Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

Sofá Cama: versatilidade, conforto e estiloso

Quando falamos em móveis de sala, o sofá sempre é um dos primeiros lembrados, mas que tal um sofá cama? Com o tempo, ele variou pouco em termos de formato e função, mas o sofá cama é uma ótima alternativa para mudar o design tradicional, além de ser muito versátil. Alguns possuem visual mais voltado para uma cama, enquanto outros nem parecem poder se transformar numa cama.

Muitas pessoas ainda possuem um certo receio em usar o móvel na sala, mas garantimos que ele preenche com estilo ambientes espaçosos e é extremamente funcional em espaços pequenos, sendo sempre parte da decoração.

Acomodação para mais pessoas sem perder o conforto e ainda mudando a composição do ambiente. Uma peça coringa para receber pessoas, pois pode ser transformado em cama para os visitantes. É importante que o móvel não atrapalhe o fluxo do cômodo, ou seja, não ocupe mais espaço do que devia, mesmo sendo versátil. Por isso, o ideal é planejar antes de comprar. O sofá cama quando estiver totalmente aberto ainda deve deixar um espaço de mais ou menos 70cm para a circulação.

Existem diferentes modelos de aberturas, mas os mais comuns são os retráteis e os reclináveis (ou dobráveis). No sistema retrátil, a pessoa deita com a cabeça voltada para o encosto com o corpo acomodado no assento. No reclinável, a dica fica em examinar a fresta entre o assento e o encosto, pois pode gerar desconforto ao deitar – sempre experimente o móvel na função de cama antes de comprar.

01-apartamento-30m²-em-amsterdam

Assim como os colchões, os sofás cama com molas ensacadas são as melhores escolhas, pois acomodam melhor o corpo e deformam menos com o tempo. Já os de espuma, se for sua preferência, opte por um de boa densidade, com “pillow-top” (camada adicional de espuma leve) que gera mais maciez e conforto no uso, e que também tenha tratamento contra fungos e ácaros.

Por último, entre os tecidos de revestimento, o suede e o algodão são os mais recomendados por não esquentarem, serem macios, confortáveis e com alta durabilidade. É melhor evitar couro e sintéticos, pois ambos retém calor e dificultam colocar roupas de cama.