Um dos bairros mais conhecidos de São Paulo, a Vila Madalena tem forte vocação cultural e para o entretenimento, com muitos ateliês, galerias modernas, teatros, escolas de músicas, bares e restaurantes.
Esse clima descontraído e leve, que praticamente abraça o bairro inteiro, é fruto de um movimento que começou nos anos de 1970, quando um grupo de estudantes e professores da USP se mudou para o local, alugou grandes casas e criou o que hoje conhecemos como repúblicas estudantis.
Esse frescor juvenil que chegou à Vila Madalena (SP) neste período fincou raízes e mudou a vocação do bairro, que nasceu como Vila dos Farrapos e abrigava índios fugidos dos jesuítas no começo do século passado.
Para quem gosta de um ar boêmio e despojado, cheio de alto astral, a Vila Madalena tem sido vista como os endereços mais atrativos da capital paulista.
Localização da Vila Madalena
A Vila Madalena fica na região oeste de São Paulo, próxima aos bairros Pinheiros, Perdizes, Sumaré e Lapa.
O bairro que cresceu demais depois da chegada dos estudantes, não perdeu até hoje o charme boêmio e o toque de poesia em suas ruas e vielas.
Mas a Vila Madá, apelido carinhoso dos moradores para o bairro, depois da fase dos índios, também já revelava uma tendência ao diferente.
O proprietário daquelas terras, o português Gonçalo, resolveu homenagear uma de suas filhas ao batizar o bairro com o nome dela: Madalena.
As outras filhas dele, Ida e Beatriz, também batizaram localidades próximas, que hoje são vizinhas da Vila Madalena também.
Segundo o Dicionário de Ruas da Prefeitura de São Paulo, os primeiros moradores do bairro, nomearam suas localidades de acordo com alguma afinidade ou qualidade que unia a todos.
Assim, ao andar pelas ruas da Vila Madalena, vamos encontrar nomes nada formais, com ares leves e muito poéticos: Girassol, Harmonia, Fidalga, Purpurina, Simpatia, Aspicuelta (uma das mais famosas) e outros.
Como chegar na Vila Madalena?
Chegar à Vila Madalena é muito fácil. O bairro fica próximo de conhecidas avenidas como a Henrique Schaumann, Heitor Penteado, Dr. Arnaldo e Inácio Pereira da Rocha.
Mas em 1998, quando foi inaugurada a Estação Vila Madalena de metrô, a facilidade para chegar aumentou ainda mais, porque no local também funciona um terminal de ônibus, com linhas para diversos pontos da capital paulista.
Infraestrutura da Vila Madalena
A chegada do metrô à Vila Madalena estimulou o aquecimento imobiliário e a chegada de novos empreendimentos, o que inspirou o lançamento de diversos comércios e serviços.
Ainda assim, as ruas são tranquilas e arborizadas, com aquele clima de cidade pacata do interior, onde dá pra fazer tudo a pé.
As áreas verdes também são o forte do bairro, o principal deles é a Praça Pôr do Sol, que atrai paulistanos de todas as regiões, para tranquilos passeios com crianças, casais de namorados e até point de pets.
Ao contrário da Vila Olímpia, não há shoppings na Vila Madalena. E lá, esses centros comerciais não fazem falta. Tudo no bairro tem um ar mais artesanal, mas há também grandes lojas com marcas famosas, onde é possível encontrar roupas, sapatos e acessórios para variados gostos.
E o melhor, algumas lojas são exclusividade do bairro, com produção artesanal de roupas e calçados.
Quem quiser procurar hotel na Vila Madalena também não vai encontrar nenhuma opção tradicional, mas há alguns endereços de hostels na Vila Madalena e eles combinam muito com o clima descontraído do bairro.
O que fazer na Vila Madalena?
As manifestações artísticas e culturais na Vila Madalena são uma constante. E há muitos espaços dedicados à arte e à cultura no bairro.
Quem quer ouvir música pode ir ao Centro Cultural Rio Verde ou ao Puxadinho da Praça, onde costumam tocar artistas iniciantes e outros nomes nacionais mais famosos.
Um dos espaços artísticos mais conhecidos e visitados da Vila Madá é o Beco do Batman, que era um espaço cinza e sem vida, mas ganhou cores incríveis e formas para lá de criativas a partir dos anos de 1980.
Hoje o local é uma galeria a céu aberto, ilustrado com grafites que vão se renovando de tempos em tempos.
Além disso, o bairro é repleto de galerias de arte, ateliês e espaços que se dedicam à arte, entre elas, a Galeria Millan, Galeria Fortes Vilaça e a Galeria Raquel Arnaud.
A Feira de Artes do bairro é outro atrativo imperdível do bairro, é quase como se fosse o Carnaval da Vila Madalena. O evento acontece no segundo semestre e reúne barraquinhas com comida, artesanato e shows.
Vocação zen
Com essa descontração e leveza que paira no ar, o bairro também atrai muitas pessoas que querem um estilo de vida mais saudável e adotam as práticas alternativas.
Por isso, a Vila Madalena está recheada de estúdios de yoga, espaços de autodesenvolvimento e outras terapias, isso sem contar as academias de dança.
Onde comer na Vila Madalena?
Mas como a vocação do bairro para o aconchego é forte e sabemos que a gastronomia atrai, encanta e une as pessoas, no local também é possível encontrar padarias charmosíssimas, hamburguerias, cafés, queijarias e muitos espaços dedicados à culinária.
Mas os restaurantes da Vila Madalena também são famosos, lá sobram sabores para todos os gostos: empanadas, comida argentina, alemã, espanhola, marroquina e libanesa, pizzarias e guloseimas.
Além disso, quem curte uma onda vegana ou natureba também tem opção no bairro, e não faltam espaços dedicados aos temas.
Mas uma atração à parte da Vila Madalena é a feira livre da Rua Mourato Coelho, que tem mais de 130 barracas com frutas, verduras, grãos, temperos, queijos e diversos outros atrativos gastronômicos.
Uma opção que os amantes da boa gastronomia não abrem mão é a peixaria da Vila Madalena. Lá os peixes são expostos na vitrine, o visitante pode comer empadinha de siri, pastel de polvo e ainda se sentar em cadeiras de praia.
Mas depois de uma balada daquelas, para matar a fome de madrugada, deliciosos salgados e caldinho de feijão estão esperando no Filial.
Bares na Vila Madalena
É possível encontrar diversos bares com música ao vivo na Vila Madalena, jazz, samba e outros estilos musicais são atrações em diversos endereços, além de cervejarias artesanais.
As mais conhecidas baladas da Vila Madalena ficam no miolo da Rua Aspicuelta, entre a Fidalga e Mourato Coelho.
Entre esses dois quarteirões ficam endereços famosos na badalação como o Quitandinha Vila Madalena, Posto 6, Cervejaria Patriarca, entre outros.
Mas para sair deste burburinho há opções nos arredores e entre os melhores bares da Vila Madalena, também é possível encontrar opções como o Sabiá, Canto Madalena, Tribunal, Genial e Bar do Sacha.
Por todas essas características, a Vila Madalena atrai não só os solteiros interessados pela boêmia, mas também as famílias que querem um local mais tranquilo para viver e de divertir.
Está procurando por apartamento na Vila Madalena?
Se você quer morar na Vila Madalena e está procurando por um imóvel chegou ao seu destino, confira os melhores lançamentos imobiliários na Vila Madalena.