Menu
Decoração / Dicas para a sua casa

O que fazer com as crianças em casa

Em 12 de outubro comemora-se o Dia das Crianças e, por isso, nós da imobiliária digital Ao Cubo, vamos contar o que fazer com as crianças em casa nesse período de isolamento por conta da pandemia. Se você tem filhos ou irmãos que estão sem aulas e passam o dia inteiro em casa, então utilize nossas dicas para fazer dessa data um dia muito especial.

O que fazer com as crianças em casa?

Muitas escolas estão fechadas e muitos lugares com atrativos para as crianças também, então como aproveitar o Dia das Crianças de uma maneira divertida? Nós vamos te ajudar com dicas sobre o que fazer com as crianças em casa, a seguir!

1. Dia temático

Um grande recurso para deixar o Dia das Crianças especial em casa é criar um tema diferente para esse dia, como Dia do Pijama, Dia do Brinquedo ou Dia da Profissão.

Se escolher pelo Dia do Pijama, então fique até tarde da noite com seu filho usando pijama, assistam filmes, comam pipoca, façam brigadeiros, inventam brincadeiras e façam a tradicional guerra dos travesseiros, mas sem estragá-los, claro (risos).

Já o Dia do Brinquedo é aquele seu filho escolhe um brinquedo favorito e passa o dia inteiro com ele, desde o café da manhã, ao tomar banho e até no jantar. Uma maneira divertida de brincar com o brinquedo favorito dele. 

E o Dia da Profissão é aquele que o seu filho (a) vai escolher as profissões que ele mais gosta e vai brincar com você como se fosse esse profissional, se ele escolher ser o dentista, então seja o paciente dele!

toddler wearing red firefighter uniform

2. Brincando com a decoração

Neste Dia das Crianças, as crianças podem brincar com a decoração da casa, principalmente do quarto ou cantinho de brinquedos que eles possuem. 

Então peça para o seu filho usar a imaginação para criar quadros com desenhos feitos por ele para pendurar nas paredes, além de objetos ou brinquedos que ele gostaria de utilizar na decoração do quarto.

Essa é uma ótima forma de fazer o seu filho participar da decoração do quarto dele e ainda deixar os objetos mais organizados, principalmente os brinquedos que costumam ficar espalhados pela casa.

Se tiver algum móvel ou parede que precisa de pintura, então é uma ótima forma de fazerem uma atividade juntos e ainda arrumarem a casa para ficar mais bonita.

orange and black polka-dot pumpkin toy on black table

3. Brincadeiras em grupo online

Se no Dia das Crianças, o seu filho sentir vontade de brincar com outras crianças, então você pode utilizar os recursos digitais disponíveis para fazer o seu filho se divertir com os amigos ou primos. 

Marque uma chamada de vídeo com os amigos do seu filho e peçam para eles realizarem brincadeiras que são possíveis de serem feitas à distância, como a mímica que precisa apenas de uma encenação em frente da câmera para os amigos descobrirem o que o seu filho está imitando. 

Crianças que já sabem escrever e são um pouco maiores podem brincar de Stop, aquela brincadeira que sorteia uma letra e todos os participantes precisam preencher os tópicos com palavras que começam com a letra sorteada. 

silhouette of child sitting behind tree during sunset

4. Oficinas manuais

Esse tipo de brincadeira estimula a criatividade das crianças e também pode ser feita com outros colegas em uma videochamada, já que cada um pode ter um material em casa para criar algo novo. 

Pode ser algo simples como uma pintura que só precisa de papel e lápis ou uma colagem que pode ser feita com recortes de revistas antigas, mas se quiser inovar, então pense em algo como massa de argila para criar esculturas ou a tradicional massinha de modelar. 

Também é legal inserir materiais recicláveis para mostrar essa causa importante para as crianças.

girl with paint of body

5. Teatro de fantoches

Que tal comprar fantoches ou utilizar meias mesmo para fazer um teatro para seus filhos e amigos online. Você pode usar a imaginação para criar histórias divertidas, engraçadas e conscientes para entreter a criançada. 

Esse tipo de brincadeira estimula o mundo lúdico que as crianças precisam ter contato para se distraírem e se entreterem com coisas simples, mas educadoras. 

O interessante é começar com os pais como protagonistas das histórias, mas depois incluir os filhos na brincadeira ou trocar os papéis em cada rodada. 

assorted Disney character toysd

6. Piquenique na varanda ou quintal

Se não pode levar as crianças para um piquenique no parque, então traz o piquenique para dentro de casa, mas precisamente para a varanda do apartamento ou quintal de casa.

As crianças adoram esse tipo de brincadeira para mudarem do cenário de dentro de casa, então aproveite os espaços com ar livre para criar essa experiência de piquenique para a criançada.

Só será preciso estender uma toalha no chão, todo mundo sentar por cima dela e comer as guloseimas que devem ser preparadas antes, como pães, iogurtes, doces, bolachas e outras delícias.

Pique-niquer autrement, mais plus souvent!

7. Mão na massa

Já falamos aqui as receitas para fazer em casa com a família no isolamento social, então não vai faltar inspiração para criar pratos deliciosos e fáceis com as crianças na cozinha.

O bacana é incluir eles em atividades ”mão na massa”, como amassar a massa da pizza, mexer a massa do bolo ou modelar os biscoitos com as mãos para passar a sensação de participação real no preparo da receita.

As atividades que envolvem forno ou contato com a boca do fogão ficam com responsabilidade dos pais para não evitar acidentes de queimaduras com as crianças.

8. Cantinho da leitura

Que tal cada um escolher um livro para ler algum capítulo para todos? Compre livros novos ou use aqueles que não foram lidos ainda para esse dia especial e para incentivar o gosto da leitura nas crianças.

O diferencial pode ser nas escolhas de cada personagem para cada um que está participando do clube da leitura, então indique quem será cada personagem e use a encenação durante a leitura.

girl reading book

Agora você sabe o que fazer com as crianças em casa no Dia das Crianças, então pode ver qual dessas atividades é possível fazer na sua casa. Boa diversão!

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta