Menu
Dicas de Aluguel / Dicas de Compra / Dicas de Imóveis / Dicas para a sua casa / Mercado Imobiliário / Notícias

Primeiro sonho: Veja o que é importante na hora de garantir seu primeiro imóvel!

Comprar um imóvel nunca foi tão fácil! Linhas de crédito pré-aprovado e financiamentos imobiliários progridem rápido. E geram cada vez mais adeptos. Lançamentos são planejados e concretizados durante todos os períodos do ano.

Construtoras e incorporadoras trabalham a todo vapor para ter cada vez mais produtos para você. Agora, sabe o que é importante na hora de garantir a compra de seu primeiro imóvel?

Bem, sabe quais os próximos passos? Te mostraremos aqui alguns dos principais: Pesquisa e gastos extras! Que são dois dos tópicos mais esquecidos entre os clientes e compradores de imóveis, sejam eles novos ou usados. 

Pesquisa – Como realizar uma boa pesquisa e relacionar seu imóvel a seus investimentos

Que a compra do primeiro imóvel está na lista de grandes sonhos dos brasileiros, não é preciso dizer. O que falta, na maior parte dos casos, para a realização deste sonho é a pesquisa. Que, geralmente, vem aliada a uma palavra chave de todo o processo: planejamento.

A pesquisa é um dos pontos principais de um bom planejamento e é preciso ser feita com muito cuidado e atenção. Uma dica é enfatizar a pesquisa e utilizá-la para avaliar e confirmar pontos importantes do planejamento. Tais como:

#1 – Imóvel dos Sonhos: Faça uma pesquisa apurada e coloque na ponta do lápis quais as características de seu sonho. Junte-se com seu profissional do setor imobiliário de confiança e peça que ele o ajude com a procura. Um time funciona bem melhor do que um único jogador.

#2 – Seu sonho anda junto com seu investimento: Procure imóveis que estejam com boa valorização. Ou mesmo aqueles que estão localizados em regiões chave, que tendem a receber pouca desvalorização ao longo do tempo. Caso algo saia de seus planos, você sempre poderá alugar ou vender o imóvel. E ter um imóvel valorizado e com muita procura, lhe dará uma ajuda e tanto neste momento.

#3 – Tempo é o seu aliado: Entenda que o tempo é seu aliado. O processo de pesquisa, financiamento, compra e mudança para o imóvel de seus sonhos é demorado por natureza. Tenha em mente que quanto mais tempo você tiver para fazer esse processo, melhor. 

Afinal, a chance de cometer erros, ou mudar de ideia diminui drasticamente se você tiver um tempo maior. Também, será preciso entender o mercado, os tipos de investimentos e as opções de diferentes tipos de residência. Assim, de tempo ao seu tempo.

#4 – Paciência é uma virtude: Como já foi dito no tópico anterior, o tempo é seu aliado. Portanto, a paciência deve ser seu bem mais precioso! Não tome decisões por impulso e sempre tenha o planejamento como primeira coisa na sua lista. 

#5 – Adaptabilidade é tudo: É verdade que, com muito tempo e paciência, a pesquisa sairá um primor. Você terá bom entendimento do mercado, de como fazer investimentos e até de seus próprios desejos para sua casa. Porém, se você tiver uma lista de desejos muito extensa para sua residência, sugiro se adaptar!

Isso porque alguns imóveis possuem características únicas. E tentar encontrar todas elas e um imóvel é uma tarefa hercúlea. Portanto, às vezes, para fazer um bom negócio, é melhor se adaptar. Ao invés de insistir em um imóvel que possivelmente não existirá na região em que está procurando.

Investimento – Como se planejar para as despesas extras e ter uma melhor organização financeira

Organização financeira é, talvez, uma das coisas que devem estar listadas em primeiro lugar, junto com a pesquisa. Isso porque é ela que vai possibilitar que a verdadeira mudança saia do papel. Afinal, não se compra uma casa ou apartamento sem ter suas próprias contas em dia.

O que muitos se esquecem na hora de comprar seu primeiro imóvel, é que ele pode gerar despesas extras. Não é porque o imóvel custa R$ 400 mil, que apenas os quatrocentos irão bastar para você morar nele.

A primeira dica que trazemos é: separe direito seu orçamento. Se você tem investimentos que possuem boa rentabilidade, deixe-os lá. Muitas vezes, o juros recebido será maior que o juros pago em um financiamento. Assim, pense bem antes de mover todo seu dinheiro para a compra, parcial ou total, de seu sonho.

Nossa segunda dica é: entenda todo o trâmite do financiamento e da compra do imóvel. Coloque em sua pesquisa os antecedentes das pessoas que moravam no imóvel, caso seja usado. E procure entender todo o processo de pagamento do imóvel, e como isso funcionará com o fluxo do seu dinheiro. Além de todas as etapas de um possível ou provável financiamento.

Já como terceira dica: pesquise o melhor momento, e não tenha medo de negociar. Dependendo do momento do mercado e da economia, é possível – na maior parte dos casos – conseguir até mesmo 10% de descontos sobre o valor total do imóvel. Portanto, fique atento!

Outro ponto importante é sobre a liquidez do apartamento ou casa. Assim como falamos mais acima, ter um imóvel em uma região valorizada, pode facilitar muito e fazer valer seus investimentos. Se comparado a uma região com pouca procura e saída.

Gostou das dicas e quer saber mais sobre imóveis, o mercado, e como realizar seu sonho? Fique por dentro do nosso Blog e dos nossos canais oficiais!

Instagram https://www.instagram.com/aocubo_com/

LinkedIn https://www.linkedin.com/company/10308562/

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta