Menu
Decoração / Dicas para a sua casa / Organização / Reforma

O que avaliar na estrutura do imóvel para não se arrepender da compra?

estrutura-do-imovel-aocubo

Comprar a casa própria é o sonho de muitas famílias. Mas neste momento importante, além de certificar se a planta da casa ou apartamento é adequada às necessidades de todos, avaliar a estrutura do imóvel também é fundamental. Ainda mais quando se trata de um imóvel usado e mais antigo.

Contudo, como é um processo que envolve muita emoção, já que estamos falando de uma grande conquista, muitos problemas podem passar despercebidos e causarem transtornos no futuro.

Por isso, apresentamos neste artigo todos os pontos que você deve avaliar em relação à estrutura do imóvel para fazer uma compra segura. Confira!

Estrutura do imóvel: tudo o que não pode faltar na sua avaliação

Os problemas listados abaixo podem ser causadores de grandes dores de cabeça no futuro. Isso não apenas pelo transtorno, mas também porque podem comprometer o orçamento familiar. Portanto, pense bem se vale a pena comprar um imóvel que apresente algum deles:

Problemas estruturais

Sinais aparentes de problema na estrutura do imóvel já acendem um sinal de alerta! 

Podem ser fissuras, trincas e/ou rachaduras nas paredes e/ou teto. Colunas e vigas de sustentação quebradas, com ou sem a ferragem aparente. Todos eles podem indicar desde problemas mais simples, até mesmo o comprometimento da segurança do imóvel.

Sendo assim, uma reforma pode custar bem caro e não valer o investimento.

Instalações elétricas

As instalações elétricas de imóveis usados, principalmente os mais antigos, também exigem bastante atenção. Para isso, é fundamental que um especialista faça a avaliação das condições do local.

Problemas como ressecamento dos fios, oxidação, entre outros, podem comprometer a eficiência energética, além do mais importante, que é a segurança.

A hora da negociação da compra do imóvel é o momento ideal para pedir os ajustes da parte elétrica, como uma iluminação diferenciada ou que combine com a sua decoração. 

Verifique também a fiação, tomadas, caixa disjuntora e outros detalhes da energia elétrica da casa. 

Antes de comprar o imóvel, ainda dá tempo de pedir as mudanças ao corretor ou à imobiliária para não ter que arcar com essas despesas no futuro.

Instalações hidráulicas

Outro ponto de avaliação da estrutura do imóvel, as instalações hidráulicas também precisam estar em boas condições para a compra valer a pena.

Sendo assim, observe se as torneiras, louças e registros não apresentam rachaduras ou sinais de corrosão. Além disso, confira também se não há gotejamento nas torneiras, sifões e flexíveis hidráulicos.

Teste os registros para se certificar de que estão funcionando corretamente. Assim como as descargas e a vazão dos vasos sanitários. 

Não se esqueça de abrir as torneiras e verificar também a coloração e cheiro da água. Se tiver alguma anormalidade, pode indicar problemas no encanamento ou sujeira na caixa d’água.

Mofos e bolores

Por falar em instalações hidráulicas, atente-se para qualquer indício de mofo ou bolor nos cômodos do imóvel. Pois, embora sejam mais comuns em banheiros e lavanderias, também podem aparecer em outros ambientes.

Esse problema não é apenas estético, como também é prejudicial à saúde, principalmente para quem já possui problemas respiratórios. Mofos e bolores causados pela proliferação de fungos também provocam mau cheiro.

Sua origem pode ser devido ao local ser abafado ou à umidade, mas também pode indicar problemas, como infiltrações, por exemplo. Por isso, é importante identificar a causa para resolver de uma vez por todas.

Teto e telhado

Ao procurar por sinais de mofos e bolores, observe também as condições do teto e telhado do imóvel. Se o teto tiver forro de PVC, por exemplo, veja o estado de conservação do mesmo, pois se apresentar ressecamento ou, se estiver quebradiço, será preciso trocá-lo.

Caso esteja analisando uma casa para comprar, veja as condições das telhas no telhado para fazer a troca, caso alguma esteja quebrada.

Pisos e azulejos

Desníveis, manchas, rachaduras, peças soltas, condição do rejunte, tudo isso deve ser conferido nos pisos e azulejos, quando for avaliar a estrutura do imóvel.

Além disso, dependendo do tipo de piso instalado, você deve observar diferentes características. Veja só:

  • Madeira: observe se há desníveis ou tábuas levantadas, pois podem indicar umidade no solo. Veja também se as bordas das tábuas estão desgastadas. E se for piso de taco de madeira, confira a condição do verniz e do rejunte.
  • Laminados e vinílicos: verifique se há desníveis, rachaduras, partes soltas e, no caso do vinílico de Click, se os pisos não estão separados um do outro.
  • Porcelanato ou cerâmica: confirme se não há peças quebradas, rachadas ou riscadas, e também se há barulho ao caminhar sobre elas.

Portas e janelas

As portas e janelas também precisam estar em um bom estado de conservação. Para saber isso, veja se elas fecham facilmente, se os trincos e dobradiças estão funcionando bem, além de verificar se os trilhos estão silenciosos e sem sinais de ferrugem.

Caso sejam de madeira, veja se não estão soltando serragem, pois pode ser um sinal de cupim. Além disso, teste se as portas não raspam no chão ao abrir e fechar.

Móveis

Caso você esteja considerando comprar um imóvel que já tenha armários instalados, como móveis planejados, preste bastante atenção ao estado de conservação de todos eles.

Confira se a madeira está sólida, se não está soltando serragem ou com nenhum outro sinal de infestação de cupim. Teste todas as portas e gavetas para conferir se estão funcionando perfeitamente.

Não se esqueça de confirmar que todos estejam instalados corretamente nas paredes, se for o caso.

Conte com a ajuda de profissionais para facilitar o processo

São muitos pontos para prestar atenção na hora de avaliar a estrutura do imóvel, não é mesmo? 

Por isso a ajuda de profissionais, como corretores de imóveis, pode ajudar muito nesse processo. Pois, devido à experiência no mercado, um corretor te alerta sobre detalhes que podem parecer não indicar nenhum problema, mas causarão dor de cabeça depois.

Além disso, assim como eles ajudam a avaliar  sua futura casa com mais precisão e segurança, um corretor também garante que toda a documentação esteja em dia para que a negociação seja um sucesso.

Esse processo envolve muitos documentos, como matrícula do imóvel, IPTU, entre outros, dependendo da característica do imóvel. Portanto, ter alguém com experiência para te apoiar, fará toda a diferença.

Gostou de conhecer esses pontos de atenção em relação à estrutura do imóvel? Então, veja mais dicas como esta nos demais conteúdos do nosso blog.

Nenhum comentário

    Deixe uma resposta