Menu
Decoração

Confira como funciona o empréstimo com garantia de imóvel

Pressionado pelo aperto causado pelo coronavírus para quitar suas dívidas? Sem ideias de onde pode tirar um dinheiro para pagar as contas? Não tem de onde tirar para investir nos negócios ou dar aquele gás para o capital de giro da sua empresa? 

Não tema, caro leitor, vamos ajudá-lo nessa! Trouxemos hoje uma postagem que fala sobre uma das modalidades de empréstimo que mais cresce. Isso, pelo menos, de acordo com levantamento feito pela plataforma Credihome.

Segundo ela, as famílias e empresas brasileiras – após o início da pandemia – mergulharam de cabeça no empréstimo com garantia de imóvel. Somente em abril, na comparação com março, os volume de pedidos para empréstimos com garantia em imóvel triplicaram!

A matéria na íntegra você pode conferir aqui. Então, caro leitor, se você veio procurando por uma maneira de conseguir crédito com juros baixos e empréstimos com taxas baixas, você veio até a postagem certa!

Aqui você poderá conferir:

-? O que é empréstimo com garantia de imóvel
-? Qual a diferença entre hipoteca, home equity e empréstimo com garantia de imóvel
-? Sobre o que se trata a alienação fiduciária e por que esse é um empréstimo com juros baixos

O que é o Empréstimo com Garantia de Imóvel?

Antes de falarmos das vantagens do empréstimo com garantia de imóvel, precisamos primeiro aprender o que ele é. Basicamente, ele é um empréstimo que utiliza como garantia algum tipo de propriedade ou bem imóvel. Tudo para assegurar o pagamento das parcelas do empréstimo. 

Além de demonstrar a instituição financeira que ele não apresenta riscos de inadimplência, uma vez que tem o imóvel para garantir a tomada de empréstimo. De fato, a modalidade de empréstimo com garantia de imóvel é muito popular nos Estados Unidos da América e na Europa.

Contudo, está ganhando espaço e tem atraído muitos interessados no Brasil. Justamente por ser um empréstimo com taxas de juros baixas. Bem menores, inclusive, que o empréstimo pessoal tradicional, ou que o cheque especial.

Como o Empréstimo com garantia de imóvel funciona?

Como já dito anteriormente, essa linha de empréstimo se baseia na utilização de uma propriedade para garantia de pagamento das parcelas. Ou seja, a primeira coisa que você precisa ter certeza de que está em ordem, é um imóvel registrado no nome de quem solicita e assina o contrato do empréstimo.

Entre os imóveis que podem ser usados para o empréstimo com garantia de imóvel, os mais comuns são: casa; apartamento; terreno; imóveis comerciais. Durante o período de empréstimo, a operação deve ficar registrada em cartório.

Contudo, o bem imóvel continua no nome do proprietário. E ele pode usufruir do imóvel, residindo ou alugando o imóvel comercialmente. 

O que é Alienação Fiduciária e como ela funciona?

É bom tratarmos aqui, também, de um termo que aparece muito quando o assunto é empréstimo com garantia de imóvel, que é: alienação fiduciária. Basicamente, esse termo quer dizer que a pessoa que solicitou o empréstimo irá transferir para a instituição da qual está pegando o empréstimo, o bem imóvel como uma forma de garantia.

“Ué, mas não disseram que o bem imóvel continua no meu nome?”. Sim, ele continua no seu nome graças a lei da alienação fiduciária (nº 9514/97). Nela, existe a sinalização de que a posse do bem é do devedor (pessoa que solicitou o empréstimo) enquanto a propriedade do bem ficar alienada à empresa que concedeu o empréstimo.

Também, vale dizer que existe uma cláusula dentro desta lei. Ela é a cláusula para livre utilização do imóvel enquanto estiver alienado. Mesmo assim, é aconselhável que o contrato de empréstimo com garantia de imóvel seja muito claro em seus itens.

Confira sempre:

– O valor da dívida
– Quais serão as taxas de juros
– Quais as condições e o prazo de pagamento
– Descrição fiel do imóvel ou bem alienado

Posso perder meu imóvel em caso de inadimplência?

Essa é outra dúvida muito comum neste assunto: ‘se eu deixar de pagar as parcelas, vou perder o bem?’. Sim, é possível perder o bem no caso de não pagamento do empréstimo. Contudo, o processo para tomar o bem do cliente é custoso para a instituição. Assim, esse tipo de medida é sempre vista como uma última opção para resolver o caso.

Assim, não é como se você fosse esquecer de pagar uma parcela do empréstimo com garantia de imóvel, e no dia seguinte batessem na sua porta para te despejar. Você poderá continuar utilizando o imóvel normalmente.

Home Equity, hipoteca e empréstimo com garantia de imóvel – Qual a diferença entre eles?

Algo que ainda não mencionamos na nossa postagem é que, tanto o Home equity quanto a hipoteca, são modalidades de empréstimo com imóvel como garantia. Inclusive, outro ponto importante, é que o Home Equity pode ser considerado um sinônimo de empréstimo com garantia de imóvel.

A principal diferença entre eles, é dada pela propriedade do bem imóvel. No Home Equity – como já explicamos – a financiadora detém o imóvel por alienação fiduciária enquanto a totalidade do empréstimo não for paga

Já na hipoteca, o imóvel continua como propriedade do credor, o que pode acarretar problemas judiciais caso a instituição queira tomar o imóvel por inadimplência.

Em outras palavras, a hipoteca exige uma burocracia extra e um custo maior para quem cede o empréstimo. Enquanto o Home Equity já tem essa questão resolvida em contrato

Assim, para quem precisa de altos valores de crédito, para serem pagos com juros baixos e em longo prazo, o home equity deixa as instituições mais seguras e quem pega o empréstimo com garantia de imóvel mais satisfeito também.

Vantagens do Empréstimo com garantia de imóvel – Por que tantos brasileiros estão aderindo a modalidade?

A modalidade de empréstimo com garantia de imóvel é, de fato, uma das mais vantajosas. Inclusive, o Banco Central (BC) continua estudando uma nova proposta de refinanciamento de imóvel, emitida pelos bancos. Então, talvez, teremos novidades sobre a modalidade em breve!

Mas, enquanto isso, vamos falar das vantagens! Confira a listinha que preparamos a seguir:

# Liberdade para usar o dinheiro: Sim, uma das vantagens do empréstimo com garantia de imóvel é que você não deve explicações sobre o que fará com o dinheiro. Pode-se usar até mesmo para pagar um intercâmbio escolar ou viajar.

# Juros mais baixos que outras modalidades: Isso acontece pelo fato de que, quando alguém dá um imóvel como garantia do empréstimo, a taxa de inadimplência cai consideravelmente. Ou seja, quando a empresa tem baixo risco de não receber o dinheiro de volta, consegue proporcionar condições melhores ao cliente.

# Prazos mais longos e Valores Maiores: Nessa modalidade de empréstimo, os prazos podem variar de 60 meses a até 180 meses. O que garante um prazo longo o bastante para pagar de volta o montante do empréstimo. Inclusive, esse montante pode ser até 60% do valor do imóvel.

# Usufruir do Bem imóvel: Por fim, outra grande vantagem do empréstimo com garantia de imóvel é que você pode usufruir do bem. Pode morar nele, alugar, fazer dele um comércio ou empresa, tudo numa boa!

Gostou de saber o que é empréstimo com garantia de imóvel? Quer saber sobre diversos assuntos do mercado imobiliário e receber conteúdo de qualidade? Então frequente sempre nosso blog e fique atento as novidades!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta