O que você acha de ter um teto colorido?
Quando falamos em pintar a casa, é comum associarmos à ideia de paredes coloridas ou até mesmo pensarmos em móveis e objetos de decoração diferentes e coloridos. O teto, por sua vez, raramente recebe a mesma atenção.
Porém, com a tendência dos espaços cada vez mais reduzidos, arquitetos e decoradores já recomendam um olhar diferente para o teto. E não é à toa, afinal, se as cores são uma ótima saída para escapar da rotina, por que com o teto seria diferente?
Quem quiser apostar na novidade, confira algumas dicas:
A escolha dos contrastes
Se o teto escolhido irá receber uma cor mais forte, utilize nas paredes do ambiente tons mais neutros e pastéis. O contrário também é válido: se as paredes terão uma cor mais chamativa, mantenha o teto com uma tonalidade neutra.
Além de modernidade, essa combinação nos contrastes pode dar diferentes efeitos: se o local a ser pintado for pequeno, pintar o teto com uma cor mais forte passa a sensação de ser menor ainda. Caso o cômodo seja maior, cores mais fortes e alegres são recomendadas.
Combinação de móveis e objetos
É importante pensar no ambiente como um todo, portanto para escolher a cor ideal para o teto, tenha em mente quais serão os objetos, mobiliário e iluminação que formarão a composição do espaço desejado. Harmonia é fundamental para manter o ambiente aconchegante.
Veja a transformação de alguns ambientes que optaram por deixar o teto diferente:
O teto verde nessa cozinha remete ao frescor e à saúde, e harmoniza com os móveis brancos e louça prata.
Esse teto roxo é um charme – um pequeno detalhe que quebrou a seriedade do ambiente e deu uma cara completamente diferente.
Mesmo em cores diferentes, o teto e as paredes em tons pastéis mantiveram a harmonia, e a combinação deixou esse quarto com cara de aconchego.
Sensação de tranquilidade com esse teto remetendo ao céu e as almofadas em tons terrosos.