Menu
Economia / Financiamento / Mercado Imobiliário

Crowdfunding Imobiliário: o que é e como investir?

O crowdfunding Imobiliário faz parte de um categoria de investimento chamada Crowdfunding de Investimento.

O crowdfunding de investimento foi criado nos Estados Unidos por volta de 1885 e chegou oficialmente ao Brasil em julho de 2017, com a homologação da CVM 588. 

De maneira simples, podemos defini-lo como uma modalidade de investimento em que uma série de pessoas se unem com o objetivo de investir em uma determinada empresa, seja ela uma startup, uma padaria ou uma incorporadora.

Por que o crowdfunding chegou ao setor imobiliário?

Existe um fenômeno comum a quase todas as urbanizadoras do Brasil, que é a exposição de caixa no período em que as obras são realizadas.

Depois que o empreendimento consegue seu Registro Imobiliário (RI) – aval da prefeitura para venda e construção – as vendas em stand e em outras estratégias começam, tornando o caixa da empresa positivo.

Como as vendas das unidades para o cliente final são feitas a prazos longos (10 anos, por exemplo) e as obras custam bastante ao empreendimento, o caixa da empresa se torna negativo em um determinado período.

Neste momento, há a necessidade de um financiamento. Antes este financiamento saia do bolso do empreendedor, ou de grandes investidores, que cobram juros astronômicos.

Com o término das obras, as despesas diminuem drasticamente e o que resta são os recebíveis das vendas realizadas a prazo. Ao longo do tempo o caixa exposto se recupera e apresenta lucro ao empreendedor.

Como funciona o Crowdfunding Imobiliário?

O crowdfunding imobiliário entra exatamente no momento em que o empreendimento está com caixa negativo e necessita de um financiamento.

A diferença principal é, ao invés de um único investidor cobrir toda a exposição de caixa, no crowdfunding são dezenas ou centenas de investidores de pequeno e médio porte que se unem para fazer esta cobertura.

Este processo é extremamente vantajoso tanto para o empreendedor quanto para o investidor. 

O empreendedor consegue financiamento com taxas de juros mais baixas que as praticadas no mercado. 

Já o investidor consegue aplicar seu dinheiro com uma alta taxa de rendimento.

Como investir em crowdfunding imobiliário?

No crowdfunding você escolhe o empreendimento que quer investir, analisando o risco, prazo, rentabilidade, entre outros fatores. 

Declara o quanto deseja investir e se junta a dezenas ou centenas de investidores que também querem investir naquela oferta.

No prazo combinado, o empreendimento devolve o dinheiro ao investidor com a rentabilidade concretizada.

Cada empreendimento ofertado nestas plataformas online tem suas características e você pode escolher quais mais combinam com seu perfil, construindo assim sua própria carteira de investimentos imobiliários.

A rentabilidade dessas ofertas geralmente são calculadas com base nas vendas do empreendimento e geralmente chegam a 200, 250% do CDI.

Como este mercado é regulamentado pela CVM 588, por obrigação, essas plataformas precisam inserir, em cada uma de suas ofertas, uma série de detalhes para que cada investidor possa analisar minuciosamente. Procure por elas ao final da página.

O valor mínimo destes investimentos variam de acordo com a plataforma, algumas o investimento mínimo são 5 mil, outras mil, valor que representa uma fração, quando comparamos ao investimento direto em imóveis.

 

AUTOR

Glebba Investimentos

A Glebba é uma fintech que democratiza o acesso a investimentos imobiliários, dando a possibilidade do investidor construir e diversificar sua carteira com alta rentabilidade e taxa zero.