Menu
Mercado Imobiliário

Confira as 10 principais dúvidas sobre o empréstimo imobiliário

“Tomar ou não tomar um empréstimo imobiliário, eis a questão”. O monólogo, adaptado do escritor e dramaturgo inglês William Shakespeare, representa muito mais que uma simples fala. Ele ilustra a dúvida de milhares de brasileiros sobre um assunto muito sério: o financiamento imobiliário para comprar a casa própria.

Comprar a casa própria, aliás, de acordo com pesquisa exclusiva da Synovate – empresa paulistana de pesquisas – para Época Negócios, representa o sinônimo do principal sonho brasileiro.

Para 91% dos entrevistados, significa ‘deixar de pagar aluguel’, enquanto que ‘um prêmio pessoal’ (87%), e ‘sinal de que venci na vida’ (85%), vem logo atrás na pesquisa. Podemos ver que a casa própria tem muitos significados para os brasileiros.

E é exatamente por isso que fizemos esta postagem! Para ajudar você, caro comprador de imóveis, a se livrar das dúvidas sobre financiamento imobiliário. E, principalmente, perceber que o financiamento imobiliário não é um inimigo, mas sim um aliado poderoso para a realização do sonho da casa própria.

Assim, com essa postagem você vai poder:

-? Entender melhor algumas das regras sobre empréstimo imobiliário
-? Conferir as dúvidas mais comuns e estar pronto para fazer seu financiamento imobiliário
-? Analisar a sua situação de uma forma mais objetiva e se programar para o seu empréstimo imobiliário

#1 – Qualquer pessoa pode fazer um empréstimo imobiliário?

Caso você seja novo no mercado, e ainda não tenha conseguido ler muito sobre empréstimo imobiliário, crédito imobiliário ou mesmo financiamento, fique tranquilo! Deixamos preparadas essas duas postagens aqui e aqui para começar a entender melhor o assunto.

E a princípio sim! Qualquer pessoa pode fazer um empréstimo imobiliário. Contudo, pela segurança da transação, o candidato deve preencher alguns critérios. E esses critérios dependem muito da modalidade do empréstimo imobiliário. De como será adquirido o imóvel (planta ou em construção). Além de averiguar se a documentação está ok.

No então, o principal fator para o financiamento dar certo é que o cliente opte por uma modalidade na qual ele tenha renda adequada ao valor do crédito solicitado. Em outras palavras, os principais pontos são:

– Ter como comprovar que você terá grana (renda) para pagar o que pretende tomar de empréstimo imobiliário
– Se o candidato ao empréstimo imobiliário tem ficha limpa na praça
– Se o candidato ao empréstimo também entregou todos os documentos exigidos

#2 – Como é feito o cálculo de encargos e afins no financiamento imobiliário?

O valor dos encargos varia. Isso pode ser definido de um financiamento imobiliário para outro. Além de levar em conta qual instituição financeira está fazendo os empréstimos imobiliários. Porém, geralmente, os encargos são calculados em função dessas 04 coisas:

Saldo Devedor: Que é o valor restante para a quitação do imóvel que você está financiando

Sistema de Amortização: Amortizar, caro leitor, significa pagar gradualmente ou em prestações, ou seja, o sistema em si se refere em como a instituição que está fazendo o empréstimo imobiliário fará o parcelamento do valor financiado.

Taxas de Juros: Que variam de acordo com a instituição financeira, mas também variam de acordo com a Taxa Selic daquele mês ou ano.

Prazo Restante no Contrato: Que se refere ao tempo em que você vai levar para pagar de volta o empréstimo.

#3 – Os bancos pesquisam sobre minha vida?

Sim, o banco faz uma análise sobre sua vida. Mas calma! Ele não está atrás do que você fez no verão passado. Mas sim, da sua capacidade de pagamento, sobre a existência de dívidas ativas, e até mesmo o seu histórico como pagador.

Isso tudo entra dentro do que a Caixa Econômica Federal, por exemplo, chama de sistema de risco de crédito. Ou seja, eles calculam a possibilidade de você conseguir pagar o financiamento imobiliário ou não. E com base nisso, eles podem te aceitar como cliente ou não.

#4 – Quais os documentos necessários para fazer um empréstimo imobiliário?

Entre as principais dúvidas sobre empréstimo imobiliário, você já deve ter se deparado com essa, certo? Pois bem, preste atenção na listinha e prepare esses documentos de antemão. Para que assim você possa pegar seu financiamento imobiliário o mais rápido possível!

Em um primeiro momento com as instituições financeiras:
– RG
– CPF
– Comprovante de Estado Civil
– Comprovante de renda (através de holerites, declaração de Imposto de Renda ou extrato bancário)

Para os autônomos, são aceitos os seguintes itens:
– Declaração do sindicato da categoria
– Contrato de Prestação de Serviços
– Recibo de Trabalhos Prestados
– Declaração do Imposto de Renda
– Declaração comprobatória de recepção de rendimentos feita por um contador

#5 – Sou Profissional liberal ou autônomo, posso pegar um financiamento imobiliário?

Bem, esse item está na nossa lista apenas para dar uma segurança a mais para as pessoas que são dessas categorias. A resposta é sim! O profissional liberal ou autônomo pode tomar um empréstimo imobiliário, desde que ele possa comprovar sua capacidade financeira.

Isso poderá ser feito com os documentos do item anterior. Assim, as perguntas #4 e #5 se complementam!

#6 – Como equilibrar o orçamento mensal e o financiamento imobiliário?

Chegamos aqui em uma das dúvidas mais pesquisadas! Ela geralmente vem acompanhada pela pergunta: ‘posso utilizar meu FGTS para pagar o financiamento imobiliário?’. E é a hora de descobrir a resposta caro leitor!

A primeira sugestão que a equipe de AoCubo pode te dar é: faça um cálculo preciso das parcelas do financiamento do imóvel. O valor delas não deve ultrapassar 30% de sua renda mensal.

Vale lembrar que casais em união estável, geralmente, as instituições financeiras aceitam a soma das rendas. Porém, parentes próximos como tios, avós e até os pais, não entram nessa conta.

E para a segunda pergunta: Sim! É possível fazer uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Contudo, esse recurso deve atender todas as normas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação), uma vez que ele só é aceito nessa modalidade.

Inclusive, algumas das regras para usar o FGTS incluem:

– Não ter nenhuma parcela atrasada
– Ter um teto máximo de 80% do valor das prestações
– Ter um mínimo de 36 meses de contribuições, mesmo que de empregadores diferentes

Lembrete Aocubo: O FGTS é financeiramente vantajoso, pois diminui o valor total do imóvel e deixa as parcelas mais suaves. Isso quando já não quita praticamente o imóvel em si. Porém, fique atento, pois a função original do FGTS é ser uma reserva de emergências para os casos de doença grave ou desemprego. Portanto, analise bem antes de fazer seu empréstimo imobiliário.

#7 – Qual melhor forma para financiamento de apartamento?

Existem diversas formas, porém falaremos nessa pergunta de duas delas. A primeira é Tabela Price – sistema de amortização – no qual o comprador paga mensalmente sua dívida com a instituição financeira. A vantagem é que a primeira prestação é menor. Contudo, os juros são maiores e o valor das parcelas é progressivo (aumenta de valor com o tempo).

Já na modalidade de SAC ocorre justamente o contrário. As parcelas iniciais são maiores. Porém, os juros são menores e as prestações são regressivas (diminui de valor com o tempo). Caso queira, deixamos esse link aqui para que você possa entender melhor o processo.

#8 – Vale a pena dar um bom valor de entrada, ou devo tomar o maior valor possível no empréstimo imobiliário?

Essa é uma situação bem particular. É preciso analisar o momento de vida de cada família e pessoa, e ver as condições para tal ato. Porém, se existe um determinado valor que pode ser destinado a entrada de um imóvel, essa costuma ser uma decisão vantajosa.

Isso porque quanto maior o valor de entrada de um imóvel, seja casa ou apartamento, essa é uma forma de driblar a alta dos juros. Além de reduzir, no longo prazo, as parcelas do seu financiamento imobiliário.

Também, de acordo com a Abecip (Associação Brasileira de Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), os brasileiros tendem a ter, em média, os seguintes valores: 35% do valor do imóvel em entrada, e 65% do valor do imóvel financiado.

#9 – Após terminar de pagar o financiamento imobiliário, o que devo fazer?

Você terminou de pagar o financiamento e agora está com sua casa ou apartamento em mãos. Agora, você precisa entrar em contato com a instituição que te forneceu o financiamento imobiliário, e pedir a emissão do termo de quitação.

Basicamente, é um documento que diz que você não deve nada para o banco ou instituição financeira. Com o documento em mãos, deve-se ir ao mesmo cartório onde o contrato foi registrado. E, lá, registrar na matrícula do imóvel a quitação da dívida reconhecida pelo credor.

#10 – Qual a melhor instituição financeira para tomar um empréstimo imobiliário? 

Pensando no seu bem estar, caro leitor, optamos por não responder essa pergunta com um simples: essa ou aquela. Mas sim proporcionar a vocês um leque de opções. A verdade é que não existe uma melhor instituição financeira para tomar um empréstimo imobiliário.

Mas sim, a instituição financeira que oferece as melhores condições para o seu momento de vida! Que façam sentido com sua condição financeira. E que permitam, por fim, que o seu sonho da casa própria seja realizado!

Assim, deixamos aqui uma lista das principais instituição que são procuradas quando o assunto é empréstimo e financiamento imobiliário:

Caixa Econômica Federal 
Banco do Brasil 
Itaú 
Santander
Bradesco 

Gostou do conteúdo? Então fique atento a como podemos te passar dicas valiosas para atingir seus objetivos e conquistar a casa própria ou o apartamento ideal para você! Acompanhe mais conteúdo em nossas redes sociais e blog.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta