Menu
Marketing Digital para Corretores

6 dicas para tirar fotos de imóveis: tornando o anúncio imperdível

6 dicas para tirar fotos de imóveis: tornando o anúncio imperdível

Seja você um corretor autônomo ou vinculado a uma imobiliária, deve saber que boas fotos de imóveis são essenciais na divulgação de anúncios. Isso porque, além de destacar pontos positivos de cada empreendimento, o recurso de imagem também permite ao consumidor avaliar e comparar propostas na internet.
É claro que alguns truques são necessários para melhorar a qualidade das fotos. Pensando nisso, montamos este post com 6 dicas de fotografia para tornar suas ofertas imperdíveis! Acompanhe e saiba como começar!

1. Organize o ambiente

Ninguém procura um imóvel bagunçado ou em más condições para investir, certo? É por isso que, antes de fazer os registros das áreas internas, você deve se certificar de que tudo — móveis, eletrodomésticos, acessórios — está organizado e no devido lugar.
Quanto menos elementos compondo o espaço, melhor. Sendo assim, procure esconder porta-retratos e objetos pessoais do proprietário. Também remova peças e itens que desvalorizam qualquer foto, como toalhas usadas, cestos de roupa e/ou de lixo.

2. Aproveite a iluminação

Aproveite o máximo da luz natural ou artificial antes de recorrer ao flash da câmera. Esse recurso muitas vezes piora a qualidade da foto, já que reflete a superfície de ambientes compostos por materiais brilhantes, como vidro, espelho, pastilhas e azulejos.
Dito isso, configure a câmera para balancear a luminosidade. Você pode regular alguns recursos, como obturador e diafragma. Em seguida, abra portas e janelas do imóvel para que a luz do sol ilumine e traga a sensação de amplitude. A luz artificial pode ser usada no momento de fotografar os cômodos fechados — com a finalidade de mostrar o estado das esquadrias.

3. Cuide do enquadramento

O bom enquadramento é fundamental para explorar cada ângulo do ambiente. Nesse sentido, procure deixar as perspectivas alinhadas, sem linhas convergentes que possam deformar a imagem. Também mantenha-se distante da área a ser fotografada.
Uma dica para facilitar é seguir a regra das 3 paredes. Ela consiste em enquadrar (horizontal ou verticalmente) três paredes ou o trio piso + parede + teto em uma mesma proporção. Nesse processo, é interessante fazer a foto na mesma altura do olhar de quem observa o cômodo ou a parte externa do imóvel.

4. Tire muitas fotos

Um site de imóveis repleto de imagens é muito mais atrativo para o público. Portanto, não economize na quantidade — 30 fotos por imóvel é uma boa média. Para não perder tempo, faça diversos registros no mesmo ambiente e, depois, selecione os melhores.
Na hora de montar a galeria, o ideal é que as imagens estejam dispostas na mesma ordem da visita. Assim, comece publicando as fotos feitas no ponto de acesso, seguindo para os registros dos cômodos da frente e finalizando com as áreas dos fundos.

5. Priorize a posição horizontal

A posição horizontal, também conhecida como paisagem, é a mais indicada para fazer fotos de imóveis. Ela amplia o campo de visão e permite que mais detalhes sejam incorporados à imagem. Além disso, fotos horizontais se encaixam melhor em páginas com limite de espaço e de armazenamento.

6. Ajuste o foco

Não há nada pior do que obter uma foto borrada depois de todo o trabalho para organizar o ambiente e adequar a luz. Para evitar o problema, ajuste o foco do equipamento antes de fazer o registro. Isso pode ser feito em alguns passos:

  • posicione-se em frente ao local a ser fotografado;
  • segure a câmera com firmeza, sem tremer;
  • aperte levemente o botão de disparo, antes de fazer o clique final;
  • em seguida, continue apertando o botão e finalize a foto.

Ao pressionar o botão até a metade, você faz com que a lente entre em processo de foco automático. O resultado é uma foto nítida e com melhor qualidade para apresentar aos clientes ou para anunciar na internet.
Viu como são dicas fáceis de incorporar no dia a dia? Para melhores resultados, recomendamos o uso de uma câmera profissional ou semiprofissional. Em últimos casos, você também pode investir em lentes adaptáveis para celular e, assim, garantir fotos de imóveis perfeitas.
Se gostou deste post, aproveite e compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas ou profissionais!