Menu
Dicas de Aluguel / Dicas de Imóveis

Seguro-fiança: como funciona, prós e contras

É muito interessante conhecer bem o seguro-fiança, como funciona, vantagens e desvantagens para cada parte envolvida, porque essa é uma alternativa  bastante viável para quem não tem um fiador ou como depositar um cheque caução no processo de locação de imóveis.  Seguro-fiança: como funciona, prós e contras| Blog Loopimóveis

Principalmente porque um dos maiores entraves no momento de finalizar uma negociação de locação de imóvel é justamente encontrar a figura do fiador. O seguro-fiança evita a desconfortável sensação de ter que pedir favor a um terceiro.

Isso acaba sendo um desafio muito maior que encontrar um local que possa trazer mais conforto e comodidade para sua família, que seja próximo do trabalho e que tenha fácil acesso a serviços da cidade.

Neste artigo, você vai descobrir o que é seguro-fiança, como funciona e quais são as suas características, para fazer a escolha certa no seu contrato de aluguel simples.

Ficou interessado? Confira abaixo tudo sobre como funciona o seguro-fiança!

Seguro-fiança: como funciona essa garantia?

O seguro-fiança é uma das garantias previstas na lei 8.245 de 18/10/91, que dispõe sobre as locações de imóveis urbanos.

As outras, como mencionamos acima, é o depósito com cheque-caução ou pedir a fiança a terceiros. Essas garantias servem para dar confiança de que o inquilino seja um bom pagador.

Mas para entender no que implica tudo isso, é preciso entender o que é fiança? Esse é o ato de abonar a obrigação de outra pessoa. É uma espécie de contrato que está previsto no Código Civil.

Por isso, normalmente, pedir que alguém seja o seu fiador não é uma atitude muito tranquila para quase ninguém, mesmo quando esse pedido é realizado a um parente ou amigo.

A verdade é que muita pouca gente se dispõe a ser fiador, porque com isso também estará assumindo a responsabilidade sobre eventuais dívidas deixadas pelo inquilino.

E não é só assumir as dívidas sem qualquer consequência maior, em muitos casos, como um imóvel do fiador é colocado como garantia da fiança, caso haja inadimplência existe mesmo até o risco da penhora do imóvel.

Por isso, no caso do seguro-fiança, a seguradora é contratada para dar essa proteção por meio de uma apólice. E é a seguradora que fica responsável com o credor para cumprir as obrigações de pagamentos dos valores dos aluguéis, caso o inquilino não cumpra.

Para quem ainda está em dúvida e quer saber como funciona seguro fiança aluguel, é interessante conhecer o dado disponibilizado pelo Secovi-SP , que essa garantia se tornou muito mais comum na última década.

O número de contratos fechados com essa garantia subiu de 15,1% das locações registradas em maio de 2007 (início das medições) para um percentual de 20,5%, que se manteve desde julho de 2011 até agosto de 2013.

Nos últimos cinco anos, esse percentual teve uma leve redução e, em dezembro de 2016, 17,5% dos contratos de aluguel assinados em São Paulo usaram essa garantia locatícia, conforme os dados do Secovi-SP.

Como funciona seguro-fiança para o proprietário?

Quando a questão é entender  sobre o seguro fiança como funciona para o proprietário, a boa notícia é que sempre vantajoso para o dono do imóvel.

Isso porque a seguradora começa a pagar o aluguel imediatamente em caso de inadimplência por parte do locatário. Nas outras opções de garantia, ele só recebe depois que ocorre o despejo, quando a questão chega neste ponto.

Essa é uma das principais razões para que essa garantia seja a preferida pelos proprietários. Normalmente são eles quem escolhem as garantias que preferem, e os inquilinos precisam se adequar.

Mas a verdade é que, na maioria das vezes, a garantia fica a cargo da condição possível para o inquilino, que deve esclarecer tudo com o seu corretor autônomo ou com a imobiliária, para que a questão seja levada ao proprietário.

Mas isso não o isenta de ter que assumir alguma das três garantias se quiser locar o imóvel.

Seguro-fiança: como funciona para o locatário?

De outro lado, mesmo entendendo como funciona seguro fiança para locação de imóveis, o inquilino deve saber que nem sempre essa é a melhor opção entre as garantias para ele, já que vai custar cerca de 1,5 vez o valor do aluguel.

Outro ponto desfavorável é que não há a devolução do valor pago após o término do contrato.

Já do lado positivo, saber sobre o seguro-fiança, como funciona, é positivo por evitar o constrangimento e a burocracia de buscar um fiador, além de dar mais agilidade no processo de locação. Ele ainda evita o desembolso imediato de um valor alto, já que o valor é parcelado pelas seguradoras.

Seguro-fiança: como funciona para a imobiliária?

Além do dono do imóvel e do inquilino, as imobiliárias, por saber tudo sobre seguro-fiança, como funciona e suas vantagens, essas empresas também se beneficiam quando o seguro é escolhido.

Eles não recebem comissão nessa venda, mas com essa garantia, a seguradora passa a ter o custo da análise de crédito do locatário.

A certeza do pagamento do aluguel traz também a estabilidade no recebimento da taxa de administração do imóvel.

Compensa o valor a mais no mês?

Como mostramos o seguro-fiança locatícia e como funciona para o inquilino, outro ponto a ser observado é que o custo dessa garantia pode ser uma desvantagem para ele.

Muitos interessados em alugar um imóvel não têm condições de suportar esse gasto, que é um adicional em relação ao próprio valor do aluguel e o condomínio.

Por isso, em alguns casos, abre-se margem de negociação com o proprietário para que ele arque com parte desse investimento. Ou que reduza o valor cobrado no aluguel.

A contratação do seguro acontece após a comprovação de renda, que deve ser equivalente a quatro vezes o valor mensal do aluguel pelo inquilino. Em geral, as seguradoras permitem que essa renda seja composta por até três moradores do imóvel.

Conforme apontado nas vantagens para o proprietário, em caso de inadimplência, basta que ele comunique o atraso à seguradora e ele receberá o valor pendente em até 30 dias. Esse pagamento continuará a ser realizado mensalmente, enquanto não houver uma solução com o inquilino.

Seguro-fiança imóvel: como funciona a vigência?

O tempo de vigência do seguro fiança pode ser anual, com renovação obrigatória enquanto a locação estiver em vigor. Ou pode contemplar todo o período do contrato, não exigindo a renovação anual.

Mas pela Lei do Inquilinato, depois de optar pelo seguro-fiança, o locatário não pode desistir de renovar o contrato, escolhendo outro tipo de garantia.

Em geral, a escolha entre essas opções é do dono do imóvel, e pode ser negociada entre o inquilino com o proprietário ou com a imobiliária.

E se a dúvida do inquilino ou do proprietário é sobre como funciona seguro-fiança para aluguel na questão da cobertura, é importante saber que começa e termina às 24h da data especificada na apólice.

Mas mesmo depois do vencimento, os riscos previstos permanecerão cobertos até que o inquilino finalize suas obrigações, com exceção dos casos de cancelamento ou perda do direito às coberturas.

Além disso, o proprietário do imóvel pode escolher o período de vigência de acordo com o tipo de locação que será feita (residencial, não residencial ou comercial).

Documentação necessária para seguro-fiança

Em geral, a contratação do seguro é feita em nome do inquilino e é necessário ter, pelo menos, 18 anos de idade. Entre os documentos mínimos que devem ser apresentados para a seguradora estão:

  • Carteira de identidade (RG)
  • CPF
  • Cópia da carteira de trabalho

Caso o futuro inquilino seja autônomo ou profissional liberal, ele precisa apresentar o Imposto de Renda e o extrato da conta corrente referente aos três últimos meses.

E se morava em residência alugada, além dos recibos de pagamento dos três últimos meses, muitas seguradoras pedem uma cópia do contrato de aluguel. Ou um contato da imobiliária ou do proprietário para atestar que era bom pagador e não deixou dívidas.

Seguro-fiança: como funciona aluguel com coberturas adicionais

Há muitas seguradoras que negociam essa garantia para uma negociação de aluguel de imóvel. Há, por exemplo, uma opção de seguro-fiança Porto Seguro e de várias outras empresas.

Em qualquer uma delas existem particularidades e então é preciso fazer cotações, seja para saber sobre o Seguro-fiança Porto Seguro, como funciona e todas as suas cláusulas contratuais.

Você também pode querer saber como funciona o seguro-fiança da Cardif, bem como de outras empresas seguradoras, para ter mais opções de preços e benefícios.

A cobertura básica do seguro-fiança garante o pagamento do aluguel e de multas para o proprietário do imóvel, caso o inquilino fique inadimplente. No entanto, podem ser contratadas coberturas adicionais, como condomínio, IPTU, água, gás encanado, energia elétrica, pintura e até mesmo danos ao imóvel.

As seguradoras também têm buscado oferecer novos serviços atrelados ao seguro-fiança para tornar essa opção mais atraente e vantajosa para os inquilinos.

Com isso, é possível encontrar empresas que possuem a garantia com cobertura para manutenção elétrica e hidráulica ou mesmo serviços emergenciais 24 horas, como chaveiro e conserto de eletrodomésticos, limpeza residencial, vidraceiro e até vigilância.

Quem escolhe as coberturas?

Quem escolhe quais coberturas o seguro terá é sempre o proprietário do imóvel. Assim ele pode incluir também o pagamento de despesas do processo de despejo e até os honorários advocatícios.

É importante lembrar que pedir muitas coberturas vai fazer com que aumente o custo do seguro e, com isso, vai dificultar o aluguel do imóvel.

Se você está pensando em alugar um imóvel e vai precisar contratar o seguro porque não possui um fiador, converse com a imobiliária e negocie com o proprietário!

Seguro-fiança gratuito: como funciona?

Por fim, é importante que os inquilinos saibam que existe uma modalidade seguro-fiança gratuito. Neste caso, apesar de ser vendida a ideia de ser gratuito, alguém arca com essa despesa: os proprietários.

Mas se muitos locadores podem pensar qual é a vantagem disso se eles terão que arcar com essa despesa?

Algumas empresas imobiliárias lançaram a ideia para dar mais agilidade nos processos das locações do imóvel, ao oferecer essa vantagem aos futuros inquilinos.

Também é defendida a ideia de que pagar um seguro-fiança também é vantajoso para o proprietário para cobrir custos enquanto o imóvel está vazio, como IPTU e condomínio.

É preciso verificar se a empresa imobiliária onde o inquilino vai procurar imóvel tem essa opção disponível.

Agora que você já conhece as características dessa garantia locatícia, você terá maior poder de barganha.

Você gostou deste artigo? Então curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a mais dicas e orientações sobre o mercado imobiliário!