Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

Apartamento pequeno: 6 dicas de decoração

O conceito de apartamento pequeno, já bastante difundido em grandes centros urbanos, de uns tempos pra cá vem ganhando espaço nas cidades menores. Afinal, eles ajudam a manter uma rotina mais prática e são mais fáceis de manter em ordem.

O que acontece é que muitas vezes é um grande desafio deixá-lo com a sua cara e conseguir otimizar seus espaços. Por isso, resolvemos te ajudar e elencamos 6 dicas para decorar e otimizar seu apartamento pequeno. Confira:


ESTILO STUDIO

A ideia é não ter muita interferência de paredes, parecido com o conceito de um loft. Nesse sentido, o ambiente fica mais aberto e, ao mesmo tempo, mais integrado. Você pode “juntar” os ambientes de várias formas: sala de jantar com cozinha; sala de TV com dormitório; cozinha com sala de TV; e por aí vai. A sua criatividade (e orçamento) é o limite.

MESINHA DE ABRIR

Móveis criativos são sempre bem-vindos em apartamentos pequenos. Prático e simples de instalar, ao abrir o móvel, ele se transforma em uma mesa para trabalho/estudo ou até mesmo para lanches rápidos, e mantém o espaço otimizado quando não é usada.

DIVISÓRIA SUSPENSA

Na hora de dividir alguns ambientes, seguindo a linha do estilo Studio, é possível incluir uma divisória suspensa, que é mais discreta que uma parede e mais funcional do que um “espaço vazio”. Você pode utilizar os dois lados para decorar – de um lado quadros, e de outro a TV, por exemplo, mantendo um charme de um ambiente integrado.

BRANCO NAS PAREDES

Na dúvida, vai no básico. É sempre uma boa opção que traz sobriedade e a sensação de espaço. Uma dica é manter os principais móveis desse ambiente também em tons claros e, para decorar o entorno, utilize objetos e acessórios coloridos, que ajudarão a dar mais vida ao ambiente.

BANHEIRO APERTADO = MÓVEL MODULADO

A fim de otimizar cada pedacinho do banheiro sem gastar muito, os móveis modulados para banheiro são uma ótima escolha. Além de facilitar a personalização, você ganha espaço para guardar suas coisas e pode sempre mudar as posições para dar uma nova cara no banheiro.

ESPELHOS

Que os espelhos ajudam a ampliar o ambiente você já sabe. Mas a dica é que você não precisa de um espelho grandão para passar essa ideia. O espelho de apoiar, por exemplo, funciona como uma espécie de quadro, é fácil de trocar de lugar e você ainda pode complementar o ambiente com pequenos quadros de parede de espelhos.

E aí, gostou das nossas dicas? Implemente em seu espaço e compartilhe o resultado com a gente!