Menu
Carreira

Corretor de imóveis – entenda como essa profissão nasceu no Brasil

Nós do Blog Loopimóveis sempre damos boas dicas de como você pode ser um bom corretor de imóveis e tiramos algumas dúvidas sobre essas área tão interessante. Mas o que muitas pessoas não fazem ideia é de quando, onde e porque a corretagem de imóveis brasileira começou. Confira abaixo a história completa.

O início

A história dos corretores de imóveis está muito ligada a história do Brasil. Na época colonial do país, muitos fazendeiros procuravam outras terras para construir suas propriedades. Então eles procuravam terrenos ou casas que já estivessem prontas para dali construírem mais fazendas. Naqueles tempos, o processo para compra e venda de propriedades eram muito burocrático e muitas cidades pequenas se desenvolviam e se tornavam grandes.
A partir desse momento da nossa história que nasceram as pessoas que cuidavam da parte de negócios imobiliários, divulgando a venda de seus imóveis com cartazes por toda a cidade. Exatamente aí que os corretores de imóveis surgiram.
+ Conheça a força das mulheres no mercado imobiliário

Primeiro corretor de imóveis do Brasil

Segundo o livro “Seleta do Agenciador Imobiliário”, escrito por Gildásio Lopes Pereira, em 1985, um homem chamado Antônio Mariano de Arantes Costa foi a primeira pessoa a negociar casas no país. Confira o trecho em que conta um pouco dessa história:

“O Rio de Janeiro era um pequeno burgo de ruas estreitas, cobertas de mato e iluminadas a candieiro de óleo de baleia. Mal podia acolher a Família Real. Quando a numerosa caravana ali chegou, viu-se que não havia moradia para ela. Então, o próprio Príncipe-Regente mandou requisitar as casas de residência dos habitantes da cidade. Enxotava os moradores e mandava pintar as fachadas das casas as letras maiúsculas ‘PR’ (Príncipe Real) que os despejados traduziam como ‘Ponha-se na Rua’, ou ‘Prédio Roubado’. A revolta popular foi tão grande que muitos portugueses recusaram a moradia tomada dos locais e se propuseram a indenizá-los particularmente. Foi entãoque surgiu um cidadão muito atilado, que passou a intermediar as negociações: ANTÔNIO ARMANDO MARIANO DE ARANTES COSTA. Foi, de fato, o PRIMEIRO CORRETOR DE IMÓVEIS DO BRASIL”.

O crescimento da profissão no século 20

Um dos grandes motivos pelo qual o crescimento da área se expandiu, foi a imigração. Os italianos, que vieram em grande quantidade para trabalhar nas fábricas das grandes cidades brasileiras, são bons exemplos de motivos pelos quais todo o ramo imobiliário cresceu.
Exatamente nessa época que as famosas vilas de operários nasceram – o bairro do Brás, que fica localizado na cidade de São Paulo, foi umas dessas vilas onde os operários se instalaram. Conforme o número de moradores dos bairros ia aumentando, consequentemente a quantidade de corretores de imóveis também crescia.

E o Sindicato dos Corretores de Imóveis nasce

Com a velocidade do crescimento dessa área, já era de se esperar que ela se desenvolvesse para atender toda a demanda. No ano de 1937, surge o primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis no Rio de Janeiro.
Porém, apenas em 1942 o Ministério do Trabalho reconheceu esses profissionais do ramo como corretores de imóveis. Ainda no mesmo período, o código de conduta dos corretores de imóveis foi criado. A decisão foi tomada pelo Sindicato do Rio de Janeiro e São Paulo.

COFECI e CRECI

O surgimento do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI) e o Conselho Regional (CRECI) aconteceu em 1962. Com esses documentos, os corretores de imóveis poderiam trabalhar legalmente.
+Como tirar o CRECI: saiba por que é importante se manter legalizado

Surgimento de cursos superiores

Lá na época colonial, os corretores de imóveis não tinham cursos profissionalizantes e contavam apenas com as experiências do dia a dia. Porém, hoje o cenário é muito diferente. Para os corretores de imóveis se adquirirem mais conhecimento ainda na área, no ano 2000 foram criados cursos superiores de graduação tecnóloga de ciências imobiliárias e também gestão imobiliária. Hoje em dia você encontra cursos em diversas cidades. Seja EaD ou presencial, eles são ótimos aliados e agregam muito conhecimento na hora de fechar um negócio.

Segundo o livro “História do Brasil”, do escritor Boris Fausto, a chegada da coroa portuguesa foi fundamental para o desenvolvimento da fisionomia das cidades. “A vinda família real portuguesa deslocou definitivamente o eixo da vida administrativa da colônia para o Rio de Janeiro, mudando também a fisionomia da cidade. Basta dizer que, durante o período de permanência de Dom João VI no Brasil, o número de habitantes da capital dobrou de cerca de 50 mil a 100 mil pessoas. A presença da corte implicava uma alteração do acanhado cenário urbano da Colônia.”

Anúncios nos primeiros jornais do país

Pode-se dizer que os anúncios imobiliários foram algumas das primeiras publicações dos veículos impressos brasileiros. Os jornais “O Sentinela” e “O Tamoio” foram os pioneiros no jornalismo brasileiros e neles já havia anúncios de corretores de imóveis.

Confira abaixo uma divulgação de uma casa na era colonial no jornal Diário do Rio de janeiro, em 1821. Nessa publicação, já podemos ver uma figura intermediária chamada Venâncio José Lisboa, que tinha recebido a autorização do proprietário de um imóvel para vende-lo.

Como você pode perceber, os corretores de imóveis teve e ainda tem um papel importantíssimo na história do Brasil. Essas pessoas foram fundamentais para o crescimento das cidades, sendo intermediadores de vendas de terrenos e imóveis. Todos os esforços dos corretores de imóveis fizeram com que a profissão fosse vista com ótimos olhos, surgindo assim regulamentação de leis e decretos que organizou o ramo imobiliário, fazendo o país se desenvolver.