Em 2020, a economia iniciou a favor de quem deseja comprar um imóvel. Afinal, a taxa Selic, os juros do crédito imobiliário e a taxa básica de juros caíram nos últimos anos. Portanto, quem comprou o imóvel ano passado está pagando mais juros em comparação a quem comprar neste ano. Por isso, a portabilidade de financiamento imobiliário pode ser a solução para quem deseja migrar a dívida e pagar menos em outro banco.
Entenda melhor essa prática, a seguir!
O que é portabilidade de financiamento imobiliário?
A portabilidade de financiamento imobiliário é uma prática oferecida por bancos e instituições financeiras para quem deseja transferir a dívida do imóvel para outra organização.
Esse tipo de portabilidade foi criada regulamentada pelo Banco Central em 2006 — possibilitando a migração da dívida entre bancos que oferecem taxas menores.
Além disso, não é permitido que as instituições financeiras cobrem pela portabilidade, ou seja, ela deve ser feita sem custo.
Dessa forma, a portabilidade possibilita a redução do valor das parcelas e melhora as condições de pagamento ao devedor.
Essa portabilidade pode gerar uma grande economia no bolso de quem comprou um imóvel nos anos anteriores a 2020.
Como funciona a portabilidade de crédito imobiliário?
Se você está interessado em realizar a portabilidade de crédito imobiliário, então nós da imobiliária Ao Cubo vamos explicar como funciona o procedimento.
Ao escolher optar pela portabilidade por entender que o seu crédito imobiliário está mais alto com as taxas dos anos anteriores, então você precisa escolher uma instituição financeira que realiza a mudança de crédito.
Estude todas as opções do mercado que as empresas de financiamento oferecem, escolha aquela que ofereça melhores condições financeiras e solicite a mudança do crédito.
Cuidado ao olhar apenas para os juros baixos e não analisar outros pontos importantes que oferecem melhores condições. Analise com calma!
Cada instituição pode realizar ou pedir algum procedimento especial, mas, geralmente, essas empresas solicitam uma documentação específica, analisam e aprovam a troca do crédito imobiliário.
Em seguida, esse novo credor irá solicitar a assinatura do atual devedor e a portabilidade será feita com facilidade.
Prazos da portabilidade
Em 2013, a Resolução nº 4.292 emitida pelo Banco Central declarou que o prazo para o credor atual negociar e oferecer novas condições de pagamento ao devedor é de até 5 dias úteis após a solicitação feita por ele.
Após esse período, a instituição original deve enviar as informações solicitadas pela nova instituição.
Lembrando que a portabilidade não deve ter custo. Além disso, o banco original não pode negar a realização da portabilidade caso o credor tenha um acordo com o novo banco.
Salvo se houver transações envolvendo depósitos, o novo banco também não pode exigir que você abra uma nova conta apenas porque ele irá receber sua dívida.
Caso o devedor desista da portabilidade, então a instituição original deve ser comunicada e terá que informar o cancelamento da proposta do novo crédito à outra instituição.
Exemplo de simulação da portabilidade
Para você ter uma noção da economia que pode realizar com a portabilidade de financiamento imobiliário, iremos exemplificar uma simulação.
Supomos que um imóvel que custa R$500 mil e foi financiado por 30 anos com a taxa de 9,5% ao ano, se fizer a portabilidade para outra instituição que oferecer uma taxa de 7,5% ao ano, então ele economizará R$140 mil no final do financiamento.
Essas altas taxas estavam no mercado até pouco tempo, mas recentemente é possível encontrar taxas de financiamento em cerca de 7,3% ao ano.
Portanto, vale a pena fazer a conta na ponta do lápis para saber se você economizaria com a portabilidade de financiamento do seu imóvel.
Vantagens e desvantagens da portabilidade
A portabilidade de financiamento imobiliário está crescendo nos últimos anos. Apenas entre o período de janeiro a abril de 2020, mais de 10 mil pedidos de portabilidade foram solicitados.
A procura pela portabilidade de crédito imobiliário só tende a aumentar, visto que poucas pessoas ainda possuem conhecimento dessa prática financeira no Brasil.
Então, para você saber se é a melhor opção para você, leia os prós e contras da portabilidade.
Vantagens da portabilidade
Sem dúvida, a maior vantagem da portabilidade de financiamento de imóvel é a economia que o devedor pode conseguir se encontrar melhores condições de pagamento.
Dependendo do valor do imóvel, do relacionamento com o banco e das condições oferecidas pela instituição financeira, o valor das parcelas podem ser reduzidas.
Em alguns casos, as instituições originais podem negociar e conseguir melhores taxas para o devedor manter o seu financiamento na mesma instituição original.
Portanto, analise as taxas e condições oferecidas pelos bancos para ter uma ideia da economia que teria com a portabilidade ou a negociação na mesma instituição.
Desvantagens da portabilidade
Infelizmente, dependendo do caso, a portabilidade de financiamento de imóvel pode não ser uma vantajosa.
Sabendo que será exigido documentos para a portabilidade entre as instituições, então os gastos com procedimentos no cartório podem ser altos.
Além disso, um novo contrato de alienação fiduciária pode ser solicitado para a realização da portabilidade.
Uma nova reavaliação do imóvel financiado pode ser solicitada, então o custo com esse procedimento pode deixar a portabilidade desvantajosa.
Ainda, o CET (Custo Efetivo Total) do financiamento pode ser um fator encareça a prática da portabilidade.
É importante avaliar o CET (Custo Efetivo Total), que inclui os juros, seguros obrigatórios e outros encargos do financiamento.
Caso o custo final do financiamento tenha um valor alto, então a portabilidade pode não ser a melhor opção.
O que você pode fazer com a economia da portabilidade?
Se a portabilidade de financiamento imobiliário for vantajosa para você, então saiba o que pode fazer com a economia:
- Decore a sua casa do jeito que sempre sonhou.
- Pague as dívidas e gastos que estão pendentes.
- Tire aquelas merecidas férias que sempre tentou realizar.
- Compre ou troque o seu veículo.
- Realize investimentos com o seu dinheiro, caso tenha conhecimento.
- Invista na sua carreira profissional através dos estudos.
O que achou da portabilidade de financiamento imobiliário? Tem vontade de realizar essa prática? Conte nos comentários! Aproveita e veja outros conteúdos semelhantes no nosso blog e redes sociais.
2 Comentários
Cantinho da Riqueza
25 de agosto de 2021 em 16:33Valeu! Eu tive muito trabalho para fazer a portabilidade,
não foi fácil e acabei gastando mais que o necessário
loopimoveis
1 de novembro de 2021 em 14:49Que bom que gostou! Ficamos extremamente contentes em saber que essa leitura foi benéfica para seu aprendizado. Um cordial abraço. Equipe AoCubo.