Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis

Qual é a hora certa para comprar um imóvel?

A decisão pela compra de um imóvel requer uma análise cuidadosa de todos os fatores que o negócio envolve. Afinal, estamos falando de uma aquisição de alto valor e que exerce grande influência sobre o patrimônio do comprador — e também sobre a qualidade de vida de quem vai utilizar o imóvel. Além disso, existem questões financeiras e econômicas que vão definir o momento mais apropriado para a realização da compra.

Neste post, vamos analisar os pontos que são importantes para definir a hora certa para comprar um imóvel. Confira!

Motivação e disponibilidade de dinheiro

O momento mais propício para a compra de um imóvel é definido pela combinação de vários fatores. Alguns são de cunho pessoal, enquanto outros estão relacionados à situação econômica do país.

Com relação aos fatores pessoais, o motivo da compra e a disponibilidade de dinheiro estão entre os principais. Afinal, existem situações que permitem que uma compra possa ser adiada até um momento mais propício. E outras que exigem uma decisão mais urgente. Da mesma forma, há épocas de mais folga no orçamento. Que são completamente distintas daquelas quando o dinheiro é suficiente somente para pagar as contas do mês.

Considerando a motivação, um casal que esteja planejando um casamento para daqui a dois anos pode ficar mais tranquilo com relação a essa decisão. Por sua vez, uma família que percebe que o valor do aluguel que paga pela moradia não contribui para a formação de um patrimônio deve considerar a compra do primeiro imóvel uma necessidade mais urgente.

Por outro lado, em qualquer situação, é preciso ter o entendimento da quantidade de dinheiro que há disponível para fechar negócio. Como veremos adiante, esse aspecto é muito importante. Considerando que quanto mais dinheiro um comprador tem em mãos, melhores serão as condições de negociação que ele encontrará no mercado.

Oportunidades

As oportunidades que se apresentam em dado momento constituem outro aspecto que precisa ser considerado. Eventualmente, podem surgir ofertas de boa qualidade por preços aquém daqueles que são normalmente praticados e que merecem especial atenção.

Nesse ponto, por exemplo, vale a pena considerar os imóveis que são ofertados por preços atrativos, em quantidade limitada, e que estão em regiões com boas perspectivas de valorização.

Como essas ofertas não permanecerão disponíveis por tempo indeterminado, deve-se aproveitar essas oportunidades o mais rapidamente possível.

Situação econômica do país

Os fatores relacionados à economia nacional exercem influência sobre todos os segmentos de mercado, inclusive — e com grande intensidade — sobre o imobiliário. O setor que passou por transformações significativas nos últimos 2 anos.

Vale ressaltar que, visando a controlar a economia, o Banco Central adotou uma série de medidas que causou forte retração dos negócios com imóveis. Afinal, em decorrência dessas medidas, as taxas de juros dos empréstimos bancários se tornaram altíssimas. Ao mesmo tempo em que as regras para a concessão de crédito imobiliário ficaram mais rígidas. Com isso, um número menor de compradores de imóveis passou a recorrer aos bancos em busca de empréstimos.

Com menos recurso de financiamento, a demanda por imóveis também se tornou menor. O que fez com que o mercado imobiliário desacelerasse, causando a estagnação dos preços. Para compensar o momento de retração, os vendedores de imóveis se tornaram mais flexíveis nas negociações e mais dispostos a ouvir propostas.

Em outras palavras, a situação de momento se tornou mais favorável para quem deseja comprar um imóvel.

Para quem pode pagar à vista

Em qualquer época, quem tem dinheiro para pagar à vista, tem um poder de negociação muito maior do que quem precisa parcelar a compra. E essa característica se torna ainda mais vantajosa em períodos de crise.

Sendo assim, quem está na situação de poder pagar à vista tem condições de negociar descontos e outras vantagens com os vendedores, aproveitando o momento em que o mercado está desacelerado.

Quem depende de financiamento

Por outro lado, quem depende de obter crédito para adquirir um imóvel deve considerar as altas taxas de juros que estão sendo praticadas pelo mercado. Os indicativos são de que o crédito deve baratear nos próximos meses. Seguindo a tendência de redução da Taxa Selic que vem sendo praticada pelo Banco Central desde novembro do ano passado.

Contudo, não é de se esperar uma redução muito consistente no curto prazo. O que torna os financiamentos bancários uma solução que deve ser vista com muito cuidado por quem está pensando nela.

Uma alternativa seria a aquisição de uma cota de consórcio imobiliário, que pode ser interessante, uma vez que as administradoras não cobram juros nessa modalidade de crédito. Outra opção seria acumular dinheiro suficiente para dar uma boa entrada ou para fazer um pagamento à vista. Mas isso só vale para quem tem disciplina suficiente para guardar dinheiro e não cede às tentações de gastar com outras finalidades menores, como trocar o carro ou fazer uma viagem.

Vale dizer que quem preferir investir o dinheiro encontrará ótimas opções no momento. Todavia, é preciso ter muita atenção para os riscos que cada uma delas oferece.

Passos para encontrar a hora certa para comprar um imóvel

Como vimos, estamos vivendo um momento da economia brasileira que colocou o mercado imobiliário em uma posição de ofertante. O que favorece o comprador. Sendo assim, considerando aquelas questões pessoais vistas anteriormente, que dizem respeito aos seus motivos e à disponibilidade de orçamento para a compra de um imóvel. Essa pode ser a hora certa para esse tipo de negócio.

Contudo, não se deixe levar pela empolgação do momento. E não dispense um planejamento criterioso, que considere todos os aspectos que as negociações de alto valor incluem.

Sendo assim, levando em conta as suas necessidades, os seus desejos e a sua disponibilidade financeira, defina o tipo de imóvel e a localização que ele deve ter. Em seguida, faça uma pesquisa criteriosa, avaliando todas as ofertas existentes.

Nesse momento, tenha em mente que nem sempre o mais barato é mais vantajoso. Da mesma forma que o mais caro nem sempre tem a melhor qualidade. Afinal, um imóvel mais barato pode incluir problemas consideráveis, que custariam muito para serem consertados, enquanto um imóvel mais caro pode simplesmente estar fora do preço.

Ao mesmo tempo, podem surgir ofertas interessantes de imóveis que pedem uma pequena reforma, mas que podem valer a pena no final das contas. Ou de imóveis com preços mais elevados que oferecem vantagens compensadoras.

Por fim, com tantas variáveis que precisam ser vistas, vale ressaltar que a assistência de um profissional do mercado imobiliário pode tornar todo esse processo mais fácil e seguro.

Se você ficou com alguma dúvida, ainda não sabe se é a hora certa para comprar um imóvel. Se quer dar a sua opinião ou deseja saber mais sobre o mercado imobiliário, deixe um comentário! Estamos a postos para poder ajudar você no que for preciso!