Menu
Dicas de Compra / Dicas de Imóveis / Mercado Imobiliário / Notícias

Acompanhe as especulações e descubra se vale a pena comprar imóvel em 2020

O ano de 2020 entrou com tudo! Mudanças na taxa Selic deixando os juros com os menores valores da última década. Novas tendências de imóveis e lançamentos indo a todo vapor. Comprar um imóvel em 2020 era o primeiro objetivo de muitos, com cenários tão positivos. 

Porém, uma pandemia enorme que paralisou a economia mundial. Tudo bem, não era o que ninguém esperava. Mas, ela está aí, e agora, é hora de retomar aqueles planos que foram engavetados e procurar soluções para adquirir seu imóvel seguindo a palavra do momento: adaptação!

Não é porque os estandes estão fechados que comprar um imóvel em 2020 se tornou algo distante. 

Imobiliárias já investem em tecnologia para tour digital em imóveis. E colher oportunidades com fotos profissionais e plantas bem explicadas pode ser outra opção.

Nesse momento de confusão para o comprador e investidor o conteúdo de qualidade pode abrir caminhos. O principal tópico para imóveis em 2020 é sobre a tríplice de ações do mercado imobiliário. Que são: comprar, vender ou alugar.

Traremos para você algumas análises e dicas recentes de especialistas em finanças, tudo para que você possa identificar:

-? Qual a melhor decisão nesse momento de pandemia
-? O que fazer com os ativos e imóveis que já possuo
-? Se vale a pena comprar um imóvel em 2020

Foco no Histórico – Captação imobiliária e setor em crescimento desde 2019

Antes de falarmos sobre compra de imóveis em 2020, é bom lembrarmos sobre o que houve antes da pandemia. Após longo período de crise, que afetou diretamente o setor imobiliário, 2019 deu nova vida para o setor.

As vendas, de acordo com os Indicadores Imobiliários Nacionais, subiram em 16% no segundo trimestre de 2019.  Além de aumentarem 12% em relação ao semestre de mesmo período do ano anterior. A Taxa Selic havia caído para 5% em novembro, e os juros estavam baixos para empréstimos.

A captação imobiliária estava a todo vapor. Isso por um otimismo crescente dos investidores com relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Essa estimativa fez com que desde julho de 2019, houvesse uma captação de R$ 3,8 Bilhões. O que fez com que as novas ofertas de ações investidas, gerassem novos investimentos em projetos residenciais e comerciais.

Para completar, ainda houve o aumento do número de lançamentos de imóveis em todo o Brasil. Principalmente nas grandes cidades, onde os lançamentos em tornos de áreas verdes eram uma das principais apostas do setor.

De Olho na Pandemia – Quais são as projeções para os imóveis em 2020 em tempos de isolamento social?

Comprar ou alugar um imóvel sempre se torna um dilema. Em 2020, esse tipo de pergunta se torna ainda mais importante, devido a pandemia que o planeta se encontra. Com isso, especialistas acreditam que a resposta principal para a compra de imóveis está na calculadora.

“Antigamente, o retorno da renda fixa era superior à taxa de aluguel, de cerca de 0,5% do valor do imóvel […] Hoje, o rendimento líquido da renda fixa está abaixo de 0,30% ao mês. Alugar não compensa.”, comenta Miguel Oliveira, diretor executivo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), em entrevista para o site da Exame. Você pode conferir outras opiniões de especialistas aqui. 

Também, existem dois fatores importantes para o fechamento de negócios em meio a proliferação do COVID-19:

#Queda da Procura e Queda do Preço: A maior parte dos compradores, investidores, e clientes do mercado imobiliário pararam de buscar por imóveis. Isso é o que diz uma pesquisa liberada exclusivamente pela CNN, até o dia desta matéria.  Você pode encontrar a pesquisa e outros dados relevantes  aqui.

Nela, foram entrevistadas 3.500 pessoas que vivem em regiões metropolitanas do país. E mais de 86% delas vão adiar alguma decisão de compra ou alugar um imóvel. Os motivos são os mais variados. Também, 54% dos profissionais do setor viram um aumento nos cancelamentos de negociações no período de quarentena.

O que isso significa? Basicamente, temos uma grande quantidade de imóveis disponíveis. Porém, com um número enorme de clientes que não quer se arriscar. Isso significa que:

ao longo dessa pandemia, o preço dos imóveis sofrerá um reajuste para que possam ser incentivados os negócios, e é aí que entra a grande oportunidade.

#Investimentos com base em caixa disponível: Com os preços mais baixos, também, será possível fazer bons negócios em 2020. Condições muito melhores estão sendo oferecidas por alguns dos maiores bancos do país. Tudo no período de quarentena, que você pode conferir aqui.

Quem tem caixa disponível pode fazer a compra sem comprometer a liquidez da própria carteira de investimentos. A explicação de Ricardo Rocha, professor de finanças do Insper, em entrevista para a Exame, é simples. Com os preços baixos hoje, e pensando em longo prazo, é possível comprar imóveis hoje e revende-los quando a economia se recuperar.

 “Em três anos, com a futura recuperação da economia, ele poderá revender o imóvel pelo preço de mercado e obter um retorno que a renda fixa jamais daria a ele no período”, afirma Ricardo Rocha.

Então, como fica o mercado no meio a pandemia?

Uma série de fatores serão responsáveis por ditar o que acontecerá no mercado imobiliário nesse tempo de incertezas. Segundo dados disponibilizados pela Infomoney,  não há garantias que os juros de financiamentos caiam mais que os patamares atuais.

Isso porque os bancos serão cautelosos, pois muita gente poderá ter renda instável, o que aumentaria a inadimplência. Contudo, as taxas de juros já são as menores da história atualmente, o que ainda assim, deixam-nas favoráveis.

Os aluguéis de imóveis nesse momento tendem a sofrer queda, graças as possíveis variações de renda dos inquilinos. O que pode ocasionar menos rendimento para o dono do imóvel. Assim, terão que ser feitos preços mais dinâmicos e menos rígidos por esse tempo, o que pode não ser uma vantagem.

Com isso, dependendo do quanto a quarentena e a situação de isolamento social durarem, muitos proprietários podem estar mais abertos a negociações. Uma vez que seus imóveis já não apresentam rendimento satisfatório. Assim, isso abre novas oportunidades aqueles que estão com bala na agulha para comprar imóveis em 2020.

Também, dependendo da duração da quarentena, do isolamento e da pandemia, os preços dos imóveis podem sofrer uma queda brusca. O que ocasiona novamente excelentes oportunidades para quem sabe procurar.

Gostou do conteúdo? Conseguiu ter uma visão um pouco melhor sobre alguns fatores que estão no mercado imobiliário no momento? Então confira novas postagens em nosso Blog, e mídias sociais para estar antenado nessa quarentena!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta