Menu
Decoração / Dicas para a sua casa / Organização / Reforma

Manutenção de casa e apartamento: os gastos necessários

Não vou comparar neste post aspectos como à segurança, lazer para a família, valor do imóvel, etc., quero focar em aspectos de gastos como manutenção de uma casa ou apartamento, algo muito importante para uma bem-sucedida tomada de decisão com impacto futuro.

Após a compra de uma casa, você vai contratar um profissional para elaborar todos os projetos de reformas e decoração. Depois da execução desses projetos de interior e exterior, a família usufrui do espaço por uns dez anos sem que necessite de grandes intervenções, exceto repintura exterior que dura em torno de sete anos.

A partir de dez anos de uso começam aparecer várias necessidades de reparos no imóvel: a calçada pode estar destruída, os gradis de ferro começam a enferrujar, reparo nas pinturas, as paredes exteriores começam a apresentar rachaduras e descascamento e também precisam de reparo e repintura, os jardins se mantidos regulamente aparados e limpos, esses estarão perfeitamente lindos pelo resto da vida.

Outro gasto com manutenção após um longo período de uso do imóvel são os encanamentos que comumente apresentam entupimento ou umidade nas paredes de casa é outro monstro horroroso. Aqui na minha casa que já tem mais de cinquenta anos de construída, há muitos anos convivi com o aborrecimento de ver minhas paredes e móveis danificados pela quase imperceptível umidade através da parede que faz divisa com o vizinho, lá na casa dele é um corredor que está mais alto que minha sala e, portanto, a umidade que refletia aqui vinha de um barranco encostado num muro desprotegido. O vizinho nunca me autorizou a fazer um reparo lá no lado dele, assim eu fiquei anos refazendo as paredes, perdi 50% da minha cozinha que não suportou a umidade e apodreceu, até que eu cansei e decidi mudar de tática. Já que o inimigo “morava ao lado”, decidi cuidar das minhas paredes aqui dentro mesmo de outra forma.

Eram três ambientes comprometidos com este problema da umidade, minha sala, meu home office e minha cozinha. Há dois anos vivo a alegria de ter tomado a decisão de reparo correta para meus problemas de pouca umidade, porém existente: na sala eu descasquei parcialmente o reboco para deixar a parede respirar, impermeabilizei 100% com resina para evitar passar fungos e poeira para o ambiente, deu certo!! Um mês de trabalho duro, poeira, martelo, cascalho, talhadeira e mãos calejadas e dedos moídos e roxos mas ficou bárbara minha parede, amei!

No meu home office também deu muito certo, ainda estou com este ambiente em andamento pois meu tempo é restrito para meus projetos, a decoradora aqui de casa vive ocupada com os projetos dos outros clientes e não consegue finalizar seus próprios….rsss, mas na parede comprometida com umidade eu descasquei toda a massa corrida que estava estufada, ficou no reboco cru, lixei muito bem e fiz uma pintura especial muito criativa, ficou com aspecto de papel de parede lindo, apliquei resina e finalmente ficou maravilhosa também.

Na minha cozinha não tinha revestimento nesta parede em questão, desinstalei os armários, parte deles reutilizei na lavanderia e o restante das peças comprometidas descartei em local apropriado, descasquei completamente a parede, apliquei produtos de impermeabilização em várias demãos, esperei secar e decidi instalar eu mesma os revestimentos de parede em peças de porcelanato de 60 x 30cm. Comprei uma máquina para cortar as peças e mãos à obra. Ficou magnifica porque eu fiz uma paginação das peças no computador antes de começar o serviço assim eu saberia onde poderia esconder os recortes e deixar um visual perfeito. Olha que ficou show! Minha cozinha ainda está em andamento, faltam os acabamentos de gesso nas paredes, o piso vinilico, os rodapés e pintura para finalizar tudo. Eu mesma revesti meus armários com laminado Pink para realçar o astral do ambiente e esquecer o passado de vez, ficou delicioso!

Bom, acho que você já notou como morar numa casa gera muito gasto com manutenção, não é?

Gastos com manutenção de um apartamento não chegam nem a 30% se comparados a uma casa, que são resumidamente gastos com repintura interior, troca de papel de parede e supostos vazamentos com o banheiro do vizinho de cima. Se são destinados outros investimentos para o apartamento trata-se de mudança de mobiliário ou adaptação para a chegada de bebês ou algum outro ente querido.

Fotos originais da minha casa

Fotos originais da minha casa

Fotos originais da minha casa

Fotos originais da minha casa

Fotos originais da minha casa

Fotos originais da minha casa


Designer de Interiores Ana Farias: www.decoraecuidapramim.com.br

Designer de Interiores Ana Farias: www.decoraecuidapramim.com.br