Dando continuidade ao tema, após a reforma do quartinho do bebê, sinal verde para os próximos passos, a escolha do berço e colchão ideal:
A escolha do berço
Quando finalizamos o projeto executivo do quarto do bebê, temos uma noção de quando podemos começar a preparar o ambiente comprando as peças do mobiliário e de decoração.
Vamos começar pelo mais importante na decoração do quartinho que é a escolha do berço. O berço é o local dos melhores sonhos, do início do desenvolvimento do seu bebê e onde ele passará grande parte do seu tempo, pois dorme bastante, é o primeiro a acolher o seu bebê fora da sua barriga. Por se tratar de uma peça importante à segurança do seu bebê, surgiu uma regulamentação INMETRO sob a portaria 53 de 1/02/2016 que determina que o berço deve ser fabricado, importado e comercializado, de forma a não oferecer riscos que comprometam a segurança da criança.
Diz também que berços infantis disponibilizados no mercado nacional, incluindo os fabricados sob medida em marcenarias, compreendendo também os berços dobráveis, conversíveis, de balanço e de movimento pendular, devem seguir os requisitos do regulamento aprovado para evitar quedas, sufocamentos, acidentes e mortes. Portanto ao comprar o berço do seu baby exija a certificação INMETRO, deve haver um selinho na peça e menção desta certificação na nota fiscal.
Confira o regulamento completo para berços infantis no link a seguir “Perguntas frequentes – Inmetro”
O modelo do colchão
Um bom berço e colchão é fundamental para o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Não é indicado comprar colchões usados ou de mola, opte por colchões anti-ácaro com espuma de densidade apropriada ao uso até 3 anos de idade. Para proteger o colchão, utilize o forro impermeável que possa ser lavado na máquina. Antes ou durante a chegada do bebê, aproveite para arejar o colchão sob luz solar e aspire-o com um aspirador de pó.
No próximo post vou falar sobre a necessidade de prescrever uma decoração prática e usando de bom senso e responsabilidade para evitar causadores de alergias ao seu bebê e a toda família que vai conviver com ele, até lá.