Menu
Carreira / Corretor Imobiliário

5 características essenciais de corretor de imóveis

Quem atua no mercado imobiliário sabe que essa área demanda conhecimento e atualização para acompanhar as novidades do setor, que está em constante transformação. Por conta disso, entender quais são as características do corretor de imóveis pode ajudar a crescer na carreira e dedicar atenção aos pontos que devem ser desenvolvidos.

Para te ajudar nesse processo, listamos 5 pontos essenciais que você deve conhecer para oferecer um bom atendimento ao cliente e ser um profissional de qualidade. Confira a seguir quais são eles e veja se estão de acordo com o seu perfil!

1. Ter ética nas relações com clientes e empresas

Uma das principais características do corretor de imóveis é a ética profissional. Essa conduta diz respeito a um relacionamento transparente e correto com os clientes e as empresas empregadoras ou parcerias.

Isso significa oferecer um serviço que preze pela honestidade das ações sobre todos os aspectos, principalmente, a idoneidade, que não deve ser esquecida em função dos ganhos financeiros ou negócios que não sejam benéficos para nenhuma das partes envolvidas.

Sendo assim, os profissionais que mantêm uma postura ética tem muito a ganhar. Primeiramente, a confiança e respeito do seu público, afinal, todos que oferecem um bom serviço conquistam boas posições, fecham grandes negócios e passam, inclusive, a ser recomendados por todos.

Até porque, é comum que muitos interessados em comprar, alugar ou vender um imóvel busquem indicação de corretores entre seus amigos e familiares, por isso, aqueles que se mostraram éticos no atendimento, sem dúvidas, terão preferência.

Com isso, mantendo uma postura ética, os seus rendimentos serão maiores, aumentará seu nível de empregabilidade e você pode até mesmo se tornar referência em seu mercado.

2. Apresentar segurança para oferecer bom atendimento

O corretor de imóveis é um vendedor, pois ele precisará encontrar formas de oferecer os melhores produtos — casas, apartamentos, galpões, salas comerciais, entre outros imóveis — para o cliente, ressaltando os benefícios e características do empreendimento, intermediando negociações de valor, enfim, algo muito semelhante ao que um vendedor de loja faz, por exemplo, não é?

Diante disso, mostrar-se seguro e confiável é uma característica imprescindível. Afinal, ninguém se sentiria à vontade em fechar negócio, sobretudo, com preços elevados como os de imóveis, com alguém que titubeia durante um atendimento.

Para evitar qualquer problema nesse sentido, o recomendado é buscar o máximo de informações sobre o setor e os empreendimentos que está trabalhando no momento. Isso porque, quanto mais conhecimento tiver, mais segurança terá para atender e apresentar o projeto.

Além disso, buscar falar com firmeza, conversar olhando para as pessoas e se preocupar com a aparência pessoal é fundamental. Busque vestir-se adequadamente para encontrar os clientes. E, claro, fale corretamente, evite gírias e, de forma alguma, use palavrões.

Todas essas atitudes contribuem para uma imagem de profissional confiante, algo que será percebido facilmente por todos aqueles que receberem atendimento.

3. Demonstrar proatividade para superar expectativas dos clientes

Se um cliente tem interesse em um determinado apartamento para comprar, você só apresenta o imóvel em questão ou mais alguma sugestão? Se a sua resposta é a primeira opção, é melhor começar a rever os seus conceitos.

A proatividade é uma das características essenciais do corretor de imóveis, e isso implica em antecipar-se às necessidades dos clientes e ir além do esperado. Essas são atitudes muito valorizadas no setor imobiliário e que todos os profissionais devem buscar.

Mas, proatividade não é somente apresentar diferentes alternativas de empreendimentos ao cliente, ainda que ele não tenha solicitado. Significa também se adiantar a possíveis dúvidas, pontos importantes na negociação, dificuldades e até mesmo vantagens que o potencial cliente não está enxergando.

Para chegar nesse nível de atendimento é necessário prestar atenção nos desejos dos clientes e a cada novo negócio buscar se aprimorar e corrigir o que faltou no anterior. Essa sensibilidade e perspicácia virá com o tempo, entretanto, é preciso interesse em evoluir.

4. Ser paciente para atender aos clientes

Todo profissional que lida diretamente com o público precisa ter uma característica indispensável: a paciência. E assim é com o corretor de imóveis, pois o seu a dia a dia será repleto de pessoas de toda as personalidades.

Enquanto algumas já saberão tudo o que desejam encontrar e, provavelmente, fecharão negócio com facilidade, muitos outros serão indecisos, necessitando de mais tempo e opções para conhecer e também podem demorar muito mais para bater o martelo.

Para atender essas — e muitas outras — demandas é preciso boa dose de paciência e jogo de cintura, pois será necessário administrar conflitos, dúvidas, estresse e ansiedade dos clientes. Enfim, o fundamental é praticar a serenidade.

Sem dúvidas, uma pessoa com perfil “estourado” teria dificuldades neste ramo. Além do mais, a carreira de corretor de imóveis sofre muitas flutuações, há períodos com muitos interessados em alugar, comprar ou vender, mas há outros de baixa no setor.

Por isso, manter-se paciente e calmo, seja durante uma negociação ou uma fase mais complicada do mercado, é o caminho para alcançar o êxito.

5. Ter atenção aos detalhes da negociação

Mais uma das características do corretor de imóveis: a atenção aos detalhes. Esse atributo é importante, pois sua rotina não se resume apenas a apresentar imóveis aos interessados, também tem uma boa parte burocrática.

Isso implica em preenchimentos de formulários, contratos, regras que devem ser seguidas, termos, entre outros documentos. Para que tudo dê certo é preciso um olhar muito atento aos mínimos detalhes, ler com cuidado e ter organização para não esquecer nada.

Um pequeno erro ou esquecimento pode pôr em risco um contrato de valor alto. E ninguém quer perder venda, não é mesmo? Diante disso, quem deseja seguir nessa profissão precisa ser uma pessoa organizada e que preza por processos executados com perfeição.

Quem faz tudo às pressas, sem prestar muita atenção, não conseguirá se adaptar à rotina de um corretor de imóveis. De certo modo, essa característica caminha com a anterior, pois para fazer tudo corretamente em detalhes, precisa ser paciente e dedicado.

Agora que você já sabe quais são as características do corretor de imóveis, aproveite e acesse nosso post para conhecer quais são os tipos de clientes do mercado imobiliário.