Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

Decoração afetiva: aprenda a decorar sua casa com memórias

Quem nunca comprou algum objeto em suas viagens para levar para casa ou trouxe uma lembrança da infância da casa dos pais para o novo lar? Essas e outras formas de comprar ou ganhar objetos que trazem lembranças de bons momentos podem ajudar a compor a decoração afetiva da sua casa. Se você ainda não conhece esse conceito ou quer saber mais sobre ele, então leia esse artigo até o final!

O que é decoração afetiva?

A decoração afetiva virou uma tendência no mundo da arquitetura e design de interiores, já que conquistou o coração de muitas pessoas que querem montar uma casa com afeto, conforto e bem-estar. 

Esse estilo de tendência de decoração nada mais é do que a composição de objetos e móveis que possuam uma relação com as memórias dos moradores que foram adquiridas ao longo da vida.

Esses objetos e móveis, além de memórias afetivas, também podem trazer sensações, músicas, cores, cheiros, lembranças de famílias ou de amigos e itens comprados em viagens, com a finalidade compor o décor dos ambientes.

O que é uma memória afetiva?

Bom, se você não sabe ou não se lembra o que é uma memória afetiva, então vamos lembrar vocês. Essas memórias são lembranças, sentimento ou sensações de algum momento marcante da vida.

Essas memórias afetivas funcionam como um gatilho através de um objeto, foto ou móveis, por exemplo, para trazer a tona uma lembrança, som, cheiro, sabor ou cores de algo importante que aconteceu no passado. 

Como compor uma decoração afetiva?

Primeiramente, podemos imaginar que a decoração afetiva pode ser composta apenas por peças de gerações passadas, como uma máquina de costura da avó ou máquina de escrever do avô, por exemplo. 

Mas o conceito de décor pode ser mais recente também e receber objetos que compramos durante uma viagem inesquecível e que precisa fazer parte do lar. Por isso, veja como compor esse estilo de decoração com memórias na sua casa, logo abaixo!

  • Móveis antigos
white wooden cabinet near table inside room

Todo mundo tem algum parente que deixou um móvel antigo e que pode ser usado na decoração da casa, mas alguns móveis podem sofrer com a passagem do tempo. 

Então procure reformar esses móveis antigos para poder usá-los na composição do design afetivo do seu lar. 

  • Fotografias
grayscale photo of Eiffel tower on top of white envelope

As fotos e imagens que tiramos ao longo da vida trazem ótimas lembranças e podem nos ajudar a compor lindas decorações, como painéis com diversas fotos para fixar na parede.  

Além disso, elas também podem aparecer em quadros com belas molduras em estantes espalhadas pela casa. 

  • Souvenires de viagem
white pillar candle on brown wooden base

Os souvenires de viagens podem ser desde objetos comprados até mapas ou folhetos turísticos. Sim, você pode fazer uma decoração bem moderna e que se encaixem perfeitamente com o seu estilo. 

As miniaturas de pontos turísticos são famosos e podem te ajudar a montar a decoração de espaços pessoais, como escritório ou cabeceira de cama. 

  • Louças
selective focus photo of clear glass container

As louças de antigamente são lindas e dão um toque retrô aos ambientes da casa, então se você possui essas relíquias de família pode usar na decoração para trazer memórias e afeto ao lar. 

Mesmo que não sirvam para ser utilizados porque não possuem pares, as xícaras podem ser utilizadas como vaso de flor, por exemplo. 

Use as suas memórias afetivas e a sua imaginação para compor ambientes personalizados que contam histórias da sua vida. Aproveite para deixar a sua casa com a vibe das boas lembranças tão boas que você viveu! 

O que achou da decoração afetiva para compor ambientes com boas memórias da sua vida? Se gostou, então leia outros conteúdos como esse no nosso blog e redes sociais!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta