Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis / Mercado Imobiliário

Apartamento studio: uma opção para quem não abre mão de praticidade

studio - AoCubo

Compacto, com localização estratégica e com muitas opções de serviços e lazer no condomínio, os apartamentos tipo studio seguem como uma grande tendência no mercado imobiliário.

Ideal para quem mora sozinho ou para casais, esse estilo de imóvel chama a atenção principalmente daquelas pessoas que valorizam a praticidade no dia a dia. Além disso, também é uma boa escolha para um estilo de vida minimalista e que oferece um bom custo-benefício.

Portanto, se você está  em  dúvida sobre esse investimento e quer saber se um apartamento studio vale a pena para você, acompanhe a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é um apartamento studio?

De modo geral, os apartamentos tipo studio têm entre 20 e 40 m². Sua planta é caracterizada por um único ambiente com cozinha, dormitório e sala integrados, tendo apenas o banheiro separado por paredes. Ainda podem ou não ter uma varanda pequena, que proporciona uma sensação de amplitude.

Também são os apartamentos mais procurados por jovens que buscam independência, casais sem filhos, idosos que desejam uma rotina mais prática, investidores que querem lucrar com aluguel, ou até mesmo por quem deseja rentabilidade com hospedagens de temporadas.

Outra característica dos apartamentos studios é a sua localização em áreas privilegiadas nos centros urbanos, próximas a estações de metrô/trem ou importantes vias públicas. Por isso, também é comum que não possuam vagas de garagem. Mas, por outro lado, eles se tornam boas escolhas para morar perto do trabalho ou da faculdade, por exemplo.

Como forma de  compensar as plantas reduzidas, os condomínios com apartamento studio contam com uma ampla oferta de áreas de lazer e serviço, com alguns diferenciais do que costumamos ver em apartamentos comuns. Olha só:

  • Áreas de lazer

Piscina, quadra esportiva, salão de jogos e playground são itens encontrados na maioria dos condomínios. Mas um diferencial para quem decide morar em um studio, é poder contar também com o rock garage, por exemplo. 

Esse é um espaço para tocar instrumentos à vontade, sem se preocupar com o barulho. Não é demais? Quem sabe dá até para montar uma banda de sucesso com seus vizinhos!

Além disso, espaço pet e gazebo também são áreas comuns frequentemente oferecidas nesse tipo de condomínio, permitindo boas oportunidades para interagir com outros moradores.

  • Áreas para confraternização

Como um studio é pequeno, pode ser  difícil organizar uma confraternização dentro de casa. Mas devido  à  churrasqueira, espaço gourmet e salão de festas do condomínio é possível sim chamar seus convidados para encontros e comemorações.

Em alguns prédios esses espaços podem ficar localizados no rooftop, o que proporciona uma vista incrível da cidade!

  • Áreas para saúde e bem-estar

Já que apartamento studio é sinônimo de praticidade, também não poderiam faltar áreas no condomínio para que você possa se cuidar, não é verdade? 

Assim sendo, é comum que esse conceito de moradia conte com academia e até área de pilates/yoga à disposição nas áreas compartilhadas.

  • Áreas de praticidade

Para completar, é claro, não poderiam faltar as tendências do mercado imobiliário que estão em alta: espaço coworking, área dedicada à entrega de delivery, e tomada para carro elétrico nos edifícios que contam com vagas de garagem.

Além dessas, a lavanderia compartilhada também é muito comum para quem escolhe morar em apartamento studio, já que esse cômodo não está incluido na planta.

Todas as características desse tipo de apartamento são bem interessantes. Mas que tal nos aprofundarmos nos prós e contras do studio? Veja a seguir alguns pontos de destaque nessa avaliação.

As principais vantagens deste tipo de apartamento

Sabe aquelas faxinas que duram um dia inteiro? Então, em um apartamento studio isso não acontece! Isso porque, por ser um apartamento pequeno, demanda menor esforço para limpá-lo. E, por isso, a praticidade é a grande vantagem apontada nesse tipo de planta. 

O apartamento studio também vale a pena devido ao seu custo-benefício. Como possui  metragem reduzida, geralmente conta com um valor atrativo, além disso, o gasto com mobília e decoração, condomínio e IPTU também são menores, comparados a apartamentos maiores. 

Vale dizer também que sua localização em regiões centrais permite economizar em transporte, por exemplo. Uma vez que é possível, caso você tenha sua magrela, se mover pelas ciclovias da cidade, e não é necessário gastar com combustível ou transporte público. 

Outro ponto positivo é a valorização do apartamento studio ao longo do tempo. Devido a manutenção fácil, eles também são práticos para reformar, em casos de necessidade, e se conservam muito bem, garantindo um retorno financeiro para seus investidores. 

As principais desvantagens do apartamento studio

Como nada é perfeito, o apartamento studio também tem seu lado negativo, que deve ser avaliado antes de adquirir esse tipo de imóvel.

Se você pretende aumentar a família a curto ou médio prazo, pode não ser a opção ideal, já que o apartamento não possui área para criação de outro quarto

E falando nisso, como todos os ambientes são integrados, é possível que sinta falta de privacidade quando compartilha uma planta desse estilo com o companheiro (a), por exemplo.

Outro ponto contra o apartamento studio é que, nem sempre a churrasqueira ou salão de festas estará disponível na data que você desejar fazer uma confraternização. Portanto, fica mais difícil reunir a família e os amigos quando quiser.

Embora tenha um custo-benefício interessante para esse estilo de vida mais agitado nas áreas mais centrais da cidade, é possível encontrar apartamentos maiores com o mesmo valor ou ainda mais baratos em regiões um pouco mais afastadas

Agora que você conheceu melhor o tipo de apartamento studio, com seus prós e contras, acha que é a opção ideal de imóvel para você? Conta pra gente!

Não deixe também de conferir aqui no blog da AoCubo, mais conteúdos como este para te ajudar com diversas questões sobre o mercado imobiliário para tomar a melhor decisão sobre seu futuro lar..  
E não esquece de nos seguir nas redes sociais para ver mais estilos de imóveis para comprar no nosso Instagram, Facebook e LinkedIn.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta