Menu
Decoração

Decoração vintage: nostalgia e muita elegância para a sua casa!

Que tal experimentar um novo estilo de decoração?

A decoração vintage oferece um requintado resgate de peças de mobiliário originais, oferecendo muita elegância para os ambientes. Assim, é possível decorar cômodos inteiros com peças originais por meio de nostalgia e muito charme.

Confira, a seguir, todos os detalhes sobre a decoração vintage e confira algumas dicas especiais para os ambientes da sua casa.

O que é decoração vintage?

A decoração vintage é conhecida por ser muito aconchegante e por garantir muita originalidade para os ambientes. 

A principal característica que define o estilo vintage é o uso de peças, objetos e mobiliários de outras épocas. Isto é, uma cadeira que foi produzida nos anos 60 ou, até mesmo, o abajur herdado da sua avó.

As origens desse estilo decorativo remetem ao período da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), em que muitos mobiliários e peças decorativas eram feitos por meio de trabalhos manuais.

Latinhas de alumínio produzidas em outra década. Fonte: Unsplash

Além disso, nesse mesmo período, roupas, objetos de decoração e móveis eram produzidos com um estilo clássico, cujas estampas, texturas e cores eram o ponto alto de cada produção.

E, apesar desse período em específico dizer bastante sobre a decoração vintage, as peças, os mobiliários, as roupas e os objetos vintage não precisam ser necessariamente dessa época, podendo ser tanto de antes quanto após esse período, como os itens de decoração e o vestuário dos anos 80 e 90, que atualmente são tendência em muitos países.

Dicas de decoração vintage

Uma das características mais interessantes da decoração vintage é a liberdade que ela proporciona. Afinal, aliando diferentes elementos vintage a um cômodo, é possível criar inúmeras propostas.

Desde uma decoração mais clássica a um ar mais romântico. Com itens da década de 20 até 1990, por exemplo, você pode escolher de acordo com a paleta de cores que mais gosta ou pela disposição dos móveis.

Móveis com pés-palito, papéis de parede com cores clássicas nas paredes, sofás com botões e tecidos nobres e uma dose de criatividade: a decoração vintage oferece muitas possibilidades para quem deseja acrescentar um toque de nostalgia ao conforto do lar.

Aposte nas cores

As cores são verdadeiras aliadas quando o assunto é decoração vintage. Aproveitar os elementos decorativos e combinar as cores dos cômodos pode dar um efeito muito bonito para os espaços.

Desde os tons mais claros, como os tons pastéis, por exemplo: rosa, amarelo, azul e verde em tons do tipo “bebê”; até os tons mais fortes, como: vinho, marrom, marsala, azul-petróleo e verde-esmeralda, por exemplo.

Também é muito importante aproveitar as estampas, principalmente os padrões florais, de poá e a listras. As estampas são atemporais e agregam muita versatilidade à decoração dos ambientes.

Sala de estar

Se você pretende investir na decoração vintage para a sua sala de estar, saiba que a iluminação pode contribuir muito para dar um toque especial para o ambiente.

O lustre oferece muitos cristais e uma iluminação sofisticada. Fonte: Westwing

Lustres clássicos com luzes amarelas brilhantes e que contam com a elegância dos cristais são uma ótima pedida para a decoração vintage da sua sala de estar.

Além disso, você também pode utilizar cadeiras com pés-palito, um belo papel de parede com fundo escuro e estampas com arabescos para completar a sofisticação do ambiente.

Quarto

O quarto é um ambiente que precisa ser confortável, afinal, é o local onde você descansa e recarrega as energias. Entretanto, também é um lugar especial, no qual você pode imprimir toda a sua personalidade, expressando os seus gostos.

Você pode utilizar vasos vintage com belas flores, como rosas ou margaridas, para decorar o ambiente. Este detalhe certamente levará muita sofisticação e delicadeza ao seu quarto, de modo sutil.

Que tal apostar em uma mesa de cabeceira vintage? Fonte: Pinterest

Neste caso, a decoração vintage pode aparecer por meio de elementos simples, como uma delicada mesa de cabeceira antiga ou, até mesmo, por meio de pequenas decorações para a parede, como quadros antigos ou pôsteres.

A roupa de cama também pode ser uma aliada nesta estratégia. Aproveite os tons pastéis e utilize lençóis e fronhas com tons claros, rosa, azul ou amarelo, por exemplo.

Cozinha

E, com certeza, o maior clássico da decoração vintage não pode faltar: a geladeira colorida na cozinha.

Nas décadas passadas, as casas das famílias recebiam eletrodomésticos coloridos, com uma tecnologia e um design diferentes. 

Aliás, um padrão bem diferente dos modelos de geladeiras que existem hoje em dia, que normalmente são super tecnológicos, mas sem cores chamativas e alegres, somente branco e inox.

A geladeira, o armário, as cadeiras, os pratos decorativos, a luminária e o vaso de flores oferecem uma verdadeira viagem no tempo. Fonte: Pinterest

Por este motivo, além de contribuir com a decoração vintage que você deseja para a sua cozinha, as geladeiras coloridas também dão um toque de cor no ambiente.

Se sua cozinha tem tons mais sóbrios, a geladeira colorida, portanto, pode contribuir com um toque lúdico. Mas não se preocupe, o item não irá destoar do restante da decoração, contanto que você opte por uma paleta de cores similares.

Por exemplo, ao optar por uma geladeira azul, é interessante utilizar tons mais sóbrios, mas se quiser um pouco mais de cor, utilize os tons complementares, como é o caso do laranja que é complementar ao azul.

Mistura de estilos decorativos

Além do aconchego e da elegância que agrega aos ambientes, a decoração vintage é muito versátil, um ponto positivo para que você possa combiná-la com diversos elementos, e, inclusive, também com outros estilos decorativos.

Por exemplo, é possível utilizar um estilo romântico para a decoração do quarto, aliando-o à sofisticação da decoração vintage. Por isso, abuse de estampas florais, tecidos nobres e cores pastéis.

Você também pode aproveitar a decoração contemporânea da sua sala de estar e complementar o ambiente com alguns itens vintage, como quadros antigos ou um aparador antigo.

A decoração vintage é um estilo decorativo que mexe com as memórias e, portanto, pode proporcionar muito aconchego para os ambientes. Além de ser uma decoração rica em detalhes, que compõem muito bem os ambientes, levando muita sofisticação. 
Esta matéria foi criada pela equipe do Live, canal de conteúdo imobiliário do Apto, o maior shopping de imóveis novos do Brasil.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta