Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

O que é a decoração estilo industrial e como usar em casa

Moderno e antigo ao mesmo tempo, conheça a decoração estilo industrial, a opção ideal para quem procura dar mais personalidade para casa. 

 

Aposto que quando você leu a palavra “industrial” sua mente já remeteu a máquinas, equipamento, motores e torres gigantes. O que muita gente pode pensar, é na automação industrial, por exemplo. 

 

Mas não, não são máquinas controladas de forma automática que serão colocadas na sua casa, como na automação industrial.

 

A decoração Estilo Industrial vem ganhando força desde 2013, o estilo vem se destacando por sua naturalidade e graciosidade, composto por uma arquitetura imperfeita, com tijolos e metais expostos, paredes sem acabamento e muito concreto. 

 

O que é decoração estilo industrial? 


O estilo tem início nas décadas de 50 e 70 na cidade de Nova Iorque (EUA), ganhou renome quando galpões e prédios antigos foram esvaziados para servirem como habitação para a população. No mesmo período que a automação industrial começou a se difundir.

 

Atualmente, a arquitetura “bruta” das indústrias vem dando um novo ar para as casas que querem mais individualidade, uma combinação perfeita entre rustico, moderno e ao mesmo tempo simples. 

 

Para dar vida, a decoração é formada por móveis com aparência antiga ou reciclada, canos aparentes, muito ferro dando um ar vintage, como porta de ferro e janelas amplas.

 

Como fazer o estilo industrial?


Uma das muitas vantagens do estilo industrial, é a grande oportunidade de personalização dos ambientes. Ou seja, não existe uma receita de bolo para adotar esse estilo, você pode dar seus toques pessoais, que darão uma “cara” única para o ambiente. 

 

Entretanto, nesse estilo é muito comum ver móveis pesados, espaços amplos sem acabamento para dar uma aparência de gasto, tons terrosos e cores neutras, como o cinza e até mesmo grafite, e claro, fios expostos. 

 

São tantas alternativas e formas de adotar esse estilo, que pode causar muitas dúvidas, por isso, reunimos algumas dicas que vão te ajudar na hora de selecionar os melhores itens de decoração, móveis, pintura e muito mais, confira: 

 

#1. Espaço

O grande diferencial desse estilo é fazer seu espaço parecer uma indústria ou galpão, por isso, é comum ver a decoração estilo industrial em espaços largos, dando a impressão de espaços acolhedores e elegantes.   

 

Geralmente, vários cômodos são agregados em um único espaço, como sala, cozinha e corredor em um único ambiente, otimizando o espaço. 

 

#2. Personalize 

Somente reformar o local no estilo industrial não é o bastante, é preciso incorporar acessórios decorativos também. Luminárias de cobre, móveis de metais, adesivos e etiquetas personalizadas são ótimas opções para dar mais individualidade para sua casa. 

 

Não esqueça de ornar as cores, a combinação de cores neutras das paredes com cores vibrantes dos objetos combinam muito com o estilo industrial. 

 

#3. Imperfeições 

“Quer que eu mostre fios e paredes rachadas?” Sim, isso mesmo! Não camufle as imperfeições como tubulações, vigas, cabos e rachaduras, isso cria uma aparência “crua” ao ambiente, principalmente se for um objeto metalizado.  

 

Quando damos visibilidade para esses objetos, estamos dando uma aparência urbana ao local. A dica aqui é saber organizar bem, assim ficando com uma aparência “bruta”. 

 

#4. Possibilidades 

Como dito anteriormente, o estilo industrial não possui uma fórmula, criando inúmeras possibilidades de criação para seu ambiente. Isso quer dizer que esse estilo te dá total liberdade para esbanjar na imaginação. 

 

Explore móveis de metais, reciclados e de plastico. Agrupe itens decorativos antigos e modernos no mesmo ambiente. Imagine que a casa é uma grande tela em branco, por isso, dê vida e originalidade ao seu ambiente. 

Não se limite ao básico 


A decoração estilo industrial não se limita apenas a salas, cozinhas e corredores, é possível criar ambientes inteiramente nesse estilo. O que você está esperando para decorar sua casa com o estilo industrial? Coloque a mão na massa!