Menu
Financiamento / Mercado Imobiliário

Vale a pena comprar imóvel na planta? Descubra aqui!

Se você já pensou em comprar uma casa ou apartamento, então, com certeza, já pensou se vale a pena comprar imóvel na planta, não é mesmo? Afinal, os preços desse tipo de compra de imóvel são mais baixos, os gastos com a construção podem ser menores comparado ao imóvel pronto e sem falar na possibilidade de construir conforme as suas preferências. A primeira vista parece ser a melhor opção, mas nós da Ao Cubo vamos descobrir se realmente vale a pena, a seguir!

Vale a pena comprar imóvel na planta?

Muitas pessoas acreditam que vale a pena comprar imóvel na planta apenas em casos de pouca pressa em mudar de casa ou para fazer um investimento financeiro. Sim, esses são ótimos pontos que mostram que realmente vale a pena investir em um imóvel na planta, mas existem outros fatores que comprovam que essa é uma ótima escolha, são elas:

1. Preço mais baixo

De fato, os preços dos imóveis na planta são mais baixos que imóveis prontos e/ou mobiliados, então essa é a principal vantagem para quem deseja comprar um imóvel na planta. A facilidade no parcelamento das parcelas mensais são mais flexíveis por parte das construtoras se comparado com os proprietários que desejam vender imóveis prontos.

2. Valorização imobiliária

Quem deseja investir em imóveis, então podem comprar uma casa ou apartamento na planta para posteriormente lucrar com a valorização do imóvel. Sendo assim, ao comprar com um preço baixo na planta, você poderá vender com um preço maior no futuro e ganhará dinheiro com esse tipo de venda. 

3. Maior possibilidade de personalização

Nada é melhor que a possibilidade de personalização da construção e decoração de um imóvel com o nosso estilo e gostos, não é? Muitas construtoras possibilitam que os futuros moradores escolham os materiais de acabamento, como azulejo e revestimento de sua preferência, permitindo que o proprietário participe do processo de construção do imóvel. 

4. Sistemas elétrico e hidráulico novos

Ninguém merece morar em uma casa que possua problemas no sistema elétrico e hidráulico! Imagina tomar banho e o chuveiro parar de oferecer água quente, por exemplo? Ou a descarga da privada não parar de jorrar água? Sem dúvida, os moradores dos novos imóveis comprados na planta não terão esses tipos de problemas tão cedo. 

5. Arquitetura e design moderna

Pessoas que não gostam da arquitetura e design dos imóveis antigos vão preferir comprar um imóvel na planta porque os novos lançamentos seguem tendências atuais e mais modernas. Esse tipo de compra facilita a possibilidade de deixar o imóvel mais inovador e futurista, se o comprador fiscalizar e sugerir as melhorias à construtora responsável pelo imóvel.

6. Documentação atualizada

Outra dor de cabeça a menos para quem compra o imóvel na planta é a facilidade em conseguir os documentos, já que como nunca foi habitado, o imóvel está taxas e impostos dos passados e a documentação sairá com o nome do primeiro proprietário com muita facilidade. 

7. Tempo para planejar

Nada é melhor que o tempo destinado à organização e planejamento da decoração do imóvel e da mudança para a nova moradia. Ficará mais fácil realizar a mudança de casa com o novo imóvel todo organizado e decorado pronto para receber os novos moradores. 

Desvantagens ao comprar imóvel na planta

Como qualquer compra precisa ser pontuada positivamente e negativamente, então vamos mostrar algumas desvantagens de escolher essa opção para que você tome uma decisão se mesmo assim vale comprar imóvel na planta. São elas:

1. Prazo da mudança

Como citamos, a compra de um imóvel na planta é aconselhável para quem não tem pressa de mudança, já que a construção e decoração do imóvel leva um tempo considerável. Portanto, se você tem pressa em se mudar, então essa não é a melhor escolha. 

2. Possíveis atrasos

A probabilidade de atrasos são grandes quando se trata da entrega de um imóvel na planta, afinal, problemas relacionados com o tempo (chuva, por exemplo) podem atrasar as obras. Outros problemas como a demora da entrega de materiais de construção ou a falta de materiais também são alguns dos vários problemas que podem afetar a data da entrega do imóvel. 

3. Insegurança na entrega

Muitas pessoas após a compra do imóvel na planta ficam com muita insegurança ao resultado do imóvel e, até mesmo, se o imóvel será entregue. Isso porque não possuem confiança na construtora e passam a ter medo de não receberem o imóvel, mas as chances desse problema acontecer são menores comparadas com o número de entregas de imóveis prontos aos moradores. 

Se houver algum problema relacionado à entrega, então procure ajuda de um advogado para resolver a situação. Mas lembre de guardar todas as documentações e provas sobre a compra do imóvel.

Falta de instabilidade financeira

Se ao comprar um imóvel na planta você ainda precisa pagar aluguel e outras grandes despesas, além das mensalidades do imóvel novo, então você pode ter problemas financeiros. O ideal é arcar com essa despesa se você possuir uma vida financeira estável que permite a compra do imóvel na planta e outras despesas por fora. Faça os cálculos para saber se não vai pesar no seu bolso!

Então vale a pena comprar imóvel na planta?

Nós podemos dizer que sim, vale a pena comprar imóvel na planta, já que as vantagens e benefícios são maiores que os possíveis problemas que poderiam acontecer com a entrega do imóvel. 

Porém, você precisa ter certeza que não precisa mudar com rapidez para o futuro imóvel, além de se mostrar interessado em ir dar sugestões e escolher os acabamentos do novo imóvel. 

A espera para entrar no imóvel novo é grande, mas você pode utilizar esse tempo para deixar todas as coisas organizadas da mudança que acontecerá no futuro. Dessa forma, você se livra de problemas que poderiam surgir sem a organização prévia. 

Agora você sabe se vale a pena comprar imóvel na planta! Deseja comprar esse tipo de imóvel? Então dê uma olhada nas opções disponíveis no nosso site!

1 Comentário

Deixe uma resposta