Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

Dicas para a sua casa: Qual estilo de decoração mais combina com você?

Natural, rústico, elegante, moderno, dramático, urbano, aventureiro, sentimental, romântico, pop, orgânico, relaxado, jovem, provocativo. Esses são apenas alguns dos estilos que você pode optar ao montar o imóvel dos seus sonhos.

Sim, sabemos que são muitas opções. A lista é imensa e conta com uma série de alternativas que podem ser mescladas. Mas, isso apenas reflete as infinitas possibilidades de renovação que você tem ao montar o seu cantinho.

Para facilitar o processo, separamos algumas dicas de como definir seu estilo. Também, te ajudamos a entender o que você deve prestar atenção na hora de montar a decoração do seu recanto. Preparado? Vamos lá!

Definição de estilos – Como conseguir escolher o seu

Primeiramente, é sempre bom definirmos o que é estilo. Essa palavra pode abranger diversos campos de estudo. Portanto, tenha em mente que você encontrará diversos significados para ela.

No caso, como estamos lidando com o estilo inserido no imóvel, vamos utilizar duas dessas definições. A primeira diz respeito a você, caro leitor, e sua individualidade. A segunda já diz respeito a um objeto, no caso, o imóvel. Confira:

1# “Conjunto de tendências, gostos, modos de comportamento característicos de um indivíduo ou grupo”

2# “Conjunto de características formais que distinguem e qualificam um objeto segundo o modo e a época em que foi produzido”

Assim, o primeiro passo para definirmos que estilo queremos, precisamos unir essas duas definições. Ou seja, conhecermos nosso estilo pessoal, nossas próprias características, para depois sincronizarmos elas com a do imóvel.

Bombardeamento de informações – Como separar a influência de decorações daquilo que te define

Ouvimos e, principalmente, consumimos estilos a todo o momento. A propagação deles na mídia afeta, direta e indiretamente, nossa visão sobre as coisas. Tome como exemplo um programa de decoração.

Na maioria deles, serão assistidas diversas famílias que tem seus imóveis selecionados. Neles, são implementados diversos estilos que variam de acordo com cada família. E todos esses estilos ficam esteticamente agradáveis aos olhos.

Contudo, não é porque um estilo fica esteticamente agradável, que ele será o estilo correto para você. Aliás, estilos ultrapassam tempos, modas e idades, portanto, tenha em mente que você não precisa optar pelo “estilo do momento”.

Esse bombardeamento de informações pode te causar confusão na hora de definir seus estilos. Assim, como primeira medida para não se deixar levar, tenha um olhar atento ao seu estilo pessoal.

Âncora – Fique atento aquilo que te faz bem

Ele será sua ancora para montar o estilo do seu imóvel. Pois, na grande maioria dos casos, o imóvel reflete a personalidade do dono, além do que o dono sente como “conforto”.

Um exemplo disso é quando entramos em casas com estilo minimalista. Este estilo reflete o desapego com questões materiais, e a valorização dos espaços vazios e da metragem do imóvel.

Logicamente, pode se tornar um estilo agradável graças a esses pontos positivos. No entanto, se ele não reflete quem você é, não dará certo. Vamos supor que você ache magnífico a valorização dos espaços vazios e quer aproveitar a metragem de seu imóvel.

Mas, ao mesmo tempo, você também tem uma tendência ao consumismo. O estilo de seu imóvel, não estará de acordo com seu estilo individual. Em longo prazo, isso pode te causar insatisfação, estranheza e até frustração.

Sensações – A diferença entre o bonito e o que realmente te conquista

Muitas vezes começamos a definir o estilo do imóvel através de um único móvel que achamos incrível. Vamos supor que você passou por uma loja de móveis planejados. Lá, despretensiosamente, achou linda uma cozinha americana toda branca, clara e de linhas retas.

Então, você pensa: “essa cozinha ficaria magnífica no meu apartamento”. Não tiramos sua razão, talvez ela fique mesmo. Contudo, vale a pena tocar fundo nas emoções e lembranças mais gostosas que você tem em uma cozinha.

Muitas vezes, essas pessoas percebem que as primeiras cozinhas que lhes vêm à mente são justamente cozinhas vintage. Móveis rústicos e louças delicadas criam o ambiente perfeito para lembrar do gostinho da comida da mamãe. Daquele jantar em família na casa da avó.

Portanto, perceba a decoração que traz não somente a estética adequada, mas aquela que mexe com seus sentimentos. As vezes você pode perceber que aquela cozinha linda que você viu, era apenas linda, sem mais nada de especial.

Dicas – Segmente os elementos para que a composição final te represente

“Mas, como vou juntar algo funcional, as minhas lembranças e aos meus gostos pessoais?”. A resposta para essa pergunta é o que torna o processo de decoração interessante. Isso porque você ter tudo isso em um estilo só seu, único.

Ele pode ser composto por elementos de um único estilo. Pode mesclar dois ou mais estilos. Contrastar estilos totalmente opostos para criar um conceito dentro de seu apartamento. As opções são inúmeras, mas todas elas convergem para um único ponto: o seu estilo.

Assim, as dicas mais importantes que temos para te dar é:

# Preste atenção nas perguntas que você está se fazendo.

# Pegue pequenos elementos e componha seu estilo

# Não tenha medo de mesclar, mas não exagere

# Não seja seduzido pelos “estilos do momento”

# Monte um quadro de referências com imagens de elementos que você gostou

# Faça um comparativo e preste atenção se os elementos estão em sintonia ou contraste

Também, é importante saber das sensações. Os cinco sentidos são outra peça fundamental para entendermos se a decoração está satisfatória. Assim, você pode se perguntar:

  • Quais momentos da vida foram marcantes e quais sensações eles me trazem?
  • Quais as características dos ambientes em que ocorreram esses momentos?
  • Quais os imóveis que mais te enchem os olhos?
  • Quais as músicas, filmes e quadros que você aprecia?
  • Quais os cheiros e sabores que te fazem suspirar?
  • Quais peças você jamais se desfaria (ex. heranças, objetos de pessoas queridas)?

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta