Menu
Dicas de Aluguel / Dicas de Imóveis

Vale a pena alugar um imóvel diretamente com o proprietário?

Alugar um imóvel é sempre um grande passo na vida. A mudança de ares, as novas possibilidades, e até os novos vizinhos proporcionarão experiências únicas! Agora, já pensou em alugar um imóvel diretamente com o proprietário?

Sim, é possível fazer isso! Essa é uma modalidade de aluguel que vem com suas vantagens e desvantagens para ambos os lados. Aliás, algumas delas serão listadas nesta postagem. Com esse texto será possível:

-? Ficar mais atento aos pontos importantes desse tipo de aluguel
-? Saber as vantagens e desvantagens desse tipo de negócio

Motivação – Por que algumas pessoas preferem negociar direto com o proprietário?

Os motivos para esse tipo de negociação são inúmeros. Um dos mais comuns é pelo custo. Não é novidade que a locação de um imóvel exige uma série de documentos e processos, o que gera algumas taxas. Na negociação direta, o processo todo se torna mais barato.

Outro motivo que geralmente resulta na insatisfação de quem vai alugar é a quantidade de documentos solicitados. A burocracia que existe em todo o processo faz com que muitos optem por negociar diretamente com o dono do imóvel.

Porém, todos esses processos são feitos para assegurar que ambas as partes estejam seguras. Afinal, todo tipo de transação comercial possui riscos.

Riscos – Conheça algumas das desvantagens do aluguel direto com o proprietário

Em toda a transação comercial existem pontos importantes a serem considerados. O primeiro deles diz respeito a um instrumento essencial: o contrato de locação do imóvel. Nele, é que são disponibilizadas as clausulas e é firmado o acordo de ambas as partes.

Um contrato mal redigido, ou que não tenha passado pela revisão de alguém já experiente no assunto pode causas problemas. Tanto para o locatário quanto para o locador, assim, é essencial estar ciente de tudo que está no contrato, para que nenhuma parte seja prejudicada.

Outro tipo de problema é o risco de golpes. Qualquer um dos lados está sujeito a esse tipo de risco, e a melhor maneira de resolvê-lo é através de um contrato bem feito. Portanto, é aconselhável que se opte por profissionais experientes para auxiliar em todo o processo.

É comum durante o cumprimento do contrato, que surjam problemas com o imóvel. Com isso, é possível que a relação comercial passe por alguns atritos, o que pode desgastar o vínculo entre o locatário e o locador.

Esse tipo de atrito, aliás, pode ocorrer em diversos outros pontos da relação comercial. Alguns bons exemplos são possíveis discordâncias com a manutenção do imóvel, ou mesmo a dificuldade de definir o valor do aluguel.

O que prestar atenção para fechar um contrato direto com o proprietário

Fechar o negócio diretamente com o proprietário pode exigir mais do que os olhos podem ver no primeiro momento. Todos os pontos listados acima são pontos chave na hora de fechar um contrato de locação. 

O contrato, aliás, é o principal deles, portanto, sempre preste atenção a esse documento. Esteja atento as datas de início e fim da locação, aos valores mensais, o índice e a periodicidade de reajustes e até as taxas a serem pagas.

Também, não se esqueça de garantir que o documento preveja outros tipos de situações, como: inadimplência, desistência do contrato ou até deterioração do imóvel. Tenha em mente que o contrato é protegido pela Lei do Inquilinato, ou seja, o inquilino deve saber de seus deveres no cumprimento daquele contrato.

Fique atento ao documento de vistoria e aos detalhes do imóvel antes de aceitar o contrato. Nessa vistoria deve estar listado o estado de conservação da pintura, vidros e janelas, azulejos, revestimentos, torneiras, chuveiros, pontos de vazamentos entre outros.

Por fim, é preciso incluir as garantias locatícias no contrato. Ou seja, uma das garantias listadas na lei do inquilinato, que podem ser a de fiador, depósito caução ou até título de capitalização. 

São diversos detalhes que devem ser checados antes de alugar diretamente com o proprietário. É possível fazê-lo, contudo, é recomendável que tudo passe pelas mãos de um profissional do setor imobiliário.

Afinal, a capacitação e a vivência dentro do mercado imobiliário podem trazer a ambas as partes, uma maior segurança na hora de fazer negócio.

Saiba por que não se deve economizar com uma consultoria de qualidade

Já ficaram claros todos os eventuais problemas que a economia com uma consultoria profissional pode gerar. Existem muitos pontos positivos a serem considerados na hora de alugar um imóvel e contar com profissionais do ramo.

Alguns deles são:

# Supervisão Estrutural: É importante analisar a estrutura do imóvel antes de aderir a um contrato de locação. Para tal, é preciso uma visão apurada e independente para observar com calma e cautela a estrutura do local.

É nessa hora que um corretor ou especialista de uma corretora pode ajudar. Um bom exemplo são as infiltrações. Algumas vezes elas só aparecem na época de fortes chuvas. Contudo, se o imóvel já tem um histórico de infiltrações, é possível que a imobiliária já saiba.

# Contrato Seguro: Já foram listados alguns pontos importantes sobre o contrato. É nele que são registradas formas de pagamentos, reajustes, prazos contratuais, multas entre outras informações fundamentais para segurança de ambas as partes.

Portanto, é de extrema importância que locador e locatário saibam suas obrigações junto ao contrato e que ele seja feito de acordo com as normas da lei. Imobiliárias possuem equipes especializadas para garantir que tudo corra bem com a resolução dos contratos.

# Agilidade na Solução de problemas: Outra vantagem que um contrato direto com o proprietário não pode proporcionar é a agilidade na solução de problemas. É comum que o aluguel seja apenas uma renda extra para o dono do imóvel. Assim, esse proprietário não tem tempo para gastar com a solução de problemas que podem surgir a qualquer hora.

Uma imobiliária, por outro lado, possui uma equipe especializada e à disposição para analisar o caso e acelerar todo o processo de solução. Também, é comum que qualquer dúvida de ambas as partes, possa ser resolvida por essa equipe. 

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta