdizes.

Além disso, há opções também  para os torcedores de futebol de plantão. No bairro, está o Allianz Parque, a área multiuso do Palmeiras, e o Museu do Futebol, que fica no tradicional estádio do Pacaembu.

Parque da Água Branca e áreas ao ar livre

Mas quando o assunto é área ao ar livre, Perdizes tem outro ponto forte: o Parque da Água Branca. Lá o clima bucólico é um verdadeiro oásis no meio da selva de pedra.

Em sua área de mais de 130 mil metros quadrados, o parque oferece muita vegetação, aquário, playground, área de leitura e a convivência harmônica entre os frequentadores e bichos como galinhas, patos e até pavões.

Semanalmente o Parque sedia a Feira de Orgânicos, e sazonalmente alguns eventos gastronômicos, o mais famoso é Revelando SP, que oferece comidas típicas e manifestações culturais de todo o estado de São Paulo.

Outra opção é o Parque Zilda Natel, opção imperdível para que andar de skate e patins, além de opção para quem gosta de basquete de rua, jogos de tabuleiros e aparelhos de academia para a terceira idade.

Outra dica para quem aprecia as práticas esportivas ao ar livre é a ciclovia da Avenida Sumaré.

→→→ Apartamento em São Paulo, Perdizes – 2 vagas – 2 até 3 dormitórios

ver imóvel em perdizes

Restaurantes em Perdizes

Além do shopping Bourbon, que reserva opções variadas em sua praça de alimentação, onde comer em Perdizes também é o que não falta.

Para quem quer hambúrgueres, um dos pontos principais é o Zé do Hambúrguer, que tem charmoso salão decorado ao estilo dos anos 1950.

Enquanto no The Clock, garçonetes de saias rodadas desfilam no mesmo estilo com seus cardápios.

Pizzaria? Perdizes tem muitas opções, uma delas é a Bráz, mas tem também a Veridiana, a Paulino e a Perdizes Pizzaria.

Restaurante japonês? Perdizes tem o Flying Sushi, o Matsuaya, o Morivitae, RyuuZushi e o Japs.

No bairro tem até um restaurante tailandês, o Namgá, que é o único da cidade. O ambiente é elegante e os pratos são criativos.

Duas opções com clima romântico são o Jardim Secreto Bistrô e o Ecully.

Mas se a sua dúvida é sobre onde almoçar em Perdizes, uma boa dica é o Abruzzi, restaurante de comida italiana, com excelentes avaliações.

Outra dica é o Blu Café, que tem clima aconchegante, decoração retrô e comida do estilo francês.

fachada do restaurante blu bistro são paulo em Perdizes

Blú Bistro Perdizes – foto fivulgação

O La Buca Romana também é outra opção tradicional. O restaurante é famoso por suas bruchettas panzanellas e fabricação de massas na frente dos clientes.

Bares em Perdizes

Assim como a Vila Olímpia  e a Vila Madalena, no quesito bares, Perdizes oferece inúmeras opções, que vão desde os estabelecimentos que oferecem boemia em estado puro a outros mais arrumadinhos.

Uma região com ar universitário também não pode deixar de ter endereços com boa cerveja e muitas frituras, como o Tiquim, Cortás e o Bar do Gê, além do Fatiado Discos e Cervejas.

Mas para programas mais comportados e refinados, tem o Redentor e o Aimbeer. E quem não perde um boa balada, tem a opção do Bebo Sim.

E ainda tem o Café Raiz, que fica aberto até proximidades da meia-noite, com grande variedade de sopas, bolos e pães.

Outra opção é o Pastel da Maria, que já foi eleito duas vezes, o melhor da cidade.

Hotel em Perdizes

Já para quem quer se hospedar no bairro, a rede hoteleira que Perdizes comporta tem opções de categorias para muitos gostos e bolsos, tanto no próprio bairro quanto nas localidades vizinhas.

Vai desde empreendimentos hoteleiros de grandes redes como Transamérica e Ibis, a outros com DNA próprio do bairro, como o Recanto das Perdizes, e até simpáticos e aconchegantes hostels, como o O’Riley’s e o Hostel Brazil Backpackers.

Infraestrutura hospitalar na região 

Outro ponto positivo de Perdizes é a oferta na área hospitalar.

Além do Hospital Albert Einstein, Perdizes também tem instituições médicas como o Hospital das Clínicas e o Hospital São Camilo.

Nas proximidades também está o Hospital Santa Catarina, que fica na Avenida Paulista.

hospital albert eisnten perdizes

Está procurando por apartamento em Perdizes?