Menu
Carreira

Dia do Corretor de Imóveis é em 27 de agosto

As grandes cidades foram se modernizando e o corretor de imóveis se tornou fundamental para o desenvolvimento do mercado.

Encarregado de ser mediador das negociações para quem procura um imóvel, o corretor de imóveis comemora no dia 27 de agosto, o Dia do Corretor de Imóveis. A data é comemorada neste dia, pois marcou o começo da regulamentação da profissão no Brasil, há mais de 50 anos.
+Corretor de imóveis – entenda como essa profissão nasceu no Brasil

No Brasil

A história dos corretores de imóveis está muito ligada a história do Brasil. Na época colonial do país, muitos fazendeiros procuravam outras terras para construir suas propriedades. Então eles procuravam terrenos ou casas que já estivessem prontas para dali construírem mais fazendas. Naqueles tempos, o processo para compra e venda de propriedades eram muito burocrático e muitas cidades pequenas se desenvolviam e se tornavam grandes.
A partir desse momento da nossa história que nasceram as pessoas que cuidavam da parte de negócios imobiliários, divulgando a venda de seus imóveis com cartazes por toda a cidade. Exatamente aí que os corretores de imóveis surgiram.
+Corretor de imóveis iniciante: dicas para o começo da carreira
Hoje em dia, são mais de 5 mil profissionais registrados em todo o país, comemorando o Dia do Corretor de Imóveis.

Símbolo do corretor de imóveis

Dia dos corretores de imóveis

O colibri é o símbolo dos corretores de imóveis.

O que simboliza a profissão de corretor de imóveis é o pássaro colibri. A escolha desse símbolo se deu porque o COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis), encomendou uma pesquisa para saber qual o animal que melhor representaria a classe. O colibri ganhou, pois o corretor como agente intermediário na compra e venda de imóveis é parecido com o colibri que é, por excelência, um intermediário entre duas fases de um processo de enriquecimento da natureza, isto é, a transformação da flor em fruto pela polinização realizada em grande parte pelo pássaro em sua visitação constante à procura do néctar. Incrível, não é?

Primeiro corretor de imóveis do Brasil

Segundo o livro “Seleta do Agenciador Imobiliário”, escrito por Gildásio Lopes Pereira, em 1985, um homem chamado Antônio Mariano de Arantes Costa foi a primeira pessoa a negociar casas no país. Confira o trecho em que conta um pouco dessa história:

“O Rio de Janeiro era um pequeno burgo de ruas estreitas, cobertas de mato e iluminadas a candieiro de óleo de baleia. Mal podia acolher a Família Real. Quando a numerosa caravana ali chegou, viu-se que não havia moradia para ela. Então, o próprio Príncipe-Regente mandou requisitar as casas de residência dos habitantes da cidade.

Enxotava os moradores e mandava pintar as fachadas das casas as letras maiúsculas ‘PR’ (Príncipe Real) que os despejados traduziam como ‘Ponha-se na Rua’, ou ‘Prédio Roubado’. A revolta popular foi tão grande que muitos portugueses recusaram a moradia tomada dos locais e se propuseram a indenizá-los particularmente. Foi entãoque surgiu um cidadão muito atilado, que passou a intermediar as negociações: ANTÔNIO ARMANDO MARIANO DE ARANTES COSTA. Foi, de fato, o PRIMEIRO CORRETOR DE IMÓVEIS DO BRASIL”.
+Benefícios de trabalhar com corretor de imóveis autônomo
27 de agosto, Dia do Corretor de Imóveis. Parabéns para os profissionais que ajudam as pessoas realizarem sonhos.

Sobre o autor

Trabalhando no desenvolvimento e implementação de inovações e tecnologia junto ao mercado imobiliário. Co-Founder da empresa Loopimoveis.com, uns dos portais imobiliários que mais cresceu nos últimos anos.