Menu
Dicas de Aluguel / Dicas de Compra

Comprar ou alugar imóvel: saiba as diferenças e qual a melhor opção!

studio-aocubo

Uma das principais dúvidas que surge na hora de encontrar um lar, é se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. Contudo, a resposta para essa questão varia de acordo com o perfil de cada pessoa e família, já que ambas opções têm pontos positivos e negativos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a entender melhor cada tipo de negociação. Assim você saberá escolher a melhor para o seu bolso e estilo de vida. Confira!

Os prós e contras ao comprar ou alugar um imóvel 

Para muitas pessoas, ter a casa própria é fundamental. Por isso, veja a seguir a parte boa e ruim de fazer essa escolha:

Vantagens de comprar um imóvel

  • A casa é sua! 

Ao se tornar proprietário do imóvel, não existe preocupação com prazo de contrato, aumento no valor mensal do aluguel, nem da possível mudança obrigatória. Além disso, por ser a sua casa, você pode reformar, decorar e redecorar como e quantas vezes quiser. 

Devido a ser um grande investimento em patrimônio próprio, essa escolha é sempre pelo imóvel mais adequado para a sua família e planos a médio e longo prazo. Por isso, é a moradia ideal para criar raízes. 

  • Valorização do imóvel

Por falar em grande investimento, a valorização do imóvel é outro ponto positivo quando se decide por comprar um. A localização, preservação, idade, entre outros quesitos, são importantes para essa alta. Dessa forma, caso um dia você queira vendê-lo, tem chances de conseguir lucro na negociação.

  • Poder de decisão

Outra vantagem de comprar imóvel é ter voz ativa em decisões importantes, como em reuniões de condomínio, por exemplo. Como proprietário, você pode participar de votações para melhorias e demais mudanças, sendo a favor ou contra elas. Sua opinião pode fazer toda a diferença no final. 

Desvantagens de comprar imóvel

  • Investimento mais alto

Como, infelizmente, nem tudo são flores, o principal ponto contra em comprar um imóvel é seu valor, que se torna o maior investimento na vida da maioria das pessoas. 

Por isso, essa decisão precisa ser muito bem planejada, pensada a longo prazo, pois um financiamento pode levar alguns anos para ser finalizado. Além disso, é preciso refletir sobre as características do imóvel, que impactam no seu valor. 

  • A  mudança pode demorar um pouco

Para muitas famílias, comprar um imóvel na planta é a opção mais viável. Contudo, uma das desvantagens aqui é a demora para poder se mudar e de fato morar na casa própria. 

Além de esperar a construção ser finalizada, também é preciso realizar a reforma, mesmo que básica, o que também pode levar algum tempo. 

  • Menor mobilidade

Outra desvantagem em comprar imóvel é a falta de mobilidade, uma vez que sua residência é fixa. 

Assim sendo, caso você receba uma oportunidade de emprego em outra cidade, estado ou país, por exemplo, ou simplesmente queira/precise mudar de vida e morar em outro lugar, pode ser que precise negociar o imóvel, talvez arcar com alguns prejuízos ou até mesmo permanecer onde está. Isso porque a venda da casa própria pode ser demorada e burocrática. Um bom negócio, muitas vezes leva tempo.

Os prós e contras de alugar um imóvel e ter mais flexibilidade

Entre comprar ou alugar imóvel, há quem defenda que o aluguel é a melhor escolha, devido a maior liberdade de mobilidade, além de não precisar de tanto dinheiro assim para encontrar um lugar para chamar de lar. Veja, então, se essa é a melhor opção para você:

Vantagens de alugar imóvel

  • Morar onde você quiser!

Sem dúvidas, uma das principais vantagens em alugar um imóvel é que você pode escolher aquele que mais atenda às suas necessidades e gostos. Dessa forma, fica mais fácil morar perto do trabalho, em um bairro com boa infraestrutura, com maior segurança, etc.

Além disso, a mudança pode acontecer bem rápido após a negociação.

  • Mobilidade flexível

Ter flexibilidade e liberdade também é um ponto super positivo de morar de aluguel. Caso você esteja tendo algum problema no local, tenha trocado de emprego, ou o imóvel já não atende mais às suas necessidades, basta se mudar. Para isso, é só esperar o fim do contrato ou arcar com as responsabilidades da interrupção do mesmo.

  • Possibilidade de se planejar financeiramente

Alugar um imóvel também é a decisão de muitas pessoas que não querem se prender a um longo financiamento. Assim sendo, é possível morar de aluguel e ao mesmo tempo reservar o valor para uma entrada maior na casa própria, por exemplo. 

Desvantagens de alugar imóvel

  • Convite a se retirar

Imagine deixar a casa com a sua cara, adorar onde mora, mas ser obrigado a se mudar contra a sua vontade, porque o locador reivindicou o imóvel? Pois é, isso pode acontecer e é uma das principais desvantagens do aluguel.

  • Sem liberdade

Por falar em deixar o imóvel do seu gosto, é importante saber que ao morar de aluguel você não terá liberdade para fazer o que quiser, como reformas ou modificações. 

Para realizar alterações, é preciso antes ter a permissão do locador e ter consciência que está investindo em algo que não é seu. 

  • O valor pode mudar

Outro ponto negativo de alugar imóvel é quanto aos reajustes, normalmente anuais no contrato . São muitas as variáveis que compõem o novo preço, como inflação e localização do imóvel, por exemplo. 

Dessa forma, com os reajustes, o valor do aluguel pode ultrapassar o seu orçamento e consequentemente, forçar uma mudança contra a sua vontade. 

Enfim, agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel, fica mais fácil tomar essa decisão. Lembrando que, seja qual for  sua escolha, em  nosso blog e redes sociais, você encontra muitas dicas para te ajudar a encontrar sua casa e deixá-la como nos seus sonhos!

Nos siga nas redes sociais para ver mais dicas como essas em nosso Instagram, Facebook e LinkedIn.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta