Menu
Decoração

Móveis planejados ou sob medida: veja qual a melhor opção

Cozinha com móveis planejados, executada pela fabrica

Móveis planejados ou sob medida? Ambos são ótimas escolhas. Os dois são produzidos com as mesmas matérias primas chamados de painéis de madeira (MDF), uso indicado para áreas secas e úmidas, produtos industrializados provenientes de cultivo ecologicamente correto de pinus ou eucalipto em áreas de reflorestamento.

É muito raro e consequentemente muito caro produzir e decorar uma residência com peças de mobiliário em madeira maciça. Exceto as peças produzidas em madeira rústica, os denominados de demolição, estilo country, fazenda, chácara, os quais são introduzidos na decoração geralmente como mero detalhe. A maioria dos profissionais não trabalham com as outras opções de painéis de madeira por possuírem inferior qualidade e reduzir o tempo útil de vida das peças, eu sempre costumo trabalhar com painéis de madeira (MDF).

Existem dois aspectos que diferem os planejados dos sob medida, obviamente considerando peças de igual qualidade e garantia para ambos os processos produtivos. Esses dois aspectos mais relevantes são: a finalidade uso do mobiliário e o valor agregado de um design exclusivo.

Móveis planejados

Os móveis planejados são módulos pré-fabricados em dimensões padronizadas que se encaixam entre si, ou seja, as peças possuem medidas padrão e finalizados com peças de acabamento determinadas pelo projeto da fábrica. Conheço uma fábrica que atende satisfatoriamente com peças ajustadas no tamanho da sua parede, sendo assim, esteticamente fica perfeito! Os únicos aspectos que irão diferenciar seu projeto dos demais clientes são as cores que você irá escolher para produzir seu mobiliário e as ferragens simples ou mais sofisticadas.

Neste processo é impossível reformar ou recuperar peças em uso, é um processo produtivo no qual usamos apenas painéis de MDF coloridos ou imitando madeira. Prescrevo móveis planejados para decorar todos os ambientes da sua residência, sem restrição. Já mobiliei apartamento pequeno completo em 20 dias, é super-rápido, acompanho tudo desde o atendimento aos clientes até a instalação da última peça.

Móveis sob medida

Já os móveis sob medida são peças desenhadas exclusivamente para seu projeto, com medida exata do seu ambiente. Este processo oferece um atendimento exclusivo para quem necessita de peças com cortes específicos, é planejado com técnicas que permitem mais detalhes, molduras mais elaboradas, frisos, recortes, puxadores diferenciados esculpidos na própria peça, medidas especiais, recortes para colunas e pilares.

Excelente opção para correção de paredes tortas. Quando eu atendo clientes que desejam peças exclusivas, elejo um parceiro que tenha uma marcenaria bem equipada e um acabamento primoroso nas minhas peças. Com o desenho e projeto em mãos o marceneiro é capaz de executar peça por peça com total segurança. Por ser um trabalho mais meticuloso e lento, geralmente um ambiente fica pronto em 45 dias. Todos os detalhes definidos no seu projeto irão diferenciar seu ambiente dos demais clientes, nenhum fica igual ao outro. Recomendo móveis sob medida para decorar todos os ambientes da sua residência, sem restrição.

Ficou fácil de entender, não é? Tanto um processo produtivo quanto o outro vai depender da sua escolha, apenas fique atento ao termo de garantia, as ferragens de qualidade, ao serviço de pós-venda que é muito importante e faz toda diferença para evitar futuros aborrecimentos. Todo armário instalado sofre a ação da acomodação do peso, o seu fornecedor precisará retornar para pequenos ajustes com certeza.

O preço de um apartamento mobiliado com planejados executado pela fábrica que me atende tem sido em torno de 40% inferior ao da marcenaria. Valorize seu imóvel, deixe-o lindamente mobiliado!

Num próximo post vou falar sobre tipos de acabamentos para interiores para piso, parede e o teto, até lá.

Confira algumas imagens dos projetos feitos pela Designer de Interiores Ana Farias: