Menu
Decoração / Organização / Reforma

Dia das crianças 2021: 8 dicas para montar um lindo quarto infantil em casa

O Dia das Crianças 2021 está se aproximando. Com isso, os nossos pensamentos focam no melhor presente para os nossos pequenos, não é verdade? Afinal, queremos sempre acertar nessa escolha.

Mas e se dessa vez o presente fosse um quarto infantil completo? Um ambiente da casa totalmente dedicado às crianças.

Pensando nessa ideia, trouxemos este post para te ajudar a planejar este cantinho. Assim, você vai encontrar dicas de decoração com segurança, e organização planejada tanto para as brincadeiras, quanto para os estudos, e claro, para o descanso também. Portanto, acompanhe a leitura e confira!

Como montar um quarto para as crianças

O quarto de uma criança deve ser planejado, pensando principalmente no seu desenvolvimento e bem estar. Dessa forma, ela se sentirá segura para explorar novos conhecimentos, em um ambiente com o qual se identifica e se sente bem. Veja o que fazer para acertar no projeto:

  1. Bom aproveitamento do ambiente

Caso o quarto infantil vá ser feito do zero, escolher um cômodo da casa no qual ele será feito é o primeiro passo do processo. Mas se for uma reforma, é igualmente importante explorar bem todo o ambiente.

Para isso, saber o tamanho da metragem do quarto é fundamental para projetar o melhor layout. Pois assim, você pode fazer móveis planejados e aproveitar cada espaço disponível. Além disso, se o quarto for pequeno e houver necessidade, é possível otimizar o espaço com bicama ou beliche, por exemplo.

Não se esqueça de pensar cuidadosamente nos espaços dedicados às brincadeiras e aos estudos. O ideal é que eles fiquem dispostos separadamente.

Outro ponto importante é analisar se o ambiente precisa de reparos, como forro de gesso, alteração nas tomadas, se as paredes estão em boas condições para receber pintura, etc. 

  1. As cores dão vida ao quarto

Para acertar nesse presente de Dia das Crianças 2021, é preciso escolher as cores ideias para pintar o quarto infantil. E embora essa seja uma escolha de gosto bastante pessoal, algumas dicas são certeiras. 

A maior delas é apostar em tons neutros para as paredes, e em detalhes vibrantes na decoração. Isso porque as cores neutras e atemporais são ideais para acompanhar o crescimento das crianças. Sem falar que também tornam a decoração mais flexível para alterar com o passar do tempo, pois basta mexer nos detalhes.

Outras boas escolhas são fazer uma das paredes com pintura lúdica, ou papel de parede, e apostar em cores também nos móveis, que podem deixar o quarto ainda mais bonito e divertido.

Levar em consideração o temperamento da criança também é importante na hora de escolher as cores do quarto. Pois assim é possível apostar em tons que tragam calma, conforto, entre outras sensações que farão bem para os pequenos.

  1. Atenção na escolha dos móveis

Na hora de escolher os móveis para quarto infantil, além de filtrar pela beleza, também é fundamental atentar-se aos pontos de segurança. 

Assim sendo, priorize os móveis resistentes e com bom acabamento, que não tenham quinas pontiagudas, por exemplo, porque elas podem machucar os pequenos. Gavetas com travas também podem ser uma boa opção para crianças menores, pois se tornam mais seguras.

Lembrando que na distribuição dos móveis, é muito importante deixá-los longe da janela, que também deve ser telada para evitar qualquer acidente.

Além disso, outros detalhes tornam o ambiente ainda mais seguro para as crianças, como espelho resistente e porta sem tranca por dentro.

  1. Estilo da cama

 Atualmente, não faltam opções de diferentes estilos de cama para criança, não é mesmo? Tem cama que parece uma cabana, outras com escorregador, cama montessoriana, e as já tradicionais beliches ou bicamas.

Escolher a mais adequada para a fase do seu filho é muito importante, pois ela será o local de repouso e descanso da criança. No caso das bicamas e beliches, são boas escolhas para quarto compartilhado, ou para receber amigos para dormir em casa.

  1. Tipos de Iluminação

Também é preciso prestar bastante atenção na iluminação do quarto. Para isso, as lâmpadas dimerizadas (com luz ajustável), são uma boa opção, pois podem ser ajustadas conforme a necessidade.

O abajur também é uma opção para atender aos chamados noturnos, por exemplo.

  1. Abuse dos organizadores

Os organizadores são aliados indispensáveis nos quartos das crianças. Afinal, este cômodo também se torna um quarto de brinquedos, não é mesmo?

Sejam eles prateleiras, nichos, estantes, cestos ou baús, esses itens ajudam na organização dos brinquedos e demais itens também, como livros infantis.

Portanto, nesse presentão de Dia das Crianças 2021, não deixe de fora várias opções de organizadores para os pequenos se responsabilizar pela arrumação da bagunça.

  1. Soluções a longo prazo

As crianças crescem num piscar de olhos. Por isso, investir em soluções de longo prazo é uma das melhores opções para decorar um quarto infantil. 

Assim sendo, opte por móveis dois em um que possam ser usados quando a criança crescer. Como, por exemplo, uma cômoda pode se tornar uma escrivaninha quando chegar a fase dos estudos. 

Contar com a ajuda de arquitetos nesta hora pode ser fundamental para encontrar as melhores soluções para o seu espaço e as suas necessidades. 

  1. Não deixe de lado a personalidade da criança

Toda criança tem a sua própria personalidade, que deve ser respeitada. E ao projetar um quarto para ela como presente de Dia das Crianças 2021, isso não é diferente.

Os gostos da criança não só podem, como devem ser explorados na decoração. Música, esportes, dança, animais, e mais uma infinidade de opções podem compor esse cantinho que é todo dedicado a ela.

Nessa hora, muitos pais tendem a escolher algum tema do qual são fãs, mas é importante lembrar que o quarto é da criança, e o que importa é o que ela gosta.

E então, gostou dessa ideia de presente de Dia das Crianças? Sem dúvidas, é um presentão inesquecível! Agora confira mais dicas para montar outros cômodos da casa, navegando pelo blog.
Nos siga nas redes sociais para ver mais dicas de decoração em nosso Instagram, Facebook e LinkedIn.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta