Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

Tijolinho aparente: a intenção é deixá-los à mostra

Parede de tijolinhos no quarto.

Os bons e velhos tijolos de barro ainda são muito usados de forma aparente para dar um toque rústico ou contemporâneo na decoração. Seja para compor as paredes ou apenas para revesti-las, a intenção é deixá-los à mostra.

Parede de tijolinhos no quarto.

Parede de tijolinhos no quarto.

Belos, charmosos, resistentes e duráveis, os tijolos propiciam conforto térmico e acústico e nunca saem de moda. A escolha deve ser feita com atenção, selecionando o mais adequado para o seu lar, levando em consideração a qualidade, o formato, a cor e o custo.

Construções antigas: normalmente, ao remover o reboco das paredes, você descobre que os tijolos são maciços. Se estiverem bem conservados, você pode dar apenas um acabamento para ficarem mais bonitos.

Construções novas: uma residência estruturada em tijolo aparente é diferente de uma parede revestida de tijolo aparente. No caso de uma construção, você deve decidir qual será o tipo de estrutura, a cor dos tijolos, o tipo de junta e, finalmente, o tipo de acabamento.

Estrutura metálica ou de concreto: neste caso, os tijolos aparentes devem obedecer ao processo da construção dos tijolos comuns, com a estrutura sendo ou não disfarçada, recoberta de tijolinho ou simplesmente pintada. Também podem preencher os vãos dos pilares e vigas, como vedação, para criar painéis.

Estrutura de madeira: a madeira com o tijolinho enriquece a decoração da casa, mas, neste caso, a madeira deve receber um tratamento contra umidade.

Paredes amarradas – as próprias paredes de tijolos sustentam a cobertura, o que dispensa os ferros e o concreto. Sem as emendas, cria-se um aspecto encantador.

Depois de escolher o tipo da estrutura, a cor e o formato do tijolo, é necessário definir como será a aplicação na parede. O assentamento deve ser feito com areia peneirada para evitar que pequenas pedras interfiram e o excesso de massa do rejunte deve ser removido. As juntas podem ser de três tipos

Cheia: massa nivelada na superfície do tijolo.

Frisada: sem massa entre os tijolos, criando uma pequena profundidade entre as peças.

Junta seca: os tijolos ficam apoiados uns sobre os outros.

Ainda temos bastante detalhes para falar sobre a decoração com tijolos aparentes, portanto fique ligado em nosso blog para saber mais sobre o assunto!