Menu
Dicas de Compra

Comprar imóvel à vista ou financiar? Saiba qual vale mais a pena!

comprar-imovel-a-vista-ou-financiar-aocubo

Na hora de adquirir a tão sonhada casa própria, muitas pessoas ficam em dúvida entre comprar imóvel à vista ou financiar. Afinal, este é um dos investimentos de maior valor, por isso deve ser pensado e planejado com calma e de acordo com a sua realidade financeira.

Além disso, comprar um imóvel à vista ou financiado tem prós e contras para ambas opções. Sendo assim, preparamos este artigo para te ajudar nessa decisão. Confira!

Vale mais a pena comprar imóvel à vista ou financiar?

A resposta definitiva para essa pergunta é: depende! Isso porque para comprar um imóvel à vista ou financiado, é preciso primeiramente avaliar a sua situação financeira a longo prazo, além das condições envolvidas em cada pagamento.

Caso você já tenha guardado o valor total do imóvel, faça a simulação de quanto essa quantia renderia aplicada pelo tempo que você levaria para conseguir pagar a sua casa. Talvez valha mais a pena investir e aproveitar os rendimentos no futuro.

Mas se estiver pensando em juntar esse dinheiro, é preciso calcular quanto você consegue guardar por mês, levando em conta suas demais despesas. Por exemplo, se você for morar de aluguel nesse período de espera, acrescente esse valor nos seus cálculos.

Quando chegar ao resultado de quanto tempo vai levar para conseguir comprar um imóvel à vista, faça a simulação do valor das possíveis parcelas no caso de um financiamento.

Inclusive, vale lembrar que o valor final de um imóvel à vista é diferente do valor final de um imóvel financiado. Isso porque as parcelas do financiamento são compostas por juros e taxas que tornam o preço mais alto a longo prazo.

Além da avaliação financeira, também é preciso analisar outros pontos. Por exemplo, pode levar muito tempo para juntar dinheiro para comprar imóvel à vista. Você tem flexibilidade para esperar? E o quão disposto você está a abrir mão de algumas coisas para poder economizar e alcançar essa meta? 

Por outro lado, se for financiar o imóvel, como você se sente em relação ao longo prazo para terminar de pagar as parcelas? Tudo isso deve ser levado em consideração. 

Vantagens de comprar imóvel à vista

A maior vantagem de comprar um imóvel à vista é não ter gastos adicionais com juros, taxas e correção bancária. Além disso, esta é uma opção para negociar desconto no valor do imóvel que, de acordo com especialistas, o ideal é conseguir no mínimo 5% do valor final para valer a pena. 

Ao comprar um imóvel à vista, a transação acontece apenas entre o comprador e o vendedor, sem a mediação de um banco. Dessa forma, a negociação é feita pelo contrato de Promessa de Compra e Venda, que estipula o valor do sinal, que equivale a uma porcentagem do preço total, para reservar o imóvel. 

Depois disso, o comprador deve se dirigir a um Cartório de Notas para assinar a escritura do imóvel. E então, é preciso pagar o ITBI e se dirigir, dessa vez, a um Cartório de Registro de Imóveis, para realizar a matrícula do imóvel. 

Agora, no caso de ainda precisar juntar dinheiro para comprar imóvel à vista, é preciso levar em consideração o tempo que esse processo pode levar, e que geralmente são muitos anos. Com isso, enquanto é formado esse montante, será preciso morar de aluguel, ou continuar na casa dos pais, por exemplo.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, devido às flutuações do mercado imobiliário, o padrão do imóvel desejado pode se valorizar e você precisará juntar ainda mais dinheiro para conseguir comprá-lo à vista.

Desvantagens de comprar um imóvel financiado

Para muitas pessoas, a melhor solução é financiar um imóvel. Afinal de contas, lidar com as despesas do dia a dia, e ainda conseguir guardar uma quantia considerável, não é tão simples assim e está longe da realidade de muitos brasileiros.

Assim sendo, o banco libera o valor ao vendedor, e já é possível realizar a mudança quando as chaves são entregues. Lembrando que no caso de imóveis na planta, é preciso considerar o tempo para que fique pronto, além dos gastos que se juntarão às parcelas do financiamento, como aluguel, por exemplo, nesse período de espera. 

Ao escolher essa opção de compra, também é possível usar o FGTS no financiamento. Muitas pessoas conseguem um valor satisfatório ao somar as economias com o Fundo de Garantia, o que ajuda a melhorar o valor pago na entrada e abater o restante, conseguindo parcelas com preços melhores. 

Um financiamento pode levar até 35 anos para ser quitado e, de modo geral, os bancos aceitam que o comprador comprometa até no máximo 30% de sua renda. Além disso, as parcelas mensais são compostas pelo valor do empréstimo corrigido pela Taxa Referencial ou IPCA, mais juros, taxas administrativas e seguros obrigatórios. 

Com isso, a grande desvantagem de financiar um imóvel é que seu valor final fica muito mais alto, devido a todos esses acréscimos.

O meio termo pode ser a melhor opção!

Uma solução interessante para quem tem dúvida sobre comprar imóvel à vista ou financiar, é escolher “um pouco dos dois”. Dessa forma, não é feito o pagamento total de uma vez, nem se fica preso a um financiamento muito longo.

Para isso, vale a pena investir uma boa quantidade na entrada do imóvel, em que é aceito geralmente, o mínimo de 20% do valor total. Assim, o restante que será financiado não fica tão alto e, por consequência, o prazo de pagamento e as taxas de juros também são menores. 

Além disso, o que sobrar de dinheiro guardado pode ser investido, e com os rendimentos você pode ir abatendo as parcelas do financiamento de trás para frente, conseguindo diminuir significativamente as taxas e juros.
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre comprar imóvel à vista ou financiar, confira outros conteúdos no nosso blog que podem te ajudar na compra da casa própria!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta