Menu
Dicas para a sua casa / Reforma

Como planejar uma reforma? 10 passos para seguir!

Muitas pessoas associam a reforma de uma casa ou apartamento com algo estressante e chato, mas é possível realizar essa tarefa sem grandes problemas se você realizar um planejamento e segui-lo. Por isso, nós da imobiliária Ao Cubo vamos ensinar como planejar uma reforma sem se tornar um pesadelo. 

 

Confira as nossas dicas para criar um planejamento de sucesso da sua reforma, logo abaixo!

 

Como planejar uma reforma? 

 

É mais simples do que você imagina! Se você não sabe como planejar uma reforma, então está no lugar certo! Vamos contar o que fazer para não se estressar com essa missão.

 

Para que tudo saia como planejado e com resultados positivos, vamos mostrar um passo a passo para realizar o planejamento da reforma. Veja!

 

1. Defina o motivo da reforma

 

O primeiro passo do planejamento da reforma é decidir o objetivo dessa tarefa para não correr o risco de acontecerem imprevistos no meio do caminho.

 

Portanto, veja por qual motivo você acha necessário realizar uma reforma na sua casa ou apartamento. 

 

Geralmente, os motivos para fazer uma reforma são para aumentar o valor do imóvel, aumentar o espaço de utilização, consertar falhas na estrutura, alterar a arquitetura do imóvel, desejo de mudança, entre outros.

 

O ideal é entender a real necessidade da reforma para não sair do planejamento e do orçamento inicial. 

 

2. Criei um cronograma

 

Qualquer planejamento precisa ter um início, meio e fim. Portanto, crie um cronograma/calendário com todas as datas e etapas a serem cumpridas. 

 

De fato, pode acontecer de alguma coisa não sair conforme o calendário ou algo que não estava no planejamento surgir inesperadamente. 

 

Mesmo assim, o cronograma pode ser modificado e as tarefas que surgirem podem ser adicionadas ao longo do processo. 

 

Portanto, mantenha o calendário de planejamento atualizado com o que já foi realizado, além do que precisa ser incluído para manter sempre sob controle. 

 

3. Procure ajuda profissional

 

Toda reforma de casa ou apartamento precisa de ajuda de um profissional para auxiliar no processo. 

 

Principalmente se as reformas forem longas e complexas, a supervisão de um especialista na área é fundamental. 

 

Mesmo que esse tipo de serviço tenha custos, o resultado valerá a pena. Afinal, imagina ter que refazer a reforma se algo não saiu como planejou. 

 

Sendo assim, pesquise bons profissionais na área de reformas de imóveis, faça orçamentos e escolha aquele que for melhor para a sua situação. 

 

4. Tenha em mente o quanto irá gastar

 

Reformas são gastos, mas elas podem doer menos no seu bolso se você souber o quanto irá gastar e o quanto possui para realizar essa mudança. 

 

Sendo assim, faça os cálculos e veja o quanto tem disponível para realizar a reforma do imóvel como você deseja.

 

Depois realize orçamentos de materiais e mão-de-obra que caibam dentro da estimativa que deseja gastar. 

 

Não procure economizar com a qualidade dos materiais e com a execução do trabalho porque pode trazer prejuízos e mais gastos no futuro. 

 

5. Investe na reforma ou muda de imóvel?

 

Se você perceber que terá muitos gastos e muito trabalho a ser feito no seu imóvel atual, então considere mudar de casa

 

Apenas veja se o orçamento da obra poderia ser destinado a outro imóvel com mais qualidade de vida. 

 

Fazer esse tipo de cálculo evita problemas com reformas e pode trazer mais tranquilidade com um imóvel novo. 

 

Porém, se perceber que no momento é melhor fazer a reforma porque irá custar menos e terá menos problemas com a obra, então continue com os próximos passos. 

 

6. Conheça as novidades do setor

 

Se você está buscando realizar uma reforma, então precisa conhecer as novidades e tendências que estão em alta no mercado de construção. 

 

Reformas exigem dinheiro, tempo e paciência, então pesquise com calma cada item de modernidade que deseja incluir na mudança do imóvel. 

 

Afinal, grandes reformas não são feitas com frequência, então você precisa aproveitar o máximo das tendências atuais para deixar a sua casa com uma cara nova. 

 

Pesquise os modelos de portas, janelas, paredes e outros itens da reforma que podem modernizar a sua casa e, ao mesmo tempo, trazer melhorias para o imóvel. 

 

7. Peça ajuda aos envolvidos

 

Geralmente, a moradora ou morador do imóvel fica encarregado de planejar e supervisionar a obra. 

 

Porém, ter apenas uma pessoa envolvida em todo o processo da reforma pode trazer problemas no futuro. 

 

O ideal é que mais de uma pessoa possa participar do processo de reforma para se acontecer alguma eventualidade com o supervisor principal da obra, alguém possa dar continuidade ao trabalho. 

 

Portanto, compartilhe com mais alguém todo o planejamento da obra de restauração do imóvel para ter ajuda no desenvolvimento e no resultado final.

 

8. Acompanhe a obra

 

Quando iniciar a obra, não deixe de supervisionar todas as etapas e procedimentos realizados pelos trabalhadores. 

 

Além disso, verifique as datas de entregas do cronograma e alinhe com as pessoas que estão envolvidas em cada etapa da reforma. 

 

Caso apareça algo novo na reforma, reformule as datas de entregas para não acontecer grandes problemas na finalização da reforma do imóvel. 

 

Anote em um papel ou documento no computador todo o andamento da obra com todas as alterações que surgirem durante a reforma.

 

9. Saiba lidar com os imprevistos

 

No decorrer da obra do imóvel é normal aparecerem imprevistos com materiais, entregas ou outros problemas relacionados com a reforma. 

 

Portanto, procure manter a calma e saiba lidar com esses imprevistos que podem ser frequentes, infelizmente. 

 

Mas não é preciso criar mais estresse em volta do problema que surgir, o ideal é buscar uma solução rápida para resolver quanto antes e dar continuidade na reforma. 

 

10. Entrega da obra

 

No dia da entrega da obra faça um checklist com todos os passos a passos da reforma do imóvel. 

 

Se tudo estiver de acordo como planejou, então pode começar a decorar os espaços reformados. 

 

Procure deixar a decoração mais moderna para combinar com as mudanças que realizou com a reforma. E depois aproveite com tranquilidade o seu renovado lar!

 

Agora você sabe como planejar uma reforma de um imóvel? O que achou desse planejamento? Aproveite e leia outros conteúdos como esse no nosso blog e redes sociais!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta