Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

Horta caseira: conheça modelos e saiba como cuidar

Horta Caseira Foto por, https://lar-natural.com.br/horta-caseira-o-que-saber-antes-de-comecar-sua/

Uma horta caseira é tudo de bom. Além de deixar o espaço mais alegre e com vida, de quebra, você passa a ter suas hortaliças e temperos fresquinhos e livre de agrotóxicos.  Se o espaço não for suficiente, uma boa alternativa é criar uma horta vertical, que além de prática ainda complementa a decoração.

Em sacadas de apartamentos, por exemplo, uma das paredes podem servir para embutir vasos sobre prateleiras em madeira. Outra opção é instalar um painel de madeira e dispor os vasos sobre ela, conforme sua preferência ou espécies vegetais.  

Contudo, é necessário alguns cuidados: é imprescindível verificar se a fixação da estrutura é adequada; se o ambiente tem insolação e ventilação suficientes; se a altura onde será posicionada é a ideal para quem cuidará da horta, além disso deve-se investir em um bom material para embutir as plantas.

Modelos de hortas

  • Pequenos vasos na cozinha podem ser interessantes; seja num canto vazio sobre a bancada ou peitoral da janela. Fica charmoso demais além de servir como inspiração na hora de preparar as refeições.
  • Você também pode fazer a sua horta em caixotes. Para conferir mais destaque, uma ideia é pintar a frente da madeira do caixote com tinta do tipo lousa. O bom é que é possível escrever o nome da espécie plantada.
  • Pedaços de tubos de PVC ou alumínio, assim como calhas inutilizadas também são bem vindos. Para complementar, uma tinta spray da cor preferida se aplicada sobre os tubos fica muito legal. Um acabamento simples mas que confere um destaque incrível.  

Em meio às vantagens e opções citadas, vale destacar alguns cuidados que se deve tomar com uma horta caseira. É importante, por exemplo, verificar a necessidade de irrigação e adubagem com frequência, pois cada espécie necessita de um tratamento diferente. Além disso, se a casa possui muita insolação durante o dia todo, é possível ter uma horta completa com temperos, ervas, hortaliças e leguminosas. Mas se não existe muita luz, a opção é plantar algumas ervas e temperos em varandas ou janelas.

unnamed