Menu
Dicas para a sua casa / Reforma

Como aplicar a manta asfáltica na sua casa?

A manta asfáltica, um dos materiais mais utilizados para impermeabilização, foi desenvolvida na década de 1970 e até os dias de hoje faz sucesso. Muito usada em lajes e telhados, para evitar ações da água.

 

Porém, para que a manta asfáltica seja realmente boa, é preciso prestar atenção à aplicação e também que irá fazer.

 

O primeiro passo, é contratar profissionais especializados para realizar o trabalho, já que o risco de falhas é grande, caso todos os cuidados não sejam tomados. 

 

As informações que dizem respeito à colocação da manta asfáltica, geralmente, vem dos fabricantes nas etiquetas personalizadas, por isso toda atenção é essencial nesse momento.

 

Os passos da aplicação

Várias questões são levadas em consideração para que a aplicação da manta asfáltica seja bem sucedida e proporcione a impermeabilização ideal para no local desejado. Por isso, atenção aos detalhes e ao passo a passo para a aplicação.

 

Primeiro – regularização

 A limpeza do lugar em que a manta asfáltica vai ser colocada precisa ser feita, e caso o local seja extremamente grande, uma bomba centrífuga, a qual é utilizada para transferência de grandes volumes de água, pode ser uma boa solução.

 

É importante também, analisar se no local de aplicação da manta asfáltica existem elementos que podem interferir na impermeabilização, se sim, é preciso eliminá-los.

 

Uma atenção especial precisa ser dada para os ralos e também canos presentes no local, realizando os arredondamentos e rebaixamentos necessários.

 

Segundo – Primer

Toda a região que vai receber a manta asfáltica para impermeabilização do ambiente, precisa receber uma camada de primer, para que o processo tenha eficiência.

 

Esse material consiste em uma pintura com base asfáltica, mas para conseguir eficiência na aplicação do primer, é preciso que o local esteja totalmente seco. 

 

O material é aplicado no ambiente com um rolo de lã ou então com uma brocha e pode ser feito em uma única mão, sem a necessidade de várias passadas, já que seu papel é apenas proporcionar uma base.

 

Depois da aplicação do material, é preciso esperar um tempo de 24 horas para então colocar a manta asfáltica.

 

Terceiro – Aplicação da manta asfáltica

É necessário realizar uma análise de elementos que podem de alguma forma, interferir na impermeabilização proporcionada pela manta asfáltica, como por exemplo, afastamento ideal de dutos sobre as paredes. 

 

Como a manta asfáltica é aplicada com o auxílio de um maçarico, é preciso tomar cuidado para que as chamas não fiquem por muito tempo em contato com a base da manta, para que o véu não seja violado e o material danificado. 

 

Para a aplicação, é preciso desenrolar a manta no sentido mais baixo para o mais alto. Ao final, é necessário desenrolar outra e realizar uma sobreposição.

 

Os tipos de manta asfáltica

Depois de entender sobre a aplicação desse material, é importante conhecer os modelos existentes. Há a manta asfáltica de alumínio, de poliéster, aderida, flutuante e também ardosiada. 

 

A opção da que mais funciona com o seu tipo de necessidade, pode ser analisada juntamente com um profissional. Não deixe de se informar e ter a impermeabilização ideal para a sua casa.