Menu
Dicas de Bairros / Dicas de Imóveis

Como escolher o melhor bairro para morar em São Paulo?

São Paulo

Primeiro de tudo, achar um lugar perfeito para ter uma casa ou um apartamento e viver bem com a família não é uma tarefa simples. Essa é uma equação que envolve diversos fatores e precisa atender às demandas, necessidades e expectativas de diversas personalidades diferentes. Porém, com algumas dicas, é possível escolher um bairro para morar em São Paulo.

Maior centro econômico brasileiro e um dos maiores do planeta, a terra da garoa, certamente tem uma imensa variedade de opções e esconde algumas regiões bastante interessantes.

Confira 6 dicas que preparamos para você tomar uma decisão assertiva na hora de escolher o melhor bairro para morar em São Paulo.

1. Determine o seu perfil como morador

O primeiro passo para escolher um bairro para morar em São Paulo, é definir qual é o seu perfil como morador. Isso é extremamente importante, pois reduz o leque de opções e direciona melhor a sua procura, uma atitude fundamental em para uma cidade tão grande e diversificada. Acima de tudo, vale lembrar que, com um mercado imobiliário tão valorizado, você não deve abrir brecha para erros: tenha paciência para achar a propriedade perfeita!

Um jovem casal no início da vida profissional, por exemplo, pode estar mais propenso a ver imóveis em regiões mais próximas das áreas centrais, que concentram a maioria das empresas e empreendimentos existentes, além de contarem com uma vida noturna mais diversificada e agitada. Quem tem filhos, por outro lado, deve priorizar paragens com uma maior vocação residencial e predominância de condomínios de casas e apartamentos.
Somente após responder essa questão é que será possível eleger os locais que realmente atendam ao que você deseja no momento e então refinar a sua busca, aumentando as chances de encontrar uma boa oportunidade.

2. Analise a existência de comércio

Uma boa variedade de comércio é muito importante para uma qualidade de vida satisfatória, e compreender se o bairro é atendido por esse tipo de serviço é essencial na hora de escolher. Analise se a região é estratégica e conta com a infraestrutura adequada, de forma que seja muito mais prática e conveniente para você e sua família.
É especialmente importante verificar a presença de supermercados, farmácias, padarias, shoppings, centros comerciais e escolas, pois eles vão diminuir a sua necessidade de deslocamentos. Para quem não abre mão da saúde, academias de ginástica, praças, parques e ciclovias são fundamentais.

3. Garanta escola e trabalho por perto

Os deslocamentos para o seu trabalho e do seu cônjuge devem entrar nessa equação, pois serão feitos em bases diárias. O mesmo vale para a escola dos seus filhos ou das faculdades, se for o caso. Por isso, estar próximo a esses locais pode economizar muitas horas de trânsito e reduzir bastante seu gasto com combustível.
O ideal é conciliar que ambos não estejam longe, mas se você tiver que escolher por ficar próximo apenas de um deles, eleja preferencialmente um bom colégio. Em linhas gerais, crianças passam muitos anos estudando na mesma instituição, enquanto os profissionais podem mudar de empresa com um pouco mais de frequência.

4. Visite o local em horários e dias diferentes

Visitar o local em dias e horários diferentes também pode ser de grande valia para escolher o melhor bairro para morar em São Paulo. Essa simples atitude pode livrá-lo de algumas furadas. Um lugar aprazível de dia, por exemplo, pode ser um tanto quanto perigoso durante a noite ou de madrugada.

Além de tudo, ir em horas distintas pode ajudar a verificar se a casa ou apartamento que você deseja viver recebe a incidência de luz do sol pela manhã ou à tarde, bem como verificar se os cômodos ficam muito escuros e não recebem iluminação natural. Ir até lá em um final de semana é outra boa ideia para ver os moradores e analisar se você se encaixa ou não no padrão local.

Aproveite para pedir opiniões e perguntar tudo aquilo que desejar, pois existem características que só os locais realmente conhecem. Procure compreender seus problemas, avalie se as reclamações estão dentro do seu perfil e busque informações sobre a criminalidade e outros tópicos que você julgar relevantes.

5. Avalie o transporte e as vias de acesso

Avaliar o transporte e as vias de acesso é outra dica indispensável para quem quer aprender como escolher o melhor bairro para morar em São Paulo. Antes de fazer a mudança, você precisa checar as informações sobre os meios públicos disponíveis e considerar como isso impactará no seu dia a dia.

Ainda que você pretenda se deslocar apenas no seu carro particular, um grande número de opções reduz o número de veículos circulando e ajuda a fazer com que as ruas fiquem menos congestionadas. Observe, sobretudo, a existência de estações de trem, de metrô e a presença de pontos de ônibus estrategicamente posicionados.

6. Fique de olho na segurança

Por fim, sabemos que a segurança é uma questão que precisa ser analisada com muito cuidado, pois muitas cidades brasileiras estão enfrentando sérios problemas para reduzir os seus índices de criminalidade. Como muita gente sabe, São Paulo não fica atrás nesse quesito, pois o enorme poderio financeiro e o fato de ser a capital econômica do país atrai bastante a presença de meliantes.

No entanto, é importante lembrar que existem diversas regiões que podem ser consideradas seguras e aprazíveis para os moradores. Por isso mesmo, uma boa pesquisa pode contribuir para entender ou não se você poderá viver com tranquilidade. Comece usando a internet a seu favor e procure notícias sobre eventuais crimes e veja também qual é o IDH (índice de desenvolvimento humano) do lugar.

CONFIRA TODOS OS IMÓVEIS QUE TEMOS NA CIDADE DE SÃO PAULO.

Depois, quando estiver por lá, observe se existe um bom número de delegacias ou postos policiais nas imediações e veja se as rondas com carros oficiais são frequentes. Até mesmo um papo descontraído com um policial pode revelar como é o ambiente por ali e como as coisas andam nas redondezas.
E agora, descobriu como escolher um bairro para morar em São Paulo? Achou este conteúdo relevante e gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo nas redes sociais!