Menu
Corretor Imobiliário

19 dicas de marketing imobiliário para vender mais

19 dicas de marketing imobiliário para vender mais

19 dicas de marketing imobiliário para vender mais

Essa é uma tendência que não tem volta: tudo o que se faz hoje em dia passa pela internet. Então, a constatação que chegamos é que se você quer vender mais imóveis não tem como fugir do marketing imobiliário, em especial, do digital.

Mas antes de qualquer coisa: você sabe o que é marketing imobiliário?

O conceito de marketing imobiliário é traduzido por um conjunto de processos, que envolve desde o desenvolvimento imobiliário, estratégias de promoção e venda, além do relacionamento com os clientes.

Ou seja, é prever e identificar o que quer um cliente e promover uma experiência de compra interessante para ele. E afinal, qual imobiliária ou corretor não quer saber como encontrar clientes para comprar imóveis.

As  estratégias de marketing digital no mercado imobiliário vão, sem dúvida, ajudar a vender mais, mas para isso, é preciso seguir alguns passos para criar um plano bem sucedido em seus negócios.

Caso você pergunte se é preciso buscar uma agência de marketing imobiliário, a resposta é: nem sempre. Embora ter profissionais que conhecem do assunto seja sempre uma possibilidade maior de bons resultados, algumas medidas poderão ser tomadas especialmente para quem não tem tanta verba para disponibilizar.

Quer saber mais sobre marketing imobiliário e como funciona? Veja algumas dicas:

1 – Tenha um site preparado para conversão

Nesses tempos de transformação digital, é praticamente impossível continuar no mercado sem investir em um bom site.

Ele será a sua janela para o mundo e, consequentemente, para os seus clientes. Dados fornecidos pelo Fórum E-Commerce Brasil, apontam que 80% dos brasileiros acessam a internet todos os dias e 70% deles querem maneiras de tornar suas vidas mais práticas, com mais simplicidade.

Pela falta de tempo que a maioria das pessoas estão sofrendo, é assim que todos resolvem os seus problemas: pela internet.

E se você não tem um site para divulgar seus imóveis é como se fosse um lojista que, por não ter loja, não tem como divulgar seus produtos.

O acesso ao site de uma imobiliária tem sido considerado praticamente como a busca de produtos em uma loja virtual. Entendeu por que não dá para ficar de fora do marketing imobiliário digital?

2 – Utilize o Inbound Marketing Imobiliário

Dentro do marketing digital, o conceito é gerar valor desde o primeiro contato que um lead (futuro cliente) faz.

Para isso, são seguidos alguns passos no marketing imobiliário on-line:

– Atrair visitantes

– Converter visitantes em leads

– Fechar vendas

– Transformar esses clientes em fãs verdadeiros da marca

3- Tenha um blog

Um blog é um excelente meio de educar seu cliente e oferecer soluções para a vida dele.

No blog, você não vai fazer venda direta dos imóveis, mas sim falar sobre informações que estão na órbita do assunto, como conteúdos com as melhores formas de financiamento imobiliário, regras da Caixa Econômica Federal para uso do FGTS, a fim de adquirir ou quitar imóveis ou até mesmo assuntos como decoração.

Ao solucionar dúvidas do visitante, ele vai começar a confiar nas informações porque perceberá que você entende do que divulga. Isso vai possibilitar que seu blog se torne autoridade no assunto e ganhe muito mais credibilidade, inclusive para os mecanismos de buscas do Google.

4 – Investir na divulgação em portais pagos

Pense que a internet é um mar imenso de possibilidades e quando dizemos imenso, é imenso mesmo, quase ilimitado.

Dentro desta lógica, mesmo tendo um bom site, você será mais uma gota no oceano. É claro que a página na internet é o primeiro passo para navegar nessas águas, mas você vai precisar de equipamentos mais poderosos para ter mais tráfego, ou seja, visualizações.

Um deles são os portais imobiliários pagos porque eles são um meio competente de seus clientes chegarem até você.

Esses portais recebem milhões de visitantes por mês e isso acaba gerando contatos qualificados para seus anunciantes, esses contatos são conhecidos como leads.

Além disso, o custo é muito compensador porque por um baixo investimento, você poderá constatar que sua audiência se tornará muito mais qualificada e promissora.

Pode ser uma grande alternativa caso você não tenha uma verba alta para investir em um site próprio nesse momento.

5 – Construir base de dados

Muitas vezes, as empresas e profissionais ficam perdidos na busca das respostas de como captar clientes, mas vamos agora pensar em uma estratégia.

Muitas vezes, os interessados em um imóvel ligam para saber dados básicos e não retornam mais. Não seria útil criar um esquema de armazenar esses contatos para novas tentativas de fazer negócio?

Quando um interessado ligar, procure obter seus dados e explique que é sem compromisso, apenas para cadastro dos seus atendidos.

A ideia é captar dados básicos: nome, data de nascimento, renda, profissão, telefones, e-mail, qual a expectativa do interessado com o imóvel e quais você apresentou. Se quiser, também inclua uma pergunta sobre por que o negócio não foi fechado com a sua empresa.

Com isso, vá criando sua base de dados que poderão servir para campanhas de marketing imobiliário no futuro.

Existe uma ferramenta para cadastrar todos esses dados, é um CRM (Customer Relationship Management), como ele você vai poder organizar todos os seus potênciais clientes.

6 – Enviar e-mail marketing

O e-mail é uma das formas mais utilizadas de comunicação, em especial para assuntos corporativos. Aproveite esse potencial para trabalhar em suas campanhas de e-mail marketing imobiliário.

Com um bom texto e boas imagens, você terá um excelente recurso para se relacionar com os interessados.

Para potencializar, siga algumas dicas:

– Envie e-mails marketing com o perfil do imóvel que o cliente deseja.

– Títulos devem ser poderosos e chamar a atenção.

– Coloque pouco texto no e-mail para deixar o visual mais clean, informativo e despertar a curiosidade. Não entregue todo o jogo de uma vez.

– Não compre mailing de e-mails marketing, vá construindo sua base de dados aos poucos. Assim terá muito mais retorno.

7 – Fazer excelentes fotos dos imóveis

Quando os clientes entram no seu site ou quando você cadastra um imóvel em uma plataforma, eles querem ter uma ideia perfeita do imóvel, para ver se interessa, e as fotos são excelentes recursos de divulgação.

Por isso, o marketing no ramo imobiliário também prevê o investimento em boas fotos, com bons ângulos, que possibilite que o cliente tenha uma visão bastante fiel do imóvel que está sendo divulgado.

Por isso, você pode pensar em usar recursos mais tecnológicos, como imagens aéreas feitas por drones, realidade virtual ou até mesmo equipamentos que captem imagens do imóvel em 3D. Tenha certeza que esse recurso será um diferencial.

8 – Divulgue anúncios completos  e claros

Quando alguém pesquisa a locação ou até mesmo venda do imóvel, ele quer dados precisos e confiáveis.

Procure disponibilizar sempre informações muito claras e precisas do imóvel, isso vai atrair clientes para o seu site, e que poderão chegar a contatos mais próximos que serão encaminhados para o seu funil de vendas.

9 – Tenha ótima comunicação por e-mail

As pessoas não querem mais receber atendimento por telefone, por isso, o e-mail é uma excelente forma de se comunicar sem invadir a privacidade das pessoas.

Então crie um hábito de sempre abrir e responder rapidamente seus e-mails.

19 dicas de marketing imobiliário para vender mais

10 – Tenha presença nas redes sociais

Esteja no máximo de mídias sociais que puder. É ali que as pessoas estão se relacionando ultimamente e apresentando suas expectativas a respeito de absolutamente tudo. E não poderia ser diferente no mercado imobiliário.

Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e até mesmo o WhatsApp Business, possibilitam um diálogo mais próximo com seu cliente, com grandes chances de rapidez de retorno.

Para isso, compartilhe materiais que produz em seu blog e produza conteúdos específicos, como podcasts para WhatsApp.

Mas sempre no sentido de falar o que seu cliente quer ouvir, quer saber ou resolver, nada de venda direta. Não esqueça disso!

11 – Gerar tráfego para o site

Um das principais orientações do marketing imobiliário digital, é que a sua empresa precisa de um pouco de investimento para gerar tráfego em seu site, mas tenha certeza, o resultado virá.

Você pode pensar em inserir botões de compartilhamento de mídias sociais na página principal do site, para que toda vez que o visitante clicar em um botão de “curtir”, a mensagem que está no seu site apareça no Facebook dela e, consequentemente, para seus amigos.

Se você cadastrou seus imóveis em um portal, divulgue os links nas suas redes sociais também.

12 – Faça segmentação de campanhas nas redes sociais

Apostar na segmentação de campanhas nas mídias sociais é uma excelente estratégia de marketing imobiliário.

Os resultados serão muito melhores se você fizer anúncios para públicos bem definidos

13 – Sempre responder público-alvo nas redes sociais

As mídias sociais são uma via de mão dupla: aproxima dos seus clientes, mas também deixa um canal aberto para reclamações.

Mas isso não deve ser temido, a vantagem é muito maior que a desvantagem. Caso receba reclamações sempre responda educadamente, de forma que o visitante tenha certeza que está sendo ouvido.

14 – Captar novos cadastros pelo site

O site da sua empresa deve ser outra ferramenta para melhorar a sua base de dados de clientes.

Então use recursos para captar esses dados, que serão valiosos para seus resultados:

– Crie landing pages (páginas de captura de dados), que poderão estar associadas a uma newsletter com dicas ou alguns chamarizes.

– Nos conteúdos do blog também é possível captar dados com a disponibilização de e-books, com dicas sobre o mercado imobiliário e assuntos relacionados.

15 – Fazer vídeos e apresentações

Fazer webinars, vídeos e apresentações pelas redes sociais é uma forma de se aproximar do seu futuro cliente. Ele vai saber quem representa a sua empresa e o relacionamento ficará mais estreito.

19 dicas de marketing imobiliário para vender mais

16 – Buscar feedback com clientes que não fecharam negócio

Aprimorar o seu pós-venda e entender porque não vendeu é fundamental para suas estratégias do marketing imobiliário digital.

Por isso, não tenha receio de pedir o feedback de um cliente, mesmo que ele que não tenha fechado negócio com você. Isso é excelente para saber se tem algo que pode ser melhorado, mesmo no caso de um negócio fechado ou se realmente não tinha o que ser feito naquele caso.

A experiência que gera lições é sempre benéfica para as próximas tentativas.

17 – Analisar e monitorar seus resultados

Analisar e monitorar são alguns dos principais requisitos do marketing digital imobiliário, porque só assim a empresa vai descobrir seu desempenho em atrair e converter.

Existem diversas métricas que permitem analisar o desempenho com precisão. Então, selecione as mais relevantes para seu objetivo, para obter dados precisos.

Com isso vai poder revisar suas estratégias, evoluindo seus esforços e melhorando seus resultados. Dessa forma, espere uma marca forte e importante para seu público-alvo.

18 – Atender rápido e bem

Quando uma pessoa quer comprar ou alugar um imóvel, ela tem pressa. Então seja rápido nas respostas, isso pode fazer uma grande diferença entre o futuro cliente, fazendo com que feche um bom negócio com a sua empresa ou com outro corretor.

Além disso, tenha cuidado com seu cliente, atenda bem e fique atento ao que ele quer, quais são seus recursos e o que espera de você. Esteja disposto a ajudar.

19 – Use tecnologia para agilizar atendimento

Aplicativos para corretores de imóveis e ferramentas de gestão, alguns funcionam como agenda, e-mail, calculadora e anotações diversas, para organizar a sua vida.

Um deles é o Evernote, que armazena e organiza textos, páginas de web, imagens, áudios e anotações.

Já o Mailchimp, é o que existe de mais moderno para elaboração e envio de e-mail marketing imobiliário. E tudo sem custo.

Outra dica muito boa para seu marketing imobiliário é o aplicativo Câmera Cardboard, que melhora e muito a qualidade das imagens para captar dos imóveis.

É gratuito para Android, serve para tirar fotos em 360º, captura áudios. Potencializa muitos suas ações de marketing imobiliário na internet.

Outro aplicativo incrível, especialmente para quem quer organizar as finanças é o Guia de Bolso. É ótimo para ajudar na saúde financeira dos corretores, que lidam com os altos e baixos do mercado.

Entendeu o marketing imobiliário e as dicas?

Com essas dicas, você poderá falar sempre uma das mais desejadas frases de marketing imobiliário:  “No futuro, você vai comemorar essa decisão”.